Acima, o Ford A Phaeton 1928.
Interessante notar que o modelo de 1928 ainda não tinha as maçanetas externas, enquanto que o 1929 já tinha. Vale também dar ênfase para o correto desenho dos filetes da carroceria, as rodas pretas e a ausência das faixas-brancas nos pneus, ítens tão negligenciados na restauração dos fordinhos...
Abaixo, o caminhão, Ford AA 1929, puxando uma grande tora de madeira.
Os dois Fords estão se abastecendo na bomba de "gazolina", que ficavam a beira da calçada.
Fotos na cidade de Altinópolis -SP.
guilhermedicin@hotmail.com
Histórias: Os Locomóveis em Selbach - RS
Há 5 anos
Um dia da minha vida eu coloquei um desses ford Faethon para andar, ele estava com o motor travado mais consegui solta-lo, andou muito , só que o motorista se empolgou e bateu na loja Mesbla em São Cristovão, Rio. Engraçado que saiu nos jornais por ser um carro RARO, foi um ótimo bafafá da época dos anos 70.
ResponderExcluirÉ interessante notar que o Ford modelo A pode ser considerado um dos mais representativos carros antigos no Brasil, não só pela história que fez em nosso país, mas por ter sido – e ainda ser – um pioneiro dos antigos, um dos primeiros colecionáveis. Apesar disso, é extremamente raro ver um modelo A restaurado à regra, seguindo o padrão de originalidade, ainda que a literatura sobre este carro seja das mais fartas possíveis.
ResponderExcluirCada um faz o que quiser com seu carro, mas realmente causo estranhamento o desprezo à originalidade do “A”, pois pouquíssimos brasileiros esforçam-se para manter o padrão original de pintura, o que inclui carroceria, o padrão das faixas pintadas na carroceria e a cor da roda, dada em função da cor da carroceria. Isto sem contar estofamento etc.
Aqui no Antigos Verde Amarelo, mais uma vez, fotos maravilhosas da saga dos Fordinhos em terra tupiniquim são divulgadas, que sejam inspiração para a preservação dos Fordinhos seguindo o critério da originalidade.
Professor Chico ,
ResponderExcluirparabens por sua lição sobre os Ford"A",de cujo conteudo , se me permite ,faço minhas suas palavras .
Vejo por vezes estes carros serem premiados em eventos , perfeitos realmente , menos no quesito das combinações ,fileteamento e as cores das rodas.
Lembro a vocês que , quanto às bandas brancas , naqueles anos de vias de barrais terríveis , não era usual usar um acessório destes , nem aqui nem lá : a disponibilidade de pneus de faixa branca para estes carros cresceu quando se começou a restaurar estes carros , depois dos anos cinquenta , quando boa parte dos carros se aposentava e passava a ser colecionável .
Recomendo aos interessados em ter um "A" bem honesto a examinar literatura do "Model A Club of America " . Há ainda muitas outras fontes .
Esse da foto é um mimo de detalhes , inclusive a inserção em cor discreta nos entre-filetes da cabine , estes provavelmente em "French Gray ".
Abraço a todos...Tato