Dediquemos esta maravilhosa postagem ao mestre Rodolfo Costea, renomado plastimodelista e habitué deste site, cuja família foi pioneira em Brasília, indo morar lá ainda nos anos 50.
Grato prof. Chico por se lembrar de mim e minha família que fomos pra lá no final de 1958 eu um guri com sete anos sai de uma capital São Paulo e cai numa cidade de Far-West , um pioneirismo que até hoje guardo na memória este tempo que foi um presente que Deus me deu de fazer parte desta página da história de Brasília. Sobre a foto se trata de uma perua DKW VEMAG UNIVERSAL 1956 a 57 já vinha com o friso lateral com um "V". Rodolfo Costea.
As senhoritas super elegantes e muito bonitas. O DKW-Vemag Universal não poderia de deixar dar uma "Risadinha". Belíssima foto. Quantos desse "Risadinhas" devem ter sobrado hoje? Eu só encontrei uns três até agora.
É difícil estipular um padrão para as Universal 1956 / 1957, naqueles tempos românticos da indústria nacional os pioneiros nem sempre podiam se dar ao luxo de fazer quebras de série e padrões fechando com o encerramento do ano, uma vez que a disponibilidade das peças e volume de vendas eram alguns dos fatores a se lidar. Eu arrisco que, pelo padrão de pintura, com o "cantilever" no tom mais escuro, estejamos então diante do registro de uma unidade 1956, mas sem poder excluir se tratar de um exemplar 1957 dos primeiros.
Como o Alvorada foi concluído em 58, e pela foto ele já está pronto, é possível que não se trate de um exemplar 0 Km, a despeito da ausência de placa dianteira... a presença da Rural nacional atrás também indica o registro como posterior a 1957, já que a nossa Rural entrou em linha em 58.
tecnicamente esta foto belissima trata de uma unidade produzida para 1956 : fosse 1957 , haveria parte do friso em "V" aparecendo na parte visivel da foto da lateral :outra coisa importante foi a troca do sistema das portas do compartimento de bagagem , em 1956 seria uma porta inteira que abria para o lado : para 1957 havia o sistema que prevaleceu daí para diante , onde a parte do vidro ( superior) basculava para cima e a parte da lata inferior basculava para baixo . Minha mãe teve uma cinza dois tons c/ interior plastico vermelho , mas também andei em camioneta identica com o interior cinza . Boa parte das peças ainda eram alemâs .
Ma que bela silhueta!
ResponderExcluirDediquemos esta maravilhosa postagem ao mestre Rodolfo Costea, renomado plastimodelista e habitué deste site, cuja família foi pioneira em Brasília, indo morar lá ainda nos anos 50.
ResponderExcluirGrato prof. Chico por se lembrar de mim e minha família que fomos pra lá no final de 1958 eu um guri com sete anos sai de uma capital São Paulo e cai numa cidade de Far-West , um pioneirismo que até hoje guardo na memória este tempo que foi um presente que Deus me deu de fazer parte desta página da história de Brasília. Sobre a foto se trata de uma perua DKW VEMAG UNIVERSAL 1956 a 57 já vinha com o friso lateral com um "V". Rodolfo Costea.
ExcluirAs senhoritas super elegantes e muito bonitas. O DKW-Vemag Universal não poderia de deixar dar uma "Risadinha". Belíssima foto. Quantos desse "Risadinhas" devem ter sobrado hoje? Eu só encontrei uns três até agora.
ResponderExcluirHumberto "Jaspion".
É impressão minha ou esse DKW-Vemag "Risadinha" nem placa têm? Tá 0 km.
ResponderExcluirHumberto "Jaspion".
Não seria 56? A 57 tinha um friso lateral em V.
ResponderExcluirLuís, pode ser 56 sim. Não sei é se todas as 57 vinham com o friso "à lá Ford 56" ou se era um opcional, tipo "Luxo"... Prof. Chico nos explica?
ResponderExcluirAcho que todas as 57 vieram com o friso sim, mas nem todas com a pintura saia-e-blusa!
ResponderExcluirÉ difícil estipular um padrão para as Universal 1956 / 1957, naqueles tempos românticos da indústria nacional os pioneiros nem sempre podiam se dar ao luxo de fazer quebras de série e padrões fechando com o encerramento do ano, uma vez que a disponibilidade das peças e volume de vendas eram alguns dos fatores a se lidar. Eu arrisco que, pelo padrão de pintura, com o "cantilever" no tom mais escuro, estejamos então diante do registro de uma unidade 1956, mas sem poder excluir se tratar de um exemplar 1957 dos primeiros.
ResponderExcluirEntão esta Camioneta fica sendo da primeira safra, 1956.
ResponderExcluirComo o Alvorada foi concluído em 58, e pela foto ele já está pronto, é possível que não se trate de um exemplar 0 Km, a despeito da ausência de placa dianteira... a presença da Rural nacional atrás também indica o registro como posterior a 1957, já que a nossa Rural entrou em linha em 58.
ResponderExcluirIh ,cheguei atrasado.....
ResponderExcluirtecnicamente esta foto belissima trata de uma unidade produzida para 1956 : fosse 1957 , haveria parte do friso em "V" aparecendo na parte visivel da foto da lateral :outra coisa importante foi a troca do sistema das portas do compartimento de bagagem , em 1956 seria uma porta inteira que abria para o lado : para 1957 havia o sistema que prevaleceu daí para diante , onde a parte do vidro ( superior) basculava para cima e a parte da lata inferior basculava para baixo .
Minha mãe teve uma cinza dois tons c/ interior plastico vermelho , mas também andei em camioneta identica com o interior cinza .
Boa parte das peças ainda eram alemâs .
Abraços a todos.....Tato