quinta-feira, 23 de abril de 2015

Frota Ford T novos ...


Automóveis Ford novinhos com a cidade de Cambuquira -MG ao fundo, há uns cem anos...

Abaixo, os mesmos Fords novos na Rua Direita, ao lado do Hotel Avenida, na cidade de Três Corações -MG.


A jardineira Ford TT que aparece nas fotos foi comprada para fazer a linha entre Três Corações e Cambuquira -MG pelo Sr. Samuel Martins Ribeiro, avô do José Mauro Valério, sogro do André Gesualdi, que por sua vez, compartilha conosco estas raras imagens do acervo da família.

guilhermedicin@hotmail.com

7 comentários:

  1. Essas fotos estão na casa de uns 90 anos, ao julgar que o carro mais novo das fotos deve ser de 1925.
    Fico encantado com essas imagens, da ultima vez que vi tantos Fords T juntos, foram nas fotos da fábrica em SP, no Ipiranga.

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me que na virada do século XX, início da produção em série dos automóveis, nos modelos mais básicos os farois eram tido como acessórios, inclusive no Ford T, mas na década de 20 ainda era assim com ele?

    ResponderExcluir
  3. Que coisa! Nesse chassi TT transformado em jardineira, as rodas não esterçam, é o eixo todo, pivotado no centro, que gira! Belíssimas imagens, Guinle! ;)

    ResponderExcluir
  4. As fotos representam modelos T entre novos e usados, exemplares compreendendo os anos de 1918 a 1923.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Chico, que bom que esta aqui, sabendo que é um dos mais entendidos dos Ford T por aqui, gostaria de lhe fazer duas perguntas.

      Nos primeiros Ford T, os farois eram tidos como itens opcionais, mas nas décadas de 10 e 20 ainda eram opcionais? Exceto essa jardineira, e nos pátios das fábricas na década de 20, sempre os vejo com os faróis.

      O Ford T 1923 das imagens, tem o colete do radiador prateado, sei que nos anos de 1926 e 1927 era esse o padrão, e que de 1917 a 1925 seria preto. Esses coletes prateados antes de 1926, faziam parte de alguma série/ano? Era opcional a parte ou então polido ou cromado após o carros ser adquirido?

      Excluir
    2. Olá Eric, eu fico grato pelas palavras gentis, porém eu tenho muito mais a aprender
      que a ensinar.
      Quanto às questões, a partir de Abril de 1909 todos os modelos T passaram a sair
      de fábrica já contando com pára-brisa, capota e faróis, itens esses os quais, conforme
      você bem colocou, eram opcionais nos primeiros meses de produção do T.

      Nas minhas referências sempre vi os torpedos equipados com faróis, porém como as
      jardineiras eram carros custom a partir de TTs (e às vezes até de Ts!), acredito que
      existam várias hipóteses para explicar a ausência dos faróis nesta da foto,
      talvez ela ainda estivesse sendo equipada, talvez estivessem adaptando os faróis para uma
      posição superior, ou simplesmente foi montada sem os faróis por se limitar a uso
      diurno. A Ford brasileira em muitas situações não seguiu o padrão da matriz, há de se
      considerar isso, talvez tenha sido um expediente vender torpedos sem faróis...

      O colete niquelado do radiador antes do 25 segunda série (improved series) era opcional e poucos brasileiros aceitavam pagar a mais por isso.

      Excluir
    3. Muitissimo obrigado pelos esclarecimentos meu claro, e achei fantástica essa história dos colete niquelados serem opcionais, e curiosamente lembro-me de conversarmos sobre as fotos antigas, as quais. é mais comum ver Fords T com pneus faixa branca, do que seu sucessor, o modelo A.

      Excluir