Nestas fotos, o esplendoroso Comet Sedan 1961 em fotos profissionais em frente as dependências do Museu, ornando com a bonita paisagem na cidade de São Francisco de Paula -RS.
O início da restauração deste carro foi anunciado aqui no AVA, mostrando fotos do carro no início dos anos oitenta, quando foi comprado pelo colecionador e mantido "hibernando" desde então.
Reveja a postagem AQUI.
A conclusão desta restauração é a realização de um sonho, pois a relação do Tato com este modelo começou lá por 1959 e 1960, época de seu lançamento nas capas da revista norte-americana "Motor Trend"... Quando o carro apareceu, ele abraçou. E salvou o carro para a posteridade.
Abaixo, o início da restauração: difícil imaginar que este carro ficaria tão bonito como ficou.
Abaixo, retirando toda a tinta velha do carro.
Abaixo, a qualidade do carro se mostra "na chapa", como se diz.
Primeira demão de fundo.
Abaixo, a retirada do motor para a restauração do mesmo e do cofre.
Abaixo, as portas em diferentes fases: tinta decapada e na chapa.
Restauração total.
Abaixo, o decalque original do carro.
A plaqueta indica a cor correta do Comet 1961.
.
Acima, o teste de tonalidade, comparado com uma parte íntegra e original do carro.
Abaixo, a nora do Tato fazendo homenagem ao Comet Sedan, mostrando que o amor aos carros é contagiante e que toda a família é engajada na preservação da "arte e história" dos carros antigos no Museu.
E o carro vai se transformando: cofre já pintado, recebe o motor também já pintado.
Última demão de fundo pra receber o Azul.
E... o grande dia da pintura da carroceria. É quando o carro vai se transformar.
Acima, o Comet Sedan 1961 já pintado recebe os novos pneus faixa-branca e vai se preparando para a recolocação dos vidros e montagem das peças, que também foram restauradas.
Abaixo, o Carlos Francisco, filho do Tato e restaurador já com enorme bagagem em "carros antigos", cuida pessoalmente dos serviços, com a ajuda do Felipe Silveira da Silva.
Lanternas novas, frisos e parachoques restaurados.
Acima, toda a tapeçaria pronta e o carro 100% restaurado e 100% original, como quando saiu da concessionária "Fletcher", em New Jersey, nos EUA, conforme mostra a plaqueta afixada na traseira do carro.
O endereço é Av. Benjamin Constant, número 1470, na cidade de São Francisco de Paula -RS.
Chegando à cidade, há o "Centro de Informações da Cidade" na avenida de entrada, onde o visitante será orientado a encontrar o Museu. O Tatos Garage recebe visitação aos finais de semana e feriados, das 10:00 às 12:00hs e 14:00 às 17:00 hs.
E atenção: em breve, aqui no AVA, a conclusão da restauração do Ford Mustang conversível 1966 e a apresentação do novo projeto de restauração.
guilhermedicin@hotmail.com
Somente quem já passou por uma restauração integral sabe o que essas fotos significam! Parabéns ao proprietário, não apenas pelo trabalho o qual dispensa comentários, mas sobretudo por permitir que terceiros visitem sua coleção de maneira sistemática, o que denota inegável generosidade. Parabéns ainda ao Guilherme por ajudar a divulgar tal resultado, isso serve de incentivo a quem está na reta final de uma restauração (meu caso...).
ResponderExcluirParabéns ao Guilherme pelo post. Denota respeito e reverencia ao Sr. TATO. Assim como nós também.
ResponderExcluirVida longa a todos e aos carros também..
deJuarezMT
Lindo carro, mais uma vez parabéns ao Tato!
ResponderExcluirQue espetáculo de carro e que espetáculo de restauração! Nunca imaginei que ficaria tão lindo assim. Parabéns ao Tato!
ResponderExcluirQue aula!! tenho um Aero Willys 66 que precisa passar por um tratamento de choque como esse e é um incentivo!! Nossos parabéns ao Tato pela restauração, pelo amor aos carros antigos e pela generosidade, como bem disse o professor Chico.... isso a gente vê não só pela construção de um museu aberto para o público nesse desestimulante Brasil, mas também pelo envolvimento da família, o compartilhamento com o público e o pupilo Guilherme, que ainda jovem, tem muito chão pela frente se seguir os passos do Mestre!!! eu aposto....
ResponderExcluirATT;
Caracas!!! Eu fiquei de queixo caído de tão detalhado, criterioso e perfeito que ficou. Fiquei babando aqui com as fotos. Tiro o meu chapéu. Ainda mais de um carro que é extremamente raro, até mesmo nas bandas dos EUA. É um motivo muito bom para um dia fazer turismo nesta cidade do RS. O carro não é meu, mas dá muito orgulho de ver algo tão bonito e restaurado neste nível de qualidade, e principalmente, de dar preferência a manter o carro na máxima originalidade. Parabéns mesmo!!!
ResponderExcluirHumberto "Jaspion".
