quinta-feira, 8 de maio de 2014

Hispano Suiza 1911 : Museu Roberto Lee ...


Dia especial no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas -MPAM, ou, Museu Roberto Lee, em Caçapava -SP, que recebeu de volta ao seu acervo o Hispano - Suiza 1911. Este carro, dizem as reportagens da época, era um dos preferidos de Roberto Lee e de certa forma, era o símbolo do Museu dada a grande exposição que o carro tinha tanto em rallyes, eventos ou na disposição do próprio Museu.

Por algumas décadas, este carro foi dado como desaparecido, especulando-se inclusive que tivesse sido exportado. No entanto, o carro esteve em posse da filha do Roberto Lee, que nesta data, efetuou a doação do "preferido" para que ele se juntasse ao restante do acervo. O bom filho, que à casa torna.

Abaixo, para mostrar o pedigree e a importância deste carro, uma fotografia dele em exposição no primeiro Salão do Automóvel, em 1960 !!

Vê-se que alguns penduricalhos foram aperfeiçoados posteriormente e é bem possível que alguma coisa não seja o original de 1911, porém, em nada tira o brilho e a importância deste exemplar histórico para o nosso acervo de automóveis antigos. Agora de volta ao MPAM do Roberto Lee. Parabéns a todos os envolvidos.



Foto de hoje, cedida pelo João Paulo Simonetti.

guilhermedicin@hotmail.com


8 comentários:

  1. Eric Elias Guimarães10 de maio de 2014 às 08:54

    Que bacana da parte da filha dele, e o carro esta em ótimo estado, exatamente como era quando o Roberto Lee andava nele!

    ResponderExcluir
  2. Gente ,
    é de se ficar muito feliz ao ver , pouco a pouco , o Museu de Caçapava trilhar seus primeiros passos à antiga glória!
    Congratulações aos que ajudaram ativamente para esses passos decisivos .
    E o AVA entre eles com destaque : parabéns Guilherme !
    Abraços.....Tato

    ResponderExcluir
  3. Roberto Lee tinha muitos amigos em Curitiba, inclusive restaurou alguns carros na Policar de Policarpo Mello e Filhos, com este carro esteve na Inauguração do Asfalto entre Matinhos e Caiobá no Litoral do Paraná - Prova Calhambeques no Asfalto - em 1966. Tenho foto, vide comentário em Facebook/Henrique Meister Neto.

    ResponderExcluir
  4. Rodando com Molas Sueden, as que nunca cedem !

    ResponderExcluir
  5. Nota que existem diversas diferenças entre o da decada de 60 e o atual.....
    Qual seria o mais próximo do original????

    Sem dúvida ele é o simbolo do Museu, seguido de perto do Tucker....(na minha opinião)

    Att,
    Barão

    ResponderExcluir
  6. Belo exemplar em nossas terras! Já encontrei outros modelos da mesma marca porém na Espanha. Algumas fotos em: http://www.jeep-reliquias.com/2013/08/hispano-suiza-68-hp-museu-roda-roda.html

    ResponderExcluir
  7. Eric Elias Guimarães23 de janeiro de 2015 às 12:08

    Olha, ate que com exceção das rodas, para-lamas, faróis e para choque traseiros, ele esta original, inclusive a mecânica, que esta em perfeito estado de funcionamento. Vale ressaltar que o Roberto Lee foi um herói ao restaurar esse carro entre as décadas de 50 e 70, pois naquela época alem ser dificil conseguir informações, as peças eram praticamente inexistentes para um modelo tão raro como esse, e de difícil reprodução.

    Aqui a comparação com um modelo todo original:
    http://citedelautomobile.com/en/collections/hispano-suiza-type-alphonse-xiii

    ResponderExcluir
  8. O motor dele tinha um mini compressor que se engatava uma mangueira e dava pra encher os pneus.

    ResponderExcluir