Concluída a restauração do Mércury Cougar XR-7 1969, apresentada na postagem abaixo, os esforços do Museu Tatos Garage se voltam para o próximo desafio: a restauração de um Comet Sedan 1961.
Este modelo tem uma particularidade histórica curiosa, pois é um carro "sem marca", um órfão, digamos assim. Originalmente foi projetado para ser uma versão compacta da marca "Edsel" (outro capítulo à parte na história da indústria automotiva mundial) mas com o término dos automóveis Edsel em novembro de 1959, a Ford Motor Company lançou o Comet como um produto independente.
Então, o Comet não trazia a grafia de nenhuma marca, pois não era mais Edsel, não era Lincoln, não era Mércury, não era Ford.
Apenas em 1960, ano do lançamento, o Comet foi mais vendido doque nos três anos anteriores de produção do Edsel. Em 1962 os Comets foram incorporados à Mércury, mesmo sendo vendidos em suas concessionárias desde o início.Estas fotos são do início dos anos oitenta, de quando o Comet Sedan 1961 foi comprado pelo Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato, e desde então esteve hibernando até ser acordado para uma restauração, que veremos aqui no AVA em breve.
guilhermedicin@hotmail.com
Histórias: Os Locomóveis em Selbach - RS
Há 5 anos
Interessantíssima história, Guilherme. Para mim, os Comet sempre haviam sido Mercury!
ResponderExcluirA idéia original era que o Comet fosse o Falcon da Edsel. A família Mercury não teria versão compacto. Mas como o Edsel morreu e os Comets eram vendidos nas revendedoras Mercury -- e tinham boa saída -- a Ford resolveu chutar a gol. A única evidência de origem é a lanterna traseira, que no Edsel era geminada e no Comet é diagonal.
ResponderExcluirVale lembrar que no primeiro ano (1960) o Valiant ainda não era Plymouth, era Valiant by Chrysler. Só no ano seguinte foi "adotado". Jogadas do marketing.
E lá vem coisa boa! Vamos aguardar. Ah, e tem um à venda no ML por 48 mil. Eu adoro esse carro!
ResponderExcluirNinguém duvida que este Comet será mais uma peça de referência para as futuras gerações.
ResponderExcluirInteressante a procedência dos primeiros Comet.
aqui na minha cidade tem um: http://maquinasehistorias.blogspot.com.br/2012/05/antigomobilismo-em-soledaders.html
ResponderExcluirTenho um painel de Comet, acho que do ano deste, que comprei no Uruguai. Parabéns ao Tatos. Logo retornarei ao museu para nova visita.
ResponderExcluirEm Floripa lá por 1990, em uma oficina de lataria no Estreito. Já tinham feito a lanternagem, estava desmontado e encostado num canto, todo empoeirado. A cor era azul escuro.
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