domingo, 20 de junho de 2010

Opel Olympia no Rio de Janeiro-RJ ...


Recentemente apareceu aqui no blog o Packard 1948 que chamou a atenção pela placa com "Distrito Federal".
Daí o Rui Pastor enviou essa imagem de um Opel Olympia, talvez 1935 ou 1936, que pertencia a um primo de sua mãe também com a placa do "Distrito Federal".
O Opel é um alemãozinho de concepção bastante simples e até bem bonitinho. Existe a história de um modelo 1936 que chegou ao Brasil vindo de Zeppellin, em 1936.
guilhermedicin@hotmail.com

5 comentários:

  1. Guilherme, essa Opel do Zeppelin ainda existe. Luiz Marcos Meira e Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. O Opel Olympia de 1935 não é um carro de concepção simples mas, na verdade, o primeiro automóvel com estrutura autoportante (monobloco) produzido em série e que serviu de modelo para toda a tecnologia automotiva atual. Alem disso usava suspensão dianteira independente do tipo Dubonnet, tambem uma primazia em modelos de baixo custo. Esse sistema, algo complexo e pouco eficiente, foi adotado pela Chevrolet de 1934 a 36; no Brasil era conhecido como "ação de joelho". De qualquer modo, a Opel colheu enorme sucesso de vendas com esse auto, cujos sucessores foram produzidos até 1953. AGB

    ResponderExcluir
  3. Misterioso AGB, realmente, pela sua explicação não era um carro simples.

    Grande abraço,
    Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. Sou um grande admirador de seu excelente boletim eletrônico que ilustra, com elegância e jovialidade, a história do automóvel no Brasil. É por isso que me atrevi a oferecer essas informações, nem sempre disponíveis para os interessados, especialmente os da nova geração. AGB

    ResponderExcluir
  5. AGB, sempre gosto muito das suas colocações, sejam aqui ou no blog do Luís. Me mande um e-mailpara conversarmos mais.

    Grande abraço,
    Guilherme.

    ResponderExcluir