domingo, 4 de agosto de 2013

Museu Roberto Lee : 50 anos ...


Nos dias 02, 03 e 04 (hoje) de agosto aconteceu a "Expo Roberto Lee Classic", no Museu Roberto Lee, originalmente "Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas - MPAM", naturalmente na famosa cidade de Caçapava -SP.

Neste ano de 2013 comemora-se 50 anos da fundação deste que é o primeiro museu de automóveis antigos do Brasil. Um museu de carros antigos fundado em 1963, quando inexistia o simples conceito de "carro antigo", imagine dedicar-se a colecioná-los, elevando-os ao status de obra de arte? E Roberto Eduardo Lee tinha pouco mais de 30 anos de idade... Pois o evento deste fim de semana tem muito mais a comemorar que os 50 anos de fundação do "MPAM". As fotografias aqui apresentadas são um verdadeiro sonho realizado dada a conturbada história pelo qual passou o acervo do Museu.

É uma grande emoção ver todo o acervo em ambiente seguro, arejado, limpo, bem disposto e com tapetes vermelhos!
 Todo reverência ao carro mais famoso do Museu e joia do acervo de carros antigos do Brasil: Tucker Torpedo #1035 1948.

Abaixo, ala à esquerda com automóveis dos anos 1930.
Vista da ala à direita em um raro momento sem visitantes.

Um toque de muito bom gosto é que foi montado um telão sobre o Tucker onde ficava passando o filme "Tucker: o homem e seu sonho" relatando a história de Preston Tucker e seus 50 automóveis míticos. Um é este.
Outra grande surpresa é que o Tucker recebeu em seu cofre o motor de um Cadillac e funcionou como se estivesse nos anos 50! Tal proeza nem mesmo o próprio Roberto Lee deve ter visto! Mais uma vez, glória aos entusiastas do Museu.

Para ficar por dentro da relação deste Tucker com os Cadillac, recomendo a leitura da revista Classic Show, que fez a biografia desta unidade.

Abaixo, em outra extremidade do salão, o lendário Maverick Cupê Super Luxo 1974, Amarelo Tarumã, participante do I Raid de Integração Nacional promovido pela Ford do Brasil, que ficou exposto no Salão do Automóvel de 1974. O carro foi doado ao Museu, se não 0Km, em estado de 0Km. Dessa maneira permaneceu durante muito tempo e embora judiado pela clausura vinha mantendo-se inteiro. Até que há alguns anos o carro foi saqueado, todo desmontado, sobrando apenas o que se vê. Uma grande pena. Mas ainda assim, é bom vê-lo aqui no tapete vermelho da maneira que merece, e... quem sabe daqui um tempo não volta à sua melhor forma?
Acima, o Packard 220 Cabriolet 1939 e um capricho: o quadro com a fotografia de quando este carro transportou a Rainha Elizabeth II em visita ao Brasil, tendo o próprio Roberto Lee como motorista.

Abaixo, o Packard 633 Sedan 1929 e o motor 8Cil. de um outro Packard.
À esquerda, o Packard 840 Coupé Cabriolet 1931 e à direita o Packard 443 Big Eight Touring 1927.
Acima, a Alfa Romeo RL Coloniale Torpedo de 1926, automóvel todo original, nunca emplacado!

Ao seu lado (e abaixo) um Cadillac Roadster 1929 transformado em Pick-Up. Muito bem feito por sinal.
Sobre a Alfa Romeo P3 Grand Prix 1932 foi montado outro telão onde eram passados diversos vídeos de Jean Manzon sobre o início da indústria automotiva nacional, restaurados pela empresa Dana. Os vídeos encontram-se no youtube.

Abaixo, o Studebaker President 1957 que pertenceu ao Sr. Domingos Alonso Fernandes, importador dos automóveis Studebaker para o Brasil e fundador/dono da Vemag. Este automóvel foi doado ao Roberto Lee em estado de 0Km para que fosse preservado.
 Acima, a sequencia de Cadillac's do Museu. Lindos.
 Acima, os rivais de 1938: Chevrolet e Ford.

Abaixo, Cadillac 1954 cujo primeiro dono foi o pai do Roberto Lee, recebido em doação no natal de 1960 e preservado no Museu.
Sobre o evento, importante dizer que foi irretocável, muito organizado. Excelente público, entrada gratuita, estacionamento amplo e seguro, ótima infraestrutura de banheiros, alimentação fácil e a preço justo, exposição muito bem montada. Um show.

E na extensão do Museu foi feita uma exposição de automóveis antigos mostrando a aceitação do público e o potencial do Museu. Os meus parabéns ao Marcelo Bellato, líder dessa nova época do Museu, e também a todos os envolvidos na montagem desse evento e da exposição, entusiastas, colecionadores, funcionários...

Abaixo, algumas imagens, como o Ford Gálaxie 500 conversível 1966 -norte-americano.
Chevrolet Bel Air 1951 e Chevrolet 1941.
Abaixo, Rolls-Royce 1927, o "The Best" de Águas de Lindoia 2013.
 Chevrolet Bel Air 1961 e Ford Mustang Mach-I.

