Fotos exclusivas do Chevrolet Opala 1969 (1968?) ainda em teste pela GM Brasil.
Na primeira sequência, o Opala modelo Standard.
Nestas fotos, notam-se algumas peculiaridades dos primeiros Opala 1969: o retrovisor é colocado no início da porta, enquanto nos anos seguintes, ele passa mais para o centro, próximo à coluna do quebra vento. Outro detalhe são as rodas pintadas na cor do carro, depois, adotou-se o padrão de rodas pretas.
O perfil do novo modelo que sacudiu o mercado! E permaneceu por mais de 20 anos!
Já na sequência à baixo, o Chevrolet Opala na versão Luxo, com notáveis melhoramentos estéticos.
O bonito painel com volante fino e câmbio na coluna convidando o motorista...
... à experimentar o potente motor 3.800 6Cil!
A coroa.
Fotos enviadas pelo Filipe Sonntag.
guilhermedicin@hotmail.com
Pç. da Riqueza em São Caetano do Sul - SP. Ví no Google Maps, pouca coisa mudou.
ResponderExcluirMas o motor nao era o 3800 ?
ResponderExcluirO motor 6 cilindros do Opala Luxo mostrado nas fotos não era 4100, mas 3800. O 4100 só apareceu em 1970 no Opala SS!
ResponderExcluirCarlos
Porto Alegre/RS
Boa! corrigido.
ExcluirO Opala foi lançado oficialmente no Salão do automóvel de São Paulo, em Novembro de 1968, portanto estas fotos, com absoluta certeza são de 1968, pois os testes foram antes do lançamento. Tanto que essas placas, '4-02 e '4-06', eram da GM para os testes. O padrão numeral para essa época eram de seis ou sete numeros separados de dois em dois por traços.
ResponderExcluircarrao bonito
ResponderExcluirA foto da coroa deve ser ainda no pátio da GM, pois parece uma Veraneio ao lado.
ResponderExcluirA foto do painel mostra o local do acendedor de cigarros sem o mesmo. Apenas o buraco.
ResponderExcluirComo os carros nacionais na década de 60/70 eram espartanos. Notem que apesar de ser um Opala de Luxo, não tem nem ventilador, aliás possuo um Dodge Dart 73 que também não tem, nota-se que nessa época também não tinhamos FM nos radios, ele tem OM, e mais duas regulagens, me parecem 31 e 48m, belíssimas fotos, destacando o nascimento aquele que seria um ícone da industria autombilistica brasileira.
ResponderExcluirRogerio Guaranesia MG.
Que imagens!!! Sensacional!!! Meu pai teve um, só que modelo 1971 e GranLuxe 3800. Comprou com apenas poucos meses de uso, quase 0 km. Ficou por 1 ano e depois foi pra um Chevette 0 km, lançamento de 1973. Mas do Opalão, ele sempre diz que era o máximo em desempenho à época. Chegavam a falar que era pra colocar sacos de cimento no porta-malas pra "aguentar" tanto torque...Um exagero, mas é o que falavam à época. E chegava sorrindo aos 160 km/h sem muito esforço...e praticamente não se trocava a marcha mesmo em cidades, sempre praticamente deixado no terceira marcha, tendo um bom torque e o transito era mais livre em SP.
ResponderExcluirQuanto ao local das fotos, é este.
https://www.google.com.br/maps/@-23.609804,-46.550158,3a,75y,301.07h,95.56t/data=!3m4!1e1!3m2!1seP2Eaz4fWI5EX0pVjKts4g!2e0?hl=en
Humberto "Jaspion".
Esses modelos saiam com as rodas ''ultra finas'', com a tala de apenas 4,5''. Tenho duas rodas dessas e tenho interesse de passar pra frente...
ResponderExcluirLindos carros! Quanta saudades. Meu pai possuiu alguns deles, e a sobra foi minha, o sócio de mau pai teve um 69 e nós tivemos 71 este 4 porta vermelho lindo igual o da foto, depois os dos anos 73, 76 e finalmente um 79 todos coupê, banco dianteiro inteiriço e cambio na coluna de 3 marchas à frente, lembro ainda que os primeiros (68/72) não tinham servo-freio (hidro vácuo) tinha que ser adaptado fora da concessionária, outra coisa desembaçador e ventilador eram itens opcionais, instalados após a compra, não vinham de fábrica.
ResponderExcluirEu tive entre os anos de 79 e 81 um 75 amarelo trigo coupê, banco individuais dianteiros, cambio no assoalho de 4 marchas, com rodas de liga leve modelo “palito” lindas que só. BONS TEMPOS AQUELES!!!
Só faltaram os créditos ao grande Karl Ludvigsen pelas fotos, que começaram a pipocar na internet essa semana e todo mundo está colocando nos blogs. Nessa coleção tem fotos Chevrolet, Puma, Ford e de vários salões do automóvel dos anos 60 e 70.
ResponderExcluirGuilherme,além do fantástico site que de uma forma bem elucidativa em deixar em ordem o arquivo de varias preciosidades,e vários textos,deixo registrado mais uma vez a minha inteira satisfação pelas fotos do grande GM que aqui tivemos! São lindas as fotos ate registrando a surpresa dos transeuntes ao ver aquele que viria ser um grande fenômeno em nosso mercado! Sen.....................sa....................cinonal!
ResponderExcluirEssa fotos me ajudaram bastante na fase de restauração do meu Opala, Obrigado! por favor vcs tem fotos do interior do Especial 69?
ResponderExcluirOlá galera.. tenho um Opala 69 azul celeste chassi ...... 1508 gostaria de saber qual a cor e modelo seria o correto para o interior dele.. ele eh standard .. se alguém souber ou tiver foto posta ai por favor!!
ResponderExcluirTenho um 70 4cc 4portas que é igual o da foto, com todos os frisos e a calota idêntica.. Amo meu carro!!
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