Na década de 1990 a General Motors do Brasil reuniu um acervo de mais 80 veículos históricos e outros milhares de ítens para montar um festejado "Museu da Chevrolet" que seria erguido no berço da indústria automotiva brasileira, a cidade São Caetano do Sul -SP. Com o rico acervo formado, mas sem prédio, já em 2002, os carros foram cedidos ao Museu da Ulbra, na cidade de Canoas -RS. Porém, com o fim do dito Museu há alguns poucos anos, a "Chevrolet" se desfez de seu acervo histórico que contava com ítens que só mesmo a própria fabricante poderia reunir, como primeiras e últimas unidades de modelos como Chevette, Opala, Monza, Kadett, Celta, Ômega e outros...
Uma empresa é feita por pessoas. Se na década de 1990 era feita por apaixonados como André Beer, Luiz Cesar Fanfa, Pinheiro Neto e outros que tiveram a louvável iniciativa de resgate e valorização da história do automóvel; os anos 2000 ficou marcado como um lamentável retrocesso na cultura do automóvel antigo. Resta-nos acreditar que novamente as montadoras possam incentivar e também passem a resgatar suas próprias histórias.
Na foto, um Chevrolet Opala Luxo Cupê 1972 no estande da Chevrolet no memorável encontro promovido pelo VCC-MG na cidade de São Lourenço -MG em 1995. A foto foi feita pelo Mário Cézar Buzian, que explica que o Opala Luxo 1972 retratado era de "baixíssima quilometragem" e havia sido doado por um ex-funcionário justamente para compor o Museu da Chevrolet, bem como o modelo branco de 1969 que aparece na foto.
Conheci pessoalmente o Opala branco em 1995, em um encontro do CCB no clube da GM, em são josé dos campos. Era impecável. Também da diretoria do CCB, foram doados o Ramona verde 1929 (Andre Beer) e o Nomad 1955 salmão (Homero), dentre tantos outros, que foram para Ulbra. Enfim, o resto já sabemos...
ResponderExcluirEste post ilustra impecavelmente o que eu citei no post anterior sobre o Corcel II e o que a GM fez com o acervo composto. Guilherme, o Chevrolet Fleetline ao fundo seria o exemplar pertencente ao sr. André Beer?
ResponderExcluirEu juro que cogitei doar meu Chevette 73/73,um dos primeiros produzidos em estado impecável com apenas 89 mil KM ao museu em 1999.ainda bem que não o fiz....Erick
ResponderExcluirA verdade é que depois do fim do museu da Ulbra parece que não surgiu nada que possa amenizar a sua perda.
ResponderExcluirTenho várias fotos desse stand da GM nesse encontro, inclusive detalhes do chassi que demonstrava o funcionamento da mecânica, tive o prazer de estar nesse evento. Tinha de tudo para dar certo o projeto, o principal eles tinham....Os Carros!!!!. Se quiser as fotos me avise que digitalizo e te mando...Abraço....
ResponderExcluirSim, eu quero!
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