Abaixo, Bentley 1955. Muito chamativo e lindo!

Acima e abaixo, Cadillac's Limosine 1938 e 1941: Roberto Lee gostava...!
O belo desenho dos anos 40 no Hudson.
Ford 1937 conversível.

Abaixo, Cadillac 1951.
 Mércury 1959.
Acima, Pick-Up Chevrolet "Marta Rocha" 1956.

Abaixo, Chevrolet Brasil 1961.
 Acima, o colorido dos fusquinhas, indispensáveis em qualquer exposição de qualidade.

 Acima, Chevrolet Bel Air 1950.
Abaixo, Ford Landau 1976 -Série Prata. Perfeito.

guilhermedicin@hotmail.com

16 comentários:

  1. Excelente cobertura, Gui, parabéns, e parabéns a todos que se esforçaram / esforçam-se para que o sonho de Lee continue vivo.

    ResponderExcluir
  2. Espero que os preservem. Uma pena o Maverick saqueado e tantos carros faltando peças.Esse tucker , não tem o motor original?
    Parabéns pela cobertura e o privilégio de acompanhar a exposição.

    ResponderExcluir
  3. tô doido pra ler essa série de matérias que sairam na classic show, mas não encontro a revista nem a pau. alguem podia digitalizar, ou me dizer onde encontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só acessar www.classicshow.com.br e comprar os números atrasados. A história do Tucker começou na edição 55 e está sendo contada até agora, na edição 67.

      Excluir
    2. Eu sou de Santo André, SP, revendedor da Classic Show e tenho todas as edições lacradas da 12 até a última. Contato pelo odair.ferraz@hotmail.com

      Excluir
  4. Guilherme , a dois anos , na sua primeira visita aqui em Caçapava , falei a você e seu Pai que eu iria trazer de volta a honra desse Museu.
    Mas sozinho seria impossível, muita gente vem apoiando esse resgate , ... quem está envolvido e ler esse comentário sabe que estou citando.

    Quero através desse espetacular Blog , agradecer os meus verdadeiros AMIGOS , que na verdade , são amigos do Museu e verdadeiros ANTIGOMOBILISTAS.

    Muita coisa ainda esta por fazer . mas ja demos um salto enorme !

    Sinceramente Agradecido em nome do Museu Roberto Lee.
    Marcelo Bellato.
    coordenador do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee de Caçapava.

    ResponderExcluir
  5. outra coisa ... exatamente hoje , Roberto Eduardo Lee estaria completando 79 anos !

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, os comentários e fotos postados pelo Guilherme são excelentes.
    Parabéns ao Guilherme e também ao Marcelo Belatto, onde como um grande guerreiro, fez com que o evento corresse maravilhosamente!!
    Batelli - 05/08/2013
    batelli@mplafer.com

    ResponderExcluir
  7. Já fui algumas vezes à Caçapava mas por outros motivos. Nunca fui nesse museu. Mancada minha. Mas belas fotos!!! Parabéns!!! E fiquei impressionado pelo tamanho do "sofá" de veludo do Cadillac...

    Humberto "Jaspion".

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela materia e aos organizadores do Museu.

    ResponderExcluir
  9. Foi um belo evento. Um lugar nostalgico. Uma verdadeira aula para os leigos, e uma forma de matar a saudade para os inteirados. Foi emocionante presenciar a exposição. E a hora que o Tucker roncou,, a emoção foi muita!!!! sem palavras

    ResponderExcluir
  10. Sorte que ainda deu tempo de salvar muita coisa, mas dá pena de ver esse Maverick desmanchado...
    Parabéns pela matéria e também aos que resgataram o museu!

    ResponderExcluir
  11. Gente ,
    preciosas essas imagens !
    Parabéns Guilherme pelo teu trabalho fotográfico e perfeita postagem .
    Acho que ficamos todos muito felizes com esta reabertura do Museu e agora é só o tempo que vai trazendo os doadores das peças que porventura faltam nos autos .
    E , o pavilhão enorme e acolhedor para tanta história .
    Taí o que ninguém acreditaria se materializasse !
    Aplausos aos abnegados e à Prefeitura , na pessoa de seu titular .
    Esse foi um verdadeiro " mutirão "pela preservação deste tão sofrido patrimônio .

    Meu grande respeito a todos vocês Tato

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, pela cobertura, Guilherme, deve ter sido mesmo um evento espetacular!

    ResponderExcluir
  13. Ótima matéria Guilherme. Feliz por ver que depois de tudo, o museu está sendo finalmente resgatado e preservado. Abração
    Erik

    ResponderExcluir
  14. Muito boa as fotos do seu blog, estive conversando hoje com o seu pai, pois não pude ir em Caçapava, dai ele me falou que as fotos estavam no seu blog, ficaram otima as fotos, pena que não pude ir, gostaria muito de conhecer o Tucker de perto !

    ResponderExcluir