Caros amigos ,
ResponderExcluiragradecemos de coração vossas palavras de incentivo ! E não vamos esquecer de quem "meteu a mão na massa" prá valer , o Carlos Francisco e o Felipe , apoiados pela Gabi e princialmente pelo próprio Guilherme e com a vasta bibliografia que amealhei nesses anos todos , além da indispensável pesquisa na internet.....!
Grato pelo reconhecimento de todos vocês , que só nos empurram para frente.....Tato
Parabéns ao Tato pelo belo trabalho de restauração e preservação da historia do automovel, abraços.
ResponderExcluirPutz! Inacreditável. Parabéns pela restauração.
ResponderExcluirAntes de falar mais diretamente da restauração, gostaria de elogiar a sequência de fotos e o ótimo texto sobre o desenrolar da restauração. Uma aula de restauração, seguindo a risca a cartilha da originalidade, que com certeza irá ajudar e incentivar muita gente nos seus projetos de restauração.
ResponderExcluirComo disse super bem o Prof Chico e o Renato, é de se elogiar tb a generosidade do Tato e Cacá em mostrar, de forma tão brilhante, a restauração como também dar a chance dos aficionados por autos antigos de visitar a coleção e ver mais de perto esse autos fantásticos e como ficaram depois da restauração.
Sobre o trabalho tem que se elogiar e muito o nível que o Cacá, com ajuda do Felipe, Tato e Gabi, conseguiram alcançar em termos de restauração de qualidade, e eu diria que vcs estão no topo do antigomobilismo nacional. É admirável que um garoto como o Cacá tenha todo esse conhecimento, habilidades e amor pelo que faz, aliás só assim se consegue chegar nesse nível incrível!
É a junção perfeita do grande conhecimento sobre os automóveis antigos do amigo Tato, em todos os detalhes estéticos e mecânicos, com a habilidade, garra, determinação e um poder de assimilação de todo esse conhecimento fantástico.
Sim, sobre o Comet, a transformação é incrível estamos diante de um auto saído diretamente da fábrica exatamente naquele ano de 1961, e isso é história preservada e honesta.
O detalhe cor original azul metalizada transformou um auto, relativamente simples, num "grande auto". Longe da mesmice do vermelho com teto branco, estofados de couro branco, insulfilmes, pneus radiais, etc..
Enfim, mais um auto antigo restaurado, preservado e, o melhor de tudo, extremamente bem feito e original, que poderá ser visto por todos que fizerem uma visita ao Museu em São Fco de Paula.
Parabéns a todos! Vcs são uns artistas.
Paulo G
O Paulo G. levantou um ponto importante em relação ao que temos visto no panorama antigomobilista nacional: cada proprietário tem o direito de bem fazer o que desejar com seu próprio carro antigo, mas, se optar por seguir um padrão fora do original, que tenha a coerência de não sair por aí dizendo e anunciando que seu veículo é "todo original". Eu já cansei de ver Ford modelo A pintado de vermelho, banda branca larga, estofamento branco ou outro fora do padrão e o dono declarando - e as revistas publicando - sobre tal veículo ser "todo original"... e aí o dono aquele outro modelo A, original mesmo, sem personalizações, chega a ser criticado por não fazer seu carro "para chamar a atenção"... é para se pensar, afinal, carro antigo é coisa séria.
ResponderExcluirProfessor ,
ResponderExcluirJá vi caprichados modelos "A"cintilando ao sol em lamentáveis cores erradas.....ou parecidinhas !
O Clube do Ford Modelo A dos USA elaborou um belo caderno chamado "Critérios de Julgamento " .
Ali está uma carta de cores tão acurada que você pode direto da amostra mandar misturar a cor/ combinação correta .
Depois de memorizar a carta de cores , logo vi que belíssimos autos morriam na "praia das cores"de grandes eventos ou revistas daqui . Esse caderninho é terrível : fica um "oficial" do Clube lá na recepção dos autos e , se qualquer " subjetividade" ou incopetência for flagrada , o proprietário é convidado a se retirar com seu auto......! Meio drástico prá nós , não é ? Pois é.......abraço....Tato
Belíssimo trabalho. O acabamento cinza claro no assoalho é fundo PU?
ResponderExcluirOlá Rodrigo.
ExcluirO fundo cinza claro, chama-se color prime. é fundo mas é tingido de base PU. é muito forte. bastante resistente e brilho acetinado.Este é o acabamento original do Comet. Na verdade é um padrão de época dos Fords. o Mustang e o Mercury Cougar
também usam este fundo cinza. Mas é só nas partes inferiores do carro, e nesta tonalidade específica que foi reproduzida.
abraço
Carlos F. W.
Espetacular! Parabéns.
ResponderExcluirSensacional. Meus parabéns ao Tato pelo trabalho de qualidade internacional. Sem falar que adoro o Comet, que nasceu Edsel, ficou órfão, foi adotado pela Mercury e ganhou nova vida.
ResponderExcluirParabéns Kaká e Felipe ficou show o resultado final. Fernando-Nordeste Tintas.
ResponderExcluir