Repeteco.
Esta foto já foi publicada aqui no AVA em 31 de Março de 2010, mas é muito interessante revê-la em função das próximas fotos que virão.
Para rever a postagem, clique AQUI.
O carro pertencia a Eurico Bettega, que o comprou Okm em 1946. No mesmo ano, o Ford foi vendido a um cunhado, que permaneceu com o carro até o seu falecimento, em 1969. Após esta data, o carro passou para um irmão do primeiro proprietário. 23 anos depois, em 1992, o Luiz Bettega, neto do Eurico, recebeu o carro de presente do tio-avô e padrinho para que este o conservasse. E assim o faz até hoje.
Atualmente, o Ford Super De Luxe Convertible 1946 mora na mesma garagem que aparece nesta foto de quando era recém chegado ao Brasil. Dentro do carro, aos seis anos, aparece o filho do primeiro proprietário e pai do atual.
Um detalhe interessante: reparem na placa "Curitiba - PR '8' ".
Nesta época as placas pertenciam ao proprietário, não ao carro. Então, vendia-se o carro, retirava a placa e esta continuava com o proprietário que poderia colocá-la no próximo carro, ou mesmo, poderia até vender ou passá-la para os herdeiros. Neste caso, a placa havia sido recebida por Eurico Bettega em 1936 de seu pai e significa que foi o oitavo proprietário de veículo emplacado na cidade de Curitiba -PR.
guilhermedicin@hotmail.com
terça-feira, 3 de abril de 2012
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Em 1941, durante o Estado Novo, um decreto federal determinou a substituição das antigas placas pretas (com algarismos metálicos) por chapas amarelas com números pretos para autos particulares. A primeira dezena era muito cobiçada e foi reservada aos maiorais da república (interventores, ministros, generais, grandes capitalistas etc). Talvez no Paraná as coisas fossem diferentes ou a família tinha lá sua importância ... AGB
ResponderExcluirGuilherme e Alexandre,
ResponderExcluirGrandes lembranças!
Sou curitbano e lembro-me bastante dessa característica da placa 'particular'. A placa do Paraná Nº 1 pertencia à família Fontana e da última vez que lembro te-la visto estava aplicada num Chevrolet 1952 quatro portas. A época era comum as pessoas se conhecerem pelo número da placa do carro. Ao passar pela "Boca Maldita", centro das discussões políticas e culturais curitibanas da época, cuja instituição informal persiste até nossos dias, os carros dos frequentadores eram conhecidos por suas placas.
Lembro de meu pai eventualmente comentar: -"Fulano trocou seu Ford por um Belair" ao avistar o novo carro estacionado com o número do "Fulano".
O número pessoal de meu Pai era "Curitiba- PR 4-71" e permaneceu com ele, passando por carros tão distintos quanto Kombi e Cadillac, até 1970 quando as placas ganharam letras. Na ocasião seu Simca Chambord Tufão 1966 passou a ostentar as placas "AA-0471". Ao trocar o Simca por um novo Dodge Dart 1970 a placa teve que seguir com a Simca e nunca mais soubemos dela. O Dodge recebeu o novo numeral MA-0072. Tenho um "clone" desta placa com 3 números que mandei confeccionar para decorar a parede junto à foto do saudoso Simca, carro com o qual aprendi a dirigir.
Irapuã, e onde estão as fotos da Kombi, Cadillac, Tufão e Dart?
ResponderExcluirAbraços,
Parabéns Guilherme é a primeira vez que leio uma verdadeira pesquisa de autómovel com alta relevancia como a sua! parabéns pelos detalhes,pois a maioria das pessoas que publicam fótos e artigos de veiculos abandonados,antigos ou restaurados,elas apenas querem destacar que encontraram os veiculos e fizeram as fótos, sentem prazer em apenas divulgar.E o mais importante que é o porque estão sucateados,como podemos colaborar, e quais são os endereços para que nós, amantes e possiveis restauradores os encontrem.Isso eles não divulgam.
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