terça-feira, 29 de junho de 2010

Wartburg - Alemanha Oriental ...

Alargando horizontes.

Saindo do trivial do AntigosVerdeAmarelo (que já é muuuuuita coisa!), aqui temos a oportunidade de apreciar imagens de época do Wartburg, produzido na Alemanha Oriental. Esclareço que não tenho muita propriedade para falar do assunto, mas tenho hábito de gostar de tudo o que conheço, e já estou adorando esse carrinho.

No entanto, a história desses raríssimos postais da fábrica eu posso contar.
No início dos anos sessenta, o Oscar Armando Baldoni era um jovem de 20 anos, apaixonado por automóveis e recém formado em "Técnico em Automotores" na Argentina, mas vindo logo depois para São Paulo.

Apaixonado que era, com sede de conhecimento e bastante ousadia, escreveu carta à todas as montadoras do mundo, "literalmente" -diz ele.

No dia 03 de Outubro de 1960 ele escreveu para: "Wartburg, Eisenach, Alemannia Oriental", e enviou no dia 14/10. Recebeu resposta pouco mais de um mês depois e as retirou no dia 24 de Novembro de 1960.

Exatamente essas fotos que ele guardou por 50 anos e agora nos envia: "Incrível como passa o tempo. Meio século, quase sem sentir e reparo que o material passa a ser raridade. Não sou egoísta e gostaria de compartilhar com todos os que valorem estas coisas", disse. Também disse outras coisas sobre mim e o blog, mas por modéstia vou guardar só comigo.

Meu foco principal não são os carros, mas as raras imagens e a história delas. Vocês devem imaginar, assim como eu, o material que ainda está por vir: "Um dos poucos que não responderam foi a Rolls-Royce" -lamenta.

Oscar Armando Baldoni , obrigado.guilhermedicin@hotmail.com

5 comentários:

  1. Delícia de história. Parabéns ao Sr. Oscar pelo entusiasmo juvenil ao solicitar informações e por dividí-las com os mais jovens de hoje.
    Luiz Marcos Meira e Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Que idéia! Lindos.
    Peço encarecidamente fazer um rodízio Europa-EUA para ir mostrando as novidades. Sabe como é a curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post!
    Esclarecendo mais alguns detalhes:
    A Wartburg era descendente da Auto Union - união das 4 fábricas alemãs Audi, DKW, Horch e Wanderer.
    Com o fim da 2ª Guerra Mundial, e a divisão da Alemanha, a Auto Union quase acabou, mas ficou no lado oriental com todo o acervo, ferramental, etc. E o projeto de um novo carro.
    No lado ocidental, algumas pessoas que fizeram parte da Auto Union - que tinham algumas ferramentas e o projeto do mesmo carro - recriaram a fábrica, mas eliminaram 3 marcas, a Audi, a Horch e a Wanderer. Restou apenas a DKW, instalada em Ingolstadt, que desenvolveu o projeto do carro, o que resultou DKW do pós guerra, sempre com motores 2 tempos, de 2 cilindros, e após 1953, com 3 cilindros.
    Em 1956, a Vemag, sob licença, passou a fabricar o DKW Universal no Brasil - foi o 1º carro brasileiro - e depois os modelos Belcar, Vemaguet, Fissore e Candango, como ficaram conhecidos aqui.
    Já na Alemanha Oriental, o mesmo projeto foi desenvolvido por outras pessoas, e resultou em 2 carros diferentes: Os modelos de motor com 2 cilindros deram origem ao Trabant (Traby), e os de 3 cilindros, ao Wartburg.
    Em outras palavras, DKW, Wartburg e Trabant são, basicamente, o mesmo carro. O Trabant nem tanto, por ter motor de 2 cilindros, chassis menor e carroceria de plástico.
    Mas os chassis e motores do DKW e do Wartburg são virtualmente iguais!
    Eu tenho a sorte e o privilégio de conhecer a maioria dos raríssimos Trabant e Wartburg em território brasileiro. Já tive a oportunidade, inclusive, de dirigir o Wartburg apelidado "Waltinho" por seu dono - que apelidou meu DKW Belcar 1961 de "Catedral de Barcelona": É um DKW moderno, de 1987 ou 1988, penso eu.
    Para maiores informações, acessem www.dkw.com.br ou procurem os clubes VEMAG CLUBE DO BRASIL (Rio de Janeiro) ou 3 CILINDROS CLUBE DE SÃO PAULO. Ou ainda, passem mensagem para mim em rafroes@dkw.com.br
    Valorizemos essas máquinas! Além da fumacinha azul e do cheiro de óleo queimado, elas nos proporcionam extrema satisfação!
    Abraços fumacentos!
    Roberto Fróes
    Rio de Janeiro
    (Todo motor 2 tempos queima óleo e faz fumaça)

    ResponderExcluir
  4. tvutututututututtuvuuuuutututututttuuu... som caracteristico de Um DKW .. andei minha infancia neles, sou de 1962, tenho 47anos, e sou feliz por isso... falo sobre a historia do Automóvel brasileiro , fiz e faço parte dela.. aprendi a dirigir em um Dolphine 1961... andei de Mustang aos 13 anos...tive um Fusca 1979( em 1981, tinha 2 anos de uso, Ziebartado, lembram disso?) nada mal hein???

    ResponderExcluir