segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cadillac Fleetwood 1958 : Tatos Garage ...02


O belo Cadillac Fleetwood 1958, preto, a mais recente restauração de Carlos Eduardo Warhlich, o Tato, em seu Museu, o Tatos Garage.

Nestas primeiras imagens, o carro já pronto no pátio da oficina de restauração.




Acima, início dos trabalhos, um bom carro, com uma boa aparência, mas marcas escondidas de décadas de existência.

Abaixo, caixa de ar já refeita.



Desmontagem...



Acima e abaixo, os segredos de um carro com mais de cinquenta anos e nunca restaurado.






























Além de toda parte de funilaria e pintura, o carro teve seus adornos recromados.





A primeira gasolina após a conclusão da restauração...



... e um Cadillac em estado de 0Km, como se estivesse sendo retirado do salão de uma concessionária.




Detalhe importante é que todo o estofamento é o original de fábrica do próprio carro, que foi preservado graças a uma capa.








Na foto acima, o Carlos Francisco Wahrlich, à direita, filho do Tato e quem comandou toda a restauração, junto ao Felipe Silveira da Silva e o Cadillac 58 já pronto.

O Museu "Tatos Garage" está aberto à visita durante os finais de semana e feriados, das 10 às 12h e 14 às 17 hs., na cidade de São Francisco de Paula -RS, Av. Benjamin Constant, número 1470.

guilhermedicin@hotmail.com




16 comentários:

  1. Que coisa linda! Parabéns aos restauradores!

    ResponderExcluir
  2. Absolutamente sensacional. Isso é uma restauração de nível.

    E como são lindos os Caddies dessa época!

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

    Fiquei curioso em relação ao número de horas de trabalho nessa restauração.

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo trabalho!
    Ficam perguntas: foi muito difícil arrumar peças? Essas peças externas nas laterais inferiores traseiras foram recuperadas ou compradas prontas. E a tapeçaria ? É replica ou improvisada?
    Seus ensinamentos serão apreciados, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá
      Sim, achar peças para Cadillac é muito difícil. elas existem nos USA. Porém dificilmente são as que se precisa. O aro de farol do lado esquerdo e os frisos do para-lamas levaram vinte anos para consegui-los em diversas viagens a Hershey e Carlisle . A sinaleira traseira do lado direito foi achada dentro de um porta malas de uma Cadillac série 75 cortada ao meio num ferro velho na Pennsylvânia. Não restava mais nada no carro, mas o Sr. Tato sempre verifica a mala!! e por mágica ela estava lá!! As laterais traseiras inferiores eram uma pesadelo à parte desde o início da restauração. Elas foram recuperadas, e são feitas de alumínio. Todos os frisos inferiores foram re-fabricados, pois rasparam em todos os obstáculos possíveis. As tarjas cromadas dos rabos também foram refeitas. O carro além de muito " podre" recebeu batidas de enorme envergadura. Dentro do porta malas no lado esquerdo estava 15 cm deslocado para dentro do carro. este carro foi usado para puxar barco de água e cassar!! encontramos ossos dentro do carro, chassis e suspensão.... coisa de cão de caça! Quanto ao interior, este é original do carro!!! é uma das partes mais valorizadas no carro por nós. Por ser a parte mais perecível do carro, é também a mais rara, e na maioria dos casos é insubstituível e irreproduzível.Um interior original eleva o valor histórico do carro a um nível muito alto, mesmo com manchas e pequenos rasgos. Pois é justamente esta parte do carro que é testemunha de tudo que ocorreu no carro desde sua fabricação. nem vou mencionar o pesadelo elétrico!! foi gasto um ano de trabalho única e exclusivamente neste carro, e acreditem ou não, substituimos 10 metros quadrados de chapa no carro para as partes danificadas por ferrugem ou batidas e principalmente sumidas!

      Excluir
  5. Se foi necessário realinhar este chassis em X, a equipe merece um prêmio Nobel de mecânica automotiva. AGB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AGB
      Perdemos o prêmio Nobel, pois o chassis de tanque de guerra estava Ok. Porém.... A forte batida na lateral traseira esquerda ( imagino que tenha sido um caminhão FNM sem freio) torceu levemente a carroceria para direita. Foi recolocada no lugar com muita dificultade os 15 cm para dentro da mala no lugar. Assim a carroceria voltou para onde deveria ser com tudo medido.. A surpresa foi na hora de colocar as portas para uma ultima chance de alinhamento no carro antes da pintura. Como elas estavam no carro ( claro ) fechadas na hora da batida... todas elas se torceram junto!! assim não casaram mais no carro que agora estava certo. Foi preciso cortar e refazer as portas depois de prontas, para então tudo casar.
      Carlos F.W

      Excluir
    2. Vocês aceitariam um Oscar, então? Afinal foi uma (re)criação artística. AGB

      Excluir
    3. Eu daria o nobel de mecânica automotiva mesmo assim hehehehhe

      Excluir
  6. MUITO BOM, O PESSOAL É O CÃO, PARECE QUE TRABALHA NOS DETALHES MESMO! MAS "CAIXA DE AR" DEVE SER UMA HERANÇA DO VOCABULÁRIO VOLKSWAGUIANO, NÃO É?

