quinta-feira, 8 de maio de 2014
Hispano Suiza 1911 : Museu Roberto Lee ...
Dia especial no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas -MPAM, ou, Museu Roberto Lee, em Caçapava -SP, que recebeu de volta ao seu acervo o Hispano - Suiza 1911. Este carro, dizem as reportagens da época, era um dos preferidos de Roberto Lee e de certa forma, era o símbolo do Museu dada a grande exposição que o carro tinha tanto em rallyes, eventos ou na disposição do próprio Museu.
Por algumas décadas, este carro foi dado como desaparecido, especulando-se inclusive que tivesse sido exportado. No entanto, o carro esteve em posse da filha do Roberto Lee, que nesta data, efetuou a doação do "preferido" para que ele se juntasse ao restante do acervo. O bom filho, que à casa torna.
Abaixo, para mostrar o pedigree e a importância deste carro, uma fotografia dele em exposição no primeiro Salão do Automóvel, em 1960 !!
Vê-se que alguns penduricalhos foram aperfeiçoados posteriormente e é bem possível que alguma coisa não seja o original de 1911, porém, em nada tira o brilho e a importância deste exemplar histórico para o nosso acervo de automóveis antigos. Agora de volta ao MPAM do Roberto Lee. Parabéns a todos os envolvidos.
Foto de hoje, cedida pelo João Paulo Simonetti.
guilhermedicin@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que bacana da parte da filha dele, e o carro esta em ótimo estado, exatamente como era quando o Roberto Lee andava nele!
ResponderExcluirGente ,
ResponderExcluiré de se ficar muito feliz ao ver , pouco a pouco , o Museu de Caçapava trilhar seus primeiros passos à antiga glória!
Congratulações aos que ajudaram ativamente para esses passos decisivos .
E o AVA entre eles com destaque : parabéns Guilherme !
Abraços.....Tato
Roberto Lee tinha muitos amigos em Curitiba, inclusive restaurou alguns carros na Policar de Policarpo Mello e Filhos, com este carro esteve na Inauguração do Asfalto entre Matinhos e Caiobá no Litoral do Paraná - Prova Calhambeques no Asfalto - em 1966. Tenho foto, vide comentário em Facebook/Henrique Meister Neto.
ResponderExcluirRodando com Molas Sueden, as que nunca cedem !
ResponderExcluirNota que existem diversas diferenças entre o da decada de 60 e o atual.....
ResponderExcluirQual seria o mais próximo do original????
Sem dúvida ele é o simbolo do Museu, seguido de perto do Tucker....(na minha opinião)
Att,
Barão
Belo exemplar em nossas terras! Já encontrei outros modelos da mesma marca porém na Espanha. Algumas fotos em: http://www.jeep-reliquias.com/2013/08/hispano-suiza-68-hp-museu-roda-roda.html
ResponderExcluirOlha, ate que com exceção das rodas, para-lamas, faróis e para choque traseiros, ele esta original, inclusive a mecânica, que esta em perfeito estado de funcionamento. Vale ressaltar que o Roberto Lee foi um herói ao restaurar esse carro entre as décadas de 50 e 70, pois naquela época alem ser dificil conseguir informações, as peças eram praticamente inexistentes para um modelo tão raro como esse, e de difícil reprodução.
ResponderExcluirAqui a comparação com um modelo todo original:
http://citedelautomobile.com/en/collections/hispano-suiza-type-alphonse-xiii
O motor dele tinha um mini compressor que se engatava uma mangueira e dava pra encher os pneus.
ResponderExcluir