domingo, 1 de fevereiro de 2015

Posto de gasolina em Paraisópolis -MG ...


Auto posto São Paulo, na cidade de Paraisópolis -MG, bandeira Shell e uma bela Simca Chambord.



Acima, antiga rodoviária da cidade, com ônibus da Expresso Zefir S.A.



Ônibus novo, carroceria Caio da Auto Viação S. Paulo - Minas: "São Paulo, São bento do Sapucaí, São José dos Campos, Paraisópolis, Pouso Alegre e Itajubá".

Abaixo, oficina mecânica reunindo três Ford 1928/29 e uma curiosidade: o Fordinho com a placa número 2 !


Fotos enviadas pelo Roosevelt Teixeira.

guilhermedicin@hotmail.com

9 comentários:

  1. O modelo A à direita (cuja capota já havia sido refeita) é certamente 1928,
    Standard. O do meio também é Standard porém não consigo ver se é 28
    ou 29, o mesmo ocorre com o último Ford, este, um Luxe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof., como diferenciar se Luxo ou Standard?

      Excluir
    2. Dr., em uma foto como essa, na qual os carros são vistos pela traseira,
      a cor do aro do pneu estepe determina, pois até onde conseguimos averiguar para
      o caso brasileiro, todos os Standard vieram com aros pintados em preto,
      ficando as opções de roda colorida somente para os Luxe, praticamente
      o padrão estadunidense, até que alguém prove o contrário...

      Excluir
    3. Sempre digo...quem sabe... sabe é sempre cedo para se aprender, obrigado Professor.
      Duval Favalli

      Excluir
  2. Olá Gui.
    Estes ônibus antigos são demais! Note o detalhe da penúltima foto que a porta lateral é recuada, e portanto existem dois bancos para um passageiro em tandem, ficando ao lado do motorista, quando pequeno "pegava" estes ônibus com este recurso e ficava nesta poltrona de lugar único admirado observando o condutor trocando de marcha com a alavanca do trambulador recuada e frequentemente dava aquelas arranhadas e aí era só chingos e palavrões!
    Também na década de 70 trabalhei de inspetor de qualidade na antiga CAIO - Carroceria Americana Industrial de Ônibus, no bairro da Penha - S.Paulo,e a abreviação do nome vem devido o fato de seu fundador o o italiano Sr. Jose Massa (bisavô do Felipe Massa) após ter trabalhado na Carroceria Irmãos Grassi, a primeira encarroçadora brasileira, decidiu fazer a sua própria empresa encarroçadora em 1945.
    Era muito divertido o relacionamento com e pessoa que trabalhava lá, muitos italianos chefes de sessão com muitos anos de empresa e vários profissionais semelhantes aos das encarroçadoras europeias, artistas artesões na fabricação e na criatividade!
    Tempos atrás passei na rua Guaiaúna onde era a empresa antes de mudar para o interior, Botucatu-SP, e vi uma cena melancólica do resto das paredes que sobrou do prédio, que hoje nada mais existe e é um condomínio de prédios.
    Bons tempos aqueles...
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, esta fotos são de arrepiar, eu com meus 6.4 consigo recordar as paisagens das fotos, por exemplo o posto de gasolina eram todos nesse padrão à época, mas a Simca essa deixou saudades, e os ônibus então, fala alto nos nossos corações, estes são carros interurbanos, mas os urbanos da época também tinham a porta dianteira recuada, e dois bancos ao lado do motor e do motorista, e as arranhadas eram frutos da falta de sincronizador, vou repetir também...
    Bons tempos aqueles.
    Duval Favalli

    ResponderExcluir
  4. Caro Guilherme, boa noite, revendo as fotos novamente, e ao ler no ônibus o nome da empresa de ônibus Auto Viação S. Paulo - Minas: "São Paulo, São bento do Sapucaí, São José dos Campos, Paraisópolis, Pouso Alegre e Itajubá, pergunto, essa empresa deu origem à PASSSARO MARRON?

    ResponderExcluir
  5. E ai pessoal, ninguém é capaz de responder essa para mim e para o resto da nação do sul de Minas e São Bento.

    ResponderExcluir
  6. E essa Placa numero 2 significa oque ?

    ResponderExcluir