O carro é "do ano" e, a foto colorida certamente é "kodachrome", que eram enviadas ao Panamá ou aos EUA para serem reveladas.
A qualidade da imagem, o brilho cintilante da cor metalizada e o cenário da residência ao fundo nos permite comparar a fotografia até mesmo com as publicidades de lançamento da Ford!
Foto enviada pelo Luiz Bettega.
Realmente parece uma peça publicitaria, com tanta qualidade.
ResponderExcluirO carro é simplesmente lindo.
Só uma duvida.
Não seria um Business Coupé?
Romeu.
Com essa frente, acho que é um Studebaker. Não é?
ResponderExcluirStudebaker? nãaao!
ResponderExcluirRomeu, vamos aguardar o parecer do Nikollas Ramos?
Gente ,
ResponderExcluiraí temos prova da existência dos metalizados da época , maravilha que eu mesmo não vi em minha juventude .
Pinturas de vida curta , já vi essas maravilhas pintadas de preto ,azul escuro , cinza e por aí . Uma pena . Era duco metalizado .
Hoje temos acesso aos " color chips " originais e podemos utilizar as tintas modernas e retornar os carros às suas origens pictóricas .
Linda foto , muito didática para nós .
Abraço a todos ...Tato
Com todo o respeito, mas o Sr. Eurico Bettega tinha um bom gosto pra comprar automóvel, versões marcas e modelos, e uma visão para o futuro muito apurada, registrar estes momentos para que futuras gerações pudessem ver com que qualidae se circulava de carros naquela época, e sem esquecer parabenizar a pessoa que guardou estas fotos e nos da este prazer de poder disfrutar de tamanha beleza desdes carros que marcaram época. Em Tempo: Studebaker nunca foi e nunca será. O Sr. Eurico teve algum carro nacional?
ResponderExcluirCaro amigo, meu avô Eurico teve carros nacionais sim, pois como todos sabem as importações foram ficando cada vez mais difíceis e todos foram obrigados a migrar para os nacionais para o dia-a-dia, embora ele tenha sempre mantido um importado na garagem. Ele teve Fusca, DKW, Karmann-Ghia, Corcel I, um Maverick 6 cilindros 1974, depois mais dois Mavericks V8 Super Luxo automáticos, um 1974 e um 1976, que ficaram com ele até ele falecer, em 1984 e estão conosco até hoje. Abraços.
ExcluirCreio que o Romeu tem razão, é um Business Coupé, com portamalas maior para agradar aos comerciantes que viajavam levando seus produtos (daí o nome). Sobre a foto, nem há o que comentar. Nem a Ford americana deve ter uma tão bonita!
ResponderExcluirQue fotos SENSACIONAIS!!!
ResponderExcluirSobre a dúvida do Romeu, posso tentar ajudar.
Os Ford "Shoebox" 1949-1950-1951 foram produzidas com 3 tipos básicos de carrocerias:
- Sedan 4 portas (Fordor) que tinham as versões 'Custom DeLuxe' (mais luxuosa) e a mais simples 'DeLuxe';
- Sedan 2 portas (Tudor), semelhante ao Fordor mas com duas portas e disponível nas mesmas versões (esta carroceria foi também utilizada nos 'Crestliner' 1950 e 1951 e era ainda a base para as 'Station Wagon');
- Coupé (comumente chamados "rabudos" no Brasil por possuirem o porta malas maior e mais proeminente em desfavor do espaço no banco traseiro) disponível nas versões 'Custom Deluxe Club Coupé' (mais luxuoso) e 'DeLuxe Business Coupé' (mais simples e destinados aos vendedores e homens de negócios que necessitavam de espaço no porta malas e normalmente viajavam sózinhos). Baseados nessa última carroceria eram derivados o 'Custom DeLuxe Convertible Coupé' e posteriormente, em 1951, o 'Victória', um coupé mais esportivo, sem colunas e teto rígido lembrando um conversível e com maior área traseira envidraçada num contra-ponto aos Belair da Chevrolet.
A foto do carro do Sr. Eurico Bettega é com certeza um Ford Custom DeLuxe Club Coupé de 1949.
Aproveito a oportunidade para parabenizar ao conterrâneo Luiz Bettega pela guarda e compartilhamento desta sequência sensacional de fotos e ao Guilherme por nos proporcionar este espaço, fazendo minhas as palavras do amigo Tato no comentário acima.
Abraços
Caro Irapuã,
ExcluirTenho ainda muitas outras fotos para serem digitalizadas e enviadas para o nosso amigo Guilherme.
Você tem toda a razão quanto ao modelo do Ford 49 do meu avô: Custom DeLuxe Club Coupé.
E, se não me engano, a base do Ford Victória era o Conversível, no qual a fábrica adaptou uma capota rígida.
Abraços,
Luiz Bettega
Irapuã, resolvida a questão. Obrigado pela aula.