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, perdi um lote de comentários agora, então, quem os fez, por favor, façam novamente...

    ResponderExcluir
  8. Assisto muitos programas de cuidam de restaurações e carros restaurados na tv a cabo, lhes digo não vi nada igual ao trabalho de vocês neste Cadillac 58, fico orgulhoso de saber que foi realizado no meu pais, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Que espetáculo de restauração. Parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir
  10. É difícil tecer qualquer comentário sobre o carro (ou obra de arte para dizer mais claro) Tanto o Cadillac e sua fidelíssima restauração é simplesmente..........................................................FE..............................NO.........................ME.............NAL !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. ESTIVE RECENTEMENTE EM VISITA AO MUSEU NO ULTIMO DIA 20-07-2014 ACOMPANHADO DE MEU FILHO MATHEUS, MEU FIEL COMPANHEIRO E AMANTE DE CARROS, BICICLETAS E OUTRAS COISAS ANTIGAS,FICAMOS ABISMADOS COM O MUSEU E A QUALIDADE DOS AUTOMOVEIS, ALI DESCANSANDO E PRESERVANDO A HISTORIA MUNDIAL E EM ESPECIAL A NACIONAL, COM DKW BELCAR, FISSORE AERO WILLYS 62,ITAMARATY, ALGUNS SIMCA E ESPLANADA E ATÉ MESMO UM INTERLAGOS, E SEM CONTAR A ATENÇÃO ESPECIAL CONCEDIDA PELO CARLOS, SIMPATISISSIMO E INCANSAVEL EM RESPONDER NOSSAS PERGUNTAS......DEPOIS DE MAIS DE 10 ANOS EM QUE PRETENDIA CONHECER ESSE MUSEU AO VIVO, FINALMENTE ME REALIZEI, ME SENTI NA DISNEY DO AUTOMOVEL, PARABENS E MUITO OBRIGADO. CONSELHO: QUEM NÃO CONHECE, VÁ CORRENDO, DE UM JEITO, A PÉ, A CAVALO, ONIBUS, AVIÃO CARRO PRÓPRIO, SEI LÁ DE UM JEITO, VALE MUITO APENA, ABRAÇO A TODOS, MURILO FLORIPA SCESTIVE RECENTEMENTE EM VISITA AO MUSEU NO ULTIMO DIA 20-07-2014 ACOMPANHADO DE MEU FILHO MATHEUS, MEU FIEL COMPANHEIRO E AMANTE DE CARROS, BICICLETAS E OUTRAS COISAS ANTIGAS,FICAMOS ABISMADOS COM O MUSEU E A QUALIDADE DOS AUTOMOVEIS, ALI DESCANSANDO E PRESERVANDO A HISTORIA MUNDIAL E EM ESPECIAL A NACIONAL, COM DKW BELCAR, FISSORE AERO WILLYS 62,ITAMARATY, ALGUNS SIMCA E ESPLANADA E ATÉ MESMO UM INTERLAGOS, E SEM CONTAR A ATENÇÃO ESPECIAL CONCEDIDA PELO CARLOS, SIMPATISISSIMO E INCANSAVEL EM RESPONDER NOSSAS PERGUNTAS......DEPOIS DE MAIS DE 10 ANOS EM QUE PRETENDIA CONHECER ESSE MUSEU AO VIVO, FINALMENTE ME REALIZEI, ME SENTI NA DISNEY DO AUTOMOVEL, PARABENS E MUITO OBRIGADO. CONSELHO: QUEM NÃO CONHECE, VÁ CORRENDO, DE UM JEITO, A PÉ, A CAVALO, ONIBUS, AVIÃO CARRO PRÓPRIO, SEI LÁ DE UM JEITO, VALE MUITO APENA, ABRAÇO A TODOS, MURILO FLORIPA SC
    © 2014 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)

    ResponderExcluir
  12. Mais um trabalho espetacular e uma aula de restauração seguindo, rigorosamente, a originalidade. É a história preservada exatamente como deve ser. Bacana tb ver jovens trabalhando em autos tão antigos, de alguma forma desmistifica a antiga ideia de que só profissionais que trabalharam naquela época é que conseguem executar um serviço em autos tão antigos. Está chegando uma galera jovem, com muita energia, vontade, pesquisando bastante e que estão fazendo até melhor que antes.
    Parabéns Cacá, Felipe e Tato vcs conseguiram e o sonho da Caddy 58 new again é uma realidade! Esse registro serve como inspiração e uma aula para quem deseja restaurar um auto antigo original.
    Que venham novas restaurações, estamos aguardando ansiosos.
    Paulo

    ResponderExcluir