Agência MOPAR, abrigada em um ponto de esquina na cidade de Juiz de Fora -MG.
Abaixo, detalhe do show-room em fevereiro de 1952: uma Pick-Up DeSoto com caçamba de lata e um pouco mais comprida que as usuais. Ao centro, o automóvel DeSoto Diplomat e à direita um caminhão da marca.
Os DeSoto eram até comuns no Brasil e confundiam-se com os outros MOPAR: Dodge e Plymouth. Certamente, estes também eram importados e montados pela Brasmotor.
Fotos: Blog Mariadoresguardo.
guilhermedicin@hotmail.com
DeSoto Diplomat, um Plymouth com decoração DeSoto. Provavelmente fabricado no Canadá, exportado como CKD (Completely Knocked-Down ou desmontado) e reconstituido no Brasil, com algumas peças locais. No RS, a companhia CIREI produzia da mesma forma os Dodge Kingsway. Esse modelos eram conhecidos no Canadá como "Plodge". AGB
ResponderExcluirCoisa mais linda!!!
ResponderExcluirHumberto "Jaspion".
Grato AGB !
ResponderExcluirNo antigo forum do Marcelo , quando falei que os Dodges Kingway eram montados na CIREI , em Porto Alegre ( na época arrabalde e saída da cidade , hoje bairro entulhado de prédios e gargalo do transito )o pessoal caiu em cima de mim : não, todos os Mopar montados aqui saiam da montagem da Brasmotor , SP !
Argumentar como ? Eu tinha cinco anos....meu Pai é que me falou isso !
Grato por recolocar minhas lembranças no lugar !
Também montavam Renaults ?
Abraço.....Tato
A CIREI montou o Renault Juvaquatre, o 4 CV e as camionetes Prairie. Mas creio que eram SKD (Semi-Knocked-Down ou parcialmente montados). Esses autos tiveram vendas limitadas por serem pouco resistentes nas estradas da época. A companhia gaúcha preferiu estabelecer um contrato com a Chrysler Corporation, com excelentes resultados até a crise cambial que liquidou o Brasil em 1953. Não posso garantir mas acho que todos os Kingsway eram produzidos na CIREI enquanto a Brasmotor se encarregava dos Plymouth, DeSoto Diplomat e veículos comerciais. AGB
ResponderExcluirComo o anônimo do primeiro comentário disse: Todos os carros da Chrysler vendidos no Brasil eram Plymouth que vinham por CKD, e recebiam acabamento da Plymouth, Dodge ou DeSoto. Como a marca Dodge era a mais famosa no Brasil graças aos bons Dodge Brothers que fizeram sucesso por essas terras nas décadas de 1920 e 30, a maioria dos Plymouth recebiam a grade e emblemas da marca do carneiro montanhês.
ResponderExcluirExceções aos Dodges e DeSotos grandes eram as importações independentes, muitas vezes realizadas pela Mesbla. Por isto, vemos muitos Dodges Kingsway e pouquíssimos Dodges Coronets, os legítimos Dodges (maiores e mais potentes que os Kingsway, baseados nos Plymouth Cranbook).
AGB ,
ResponderExcluirgrato mais uma vez ! Tato.
Eu amo DeSOTOOOOOOO!!!! rsrs não resisti!
ResponderExcluirabraços
Murilo