terça-feira, 12 de março de 2013

GT Malzoni : 3 Horas de Velocidade 1966 ...


 Fotos inéditas e históricas para o automobilismo brasileiro: os GT Malzoni na oficina "COTA", de Norman Casari e Mauro Sá Motta, na rua Assunção, bairro Botafogo, no Rio de Janeiro -RJ em 1966; logo após a prova "3 horas de velocidade" em Jacarepaguá -RJ.

Na foto acima, os carros "10" (Marinho) e "7" (Émerson Fittipaldi) ainda com adesivos e sujos da Prova.
Acima, o GT Malzoni "10" já limpo e sem os adesivos.
Ao lado um DKW - Vemag Fissore.

Abaixo, muito provavelmente o mesmo GT Malzoni que aparece nas fotos acima com o número "10", mas agora com a numeração "96". Interessante que este carro abre um precedente: ao contrário das quatro lanternas redondas usadas nos GT Malzoni, este está com lanternas retangulares, emprestadas da linha Chevrolet Brasil de 1963... Logo depois, nos modelo Puma GT, adotou-se as lanternas usadas na dianteira das C-10/C-14...

Fotos enviadas pelo Sérgio Poppe.
guilhermedicin@hotmail.com

12 comentários:

  1. As lanternas traseiras usadas no Malzoni me parecem ser as originais da Vemaguet.

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  2. Com certeza são da Vemaguet.

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  3. Com certeza são da Vemaguet, já que o Malzoni usava mecânica DKW-Vemag.

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  4. Esse carro existe ainda?
    Barão

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  5. Carro de corrida era assim mesmo usava-se aquilo que estava a mão. Como as lanternas originais redondas do GT Malzoni eram as mesmas do Jaguar, portanto, importadas e caras, as nacionais da Vemaguet devem ter dado conta do recado a um preço muito inferior. Na década de 80 em diante, as grandes montadoras exigem que seu produto não seja alterado visualmente, claro, quando participam do patrocínio ou fornecem carros para os pilotos, como na Stock, que são carros mecanicamente todos iguais, mas as bolhas levam as marcas patrocinadoras, com grades, faróis e lanternas similares aos produtos de rua.

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    1. As lanternas originais eram da marca Servotec, usadas nas primeiras caminhonetes DKW.

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  6. o Malzoni nº 7 sobrevive e está com o Carlos André, vejam a homenagem no link:
    http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/11/rato-omelete/

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  7. Quando eu construí a miniatura do GT Malzoni na escala 1:43 tive que pesquisar muito para poder fazer o mais fiel possível do real, as lanternas traseiras eram pequenas e redondas duas de cada lado, o de numeral 7 foi pilotado nas Mil Milhas de Interlagos de 1966 pela dupla Emerson Fittipaldi e Jam Balder liberaram a prova até poucas voltas do final quando um problema mecânico os tirou da prova, tanto que foram considerados vencedores de moral. Se notarem na primeira foto tem dois desenhos na coluna lateral direita traseira um ratinho ( Emerson) e um omelete ( Balder) apelido de cada um. Se alguem quiser ver fotos da minha miniatura e se o Guilherme permitir é só entrar no me blog:

    http://plasticostea.blogspot.com.br/search?updated-min=2012-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2012-06-28T11:55:00-07:00&max-results=50&start=41&by-date=false

    Rodolfo ( plasticostea)

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  8. As lanternas originais eram da marca Servotec e foi usada pela Vemag nos primeiros modelos da perua (1956). Eram identicas as Lucas importadas que foram utilizadas em vários carros ingeles como o Austin Healey e Jaguar. Essa prova deve ter sido os 1000 kms da Guanabara, ultima prova disputada pela Equipe Brasil em dezembro de 1966. O carro do Jan Balder e do Emerson ainda mantinha as lanternas redondas atras. A retangualar era usada na Vemaguet. Acredito que em 1966 já não havia as rondas para fácil reposição.

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  9. zava,
    é isto. tive o malzoni novo e as lanternas traseiras eram as dianteiras do jeep willys, pintadas de vermelho.
    nasser

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  10. O carro número 96 era o 3º carro da equipe e não o nº10 repintado. Tenho a foto com os 3, mas não tenho o link . Nesse outro link pode-se ver o carro 96 http://www.pumaclassic.com.br/2012/07/puma-de-corrida-gt-malzoni-norman.html

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