quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Cartão postal : caminhões antigos ...
Cartão postal registrando a longa fila de caminhões na "Serra do Rio Pelotas", em setembro de 1965.
O acervo de caminhões está bastante sortido: Mercedes-Benz LP 321 "Cara Chata", seguido por um Ford F-600 no chassis, Chevrolet "Boca de Sapo", mais outro Cara Chata, mas cegonha e carregando Willys Rural e Simca Chambord e segue...
guilhermedicin@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
No inverno de 1965 a ponte da BR-2 (hoje 116) que cruza o rio Pelotas unindo RS e SC foi destruida por uma enxurrada causada por chuvas torrenciais. Para manter o tráfego, o Exército construiu um pontão flutuante que permitia a passagem de apenas um veículo pesado de cada vez. Daí as longas filas de caminhões nessa "cerra". AGB
ResponderExcluirSó complementando o excelente comentário do AGB: em 18 de agosto de 1965, a ponte sobre o rio Pelotas, na divisa entre RS e SC - local conhecido como Passo do Socorro -, foi levada pela violência das águas, isolando o RS do resto do país. Lá havia esta ponte inaugurada fazia três anos, e outra, antiga e sem uso. A enchente muito forte fez o rio subir 20 metros acima do normal, destruindo inicialmente a ponte velha. Os destroços ajudaram a represar água na nova estrutura, que também não suportou e ruiu, matando um engenheiro envolvido na sua construção que estava sobre ela para atestar que a estrutura era estável e não cairia.
ResponderExcluirCarlos Alberto A. da Silva
Porto Alegre/RS
Será a mesma ponte que também isolou o RS e assolou SC,provocando a criação do famigerado Finsocial de 0,5% pelo Pres. Figueiredo?Era para ajudar SC temporariamente,em 82(?), e está aí até hoje.Com outro nome,mas está.
ResponderExcluirEeeeita Brasil.
Que imagem surreal...espetacular.
ResponderExcluirHumberto "Jaspion".
Interessante ver um Chevrolet "boca da sapo" dos anos 50, ainda na ativa em 65. E varios FêNêMês, ao longo da fila.
ResponderExcluirRomeu
Romeu Não era difícil ver os Boca de Sapo ainda na ativa nas feiras livres de meados dos 70 e até início dos 80.Muito resistentes e de mecânica simples,eram usados até o último suspiro....Abraços Erick
ResponderExcluirMas que belezas!
ResponderExcluirO interessante nesta bela imagem é que aparecem poucos veículos menores na pista, possìvelmente tomaram outro caminho. Parabéns pelos excelentes comentários.
ResponderExcluirMartim Kim