ResponderExcluirAbraços,
Ok! Tambem considero resolvida a questão.
ResponderExcluirMas o Ford Vitória de 51 não tinha a carroceria "rabuda" e sim a carroceria do modelo 2 portas.
Ou estou enganado?
Romeu.
Romeu,
ResponderExcluirNão posso precisar no momento, teria que pesquisar. Porém tenho na memória que a base era a dos coupés. Lembrei desta excepcional arte do grande Dan Palatnik, onde estão ilustradas e podem-se comparar as diferentes carrocerias.
http://garagemdigital.blogspot.com.br/2010/05/fords-1951.html#comment-form
Dan é extremamente preciso em suas proporções mas mesmo na figura é difícil cravar um veredicto definitivo. Mesmo assim deixamos a questão em aberto até confirmação.
Grande abraço a todos!
Será queo Sr. Eurico Bettega teve algum carro europeu para completar esta bela coleção ?
ResponderExcluirCaro Claude,
ExcluirMeu avô e meu pai tiveram, sim, carros europeus.
Foram eles um MG-TD 1951, um Jaguar XK 120 roadster 1952, uma Mercedes-Benz 190SL 1956 e uma Mercedes-Benz 220S 1956.
Temos fotos de todos eles.
Depois, eles voltaram para os americanos.
Abraços,
Luiz Bettega
Meus amigos ,
ResponderExcluirNo caso se trata de um Customline Club Coupe 1949.
A série Crestline era o topo de linha e o Victoria foi lançado em fevereiro de 1951 .
Anteriormente , esses novos "sem coluna" eram os normais sedan duas portas com diversos motivos decorativos exepcionais , desde 1950 até jan . 1951 , tais como os frisos e cores de contraste quase exótico , tetos de vinil , interior de couro , carpetes , supercalotas e outras amenidades .
Em 1949 , porém , pelo que lembro , a serie Crestline tinha o conversível e a Country Squire station wagon .
Com o lançamento dos Bel Air da concorrência , em 1950 , a Ford foi surpreendida e não deu para o "tooling" dos sem coluna para concorrer na hora : daí os Customline two door sedan super enfeitados entrarem nesta serie ( Crestline - raríssimos )até a chegada dos Victoria .
Algo similar ocorreu com os Mercurys e Lincolns ( com a carroceria dos Mercs ).
Abraços a todos.....do Tato
Grande Tato, obrigado por sua contribuição ao assunto.
ResponderExcluirRealmente os "Crestliners" foram criados no entremeio do lançamento dos Belair até que a Ford pudesse lançar seu contra-ponto (Victoria) em 1951, e eram top de linha dos anos 50-51 (apenas) com seus acessórios e visual diferenciado. Raros, tem-se conhecimento de apenas dois no Brasil, um de cada ano, nenhum totalmente restaurado.
Entre 49 e 50, se não falha a memória, a denominação das configurações era simplesmente "Custom" (para modelos Fordor, Tudor e Coupé/Club Coupé). A denominação "Customline" foi criada a partir dos modelos de 1952, assim como a nova linha "Crestline"(sem o R), degraus superiores em acabamento aos "Mainline".
Abraços
Ler essa sequência de posts vale por uma pós-graduação em Shoebox. Parabéns a todos!
ResponderExcluirOlá ,
ResponderExcluircorreto Irapuã !
Abraço....Tato
Boa noite caros amigos. Já conversei com o nosso amigo Nick por e-mail. Aprecio realmente os shoebox. Um dos crestliners aos quais se referem e o meu: um Crestliner 1951 com caixa overdrive de serie, que pretendo iniciar a restauração completa em breve. O carro sr encontra no RS, mas pretendo traze-lo para MS onde moro há mais de 10 anos. Adquiri nesse meio tempo um chevrolet fleetline 1952 e um ford fairlane victoria 1955. Também tenho um ford custom club coupe 1949 com mecânica 6 cilindros e cambio overdrive originais de fabrica. Vou com certeza precisar da ajuda de vocês para que dêem dicas para a restauração. Fico satisfeito que tenham amigos que tambem admitem os shoebox e zelem pela conservação dos mesmos. O Mick acredito que já colocou pra funcionar seu custom 51 4 portas. Um abraco a todos.
ResponderExcluirSempre aprendendo...interessante as perguntas(aprende-se também) ,quanto as respostas/comentários trazem muitas informações super interessantes.Enquanto isto vou completando meu fordor 49 (era doador)
ResponderExcluirMas com perseverança estou chegando lá (peças raras Floor Model ,ferro velhos do USA/Canada)o resto fica "fácil" existe no mercado USA....seis anos correndo atrás;garimpando informações(ambíguas/errôneas/verdadeiras)...mas se consegue.
Parabéns a todos que fizeram perguntas e as respostas.
Li as postagens somente hoje, e lhes digo, aprendi mais que toda a minha vida sobre esses Ford's que acho os mais lindos, obrigado pessoal.
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