segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Agência Chevrolet 1948 ...


Enquanto os dois Pontiac's reluziam no salão da Agência de Campina Grande -PB (postagem abaixo), a Agência Chevrolet de Taquaritinga -SP recebia o modelo Chevrolet para 1948, com poucas modificações do modelo de 1947. Porém, a linha de utilitário havia sofrido grandes mudanças, sendo este os caminhões e picapes aqui conhecidos por "Boca de Sapo" e que venderam  muito!

Foto enviada pelo Leandro José de Oliveira.
guilhermedicin@hotmail.com

14 comentários:

  1. Gostaria de saber as diferenças visuais entre os modelos 47 e 48. Alguém pode me dizer? Olhando pelas fotos da internet não consegui ver nenhuma

    ResponderExcluir
  2. Ivan, para diferenciar os 1947 dos 1948 eu me guio pela grade frontal. O 1948 ganhou uma peça vertical no meio, enquanto que os de 1947 é composto apenas por peças horizontais. Veja este detalhe no google.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Guilherme.
      Era o que eu imaginava, mas é que quando digito no Google Imagens "Chevrolet 1947" aparece algumas imagens de modelos 1948 e isso me deixou em dúvida.
      Esse carro aparece em uma foto do meu avo, na Fernão Dias se não me engano, junto com o Mercedes Benz que dirigia. Gostaria de saber se não se interessa pela foto para futura postagem, se sim como faço para enviá-la pra você?

      Abraços desde Ilicínea MG.

      Excluir
    2. Faltou dizer que o Mercedes Benz era um caminhão.

      Excluir
    3. Ivan, manda pra eu ver. E-m: guilhermedicin@hotmail.com

      Excluir
  3. Nossa, eu sempre me perguntei isso, é a primeira vez que vejo diferença entre o 47 e o 48, mas sobre a carroceria, uma das mais bonitas foi a Aerosedan (1942-1948), uma antecessora da carroceria Fleetline (1949-1952).

    ResponderExcluir
  4. A linha Fleetline do Chevrolet surgiu em 1941 e consistia de 3 modelos: um sedan de 4 portas estilo "brougham" (4 janelas laterais e coluna C mais larga), um coupé conversível e um "fastback" 2 portas dito "AeroSedan". AGB

    ResponderExcluir
  5. A linha Fleetline do Chevrolet surgiu em 1941 e consistia de 3 modelos: um sedan de 4 portas estilo "brougham" (4 janelas laterais e coluna C mais larga), um coupé conversível e um "fastback" 2 portas dito "AeroSedan". AGB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado AGB,

      O Club Sedan (sedã de 5 janelas e com porta malas mais saliente) foi introduzido em 1941, mas o primeiro Fleetline (linha de frota, em uma tradução livre) foi o 1942, que já apresentou o Coupe Aerosedan.

      Excluir
    2. Saiu meio confuso.

      O que quero dizer é que em 1941 tinha um Fleetline Club Sedan (o sedã de porta malas saliente e de 5 janelas, ao invés das tradicionais 7).

      O primeiro Fleetline aerosedan (ou sport coupe ou fastback, como queiram) foi em 1942.

      sds.

      Excluir
    3. Esclarecendo: "fleet" em ingles quer dizer frota mas também significa ágil, veloz, esguio, elegante. Creio que esta é a acepção de Fleetline: linha veloz e elegante. Para 1941 a Chevrolet oferecia duas séries: Master Deluxe e Special Deluxe; no meio do ano esta última recebeu um sedan mais refinado, com 4 janelas laterais, coluna C alargada e mala mais saliente; este modelo foi denominado simplesmente Fleetline sedan. Em 1942 a subsérie Fleetline foi ampliada com um "fastback" de 2 portas chamado Aerosedan e o 4 portas foi designado Sportmaster Sedan. Eu falo em 4 janelas porque considero as ventarolas como integrantes dos vidros laterais. Mas nas linhas Master e Special essas aberturas de ventilação são completamente separadas, portanto existem 6 janelas. AGB

      Excluir
  6. seria muito interessante caso alguem tenha imagens semelhantes a essas de CADILAC, BUICK ou OLDSMOBILE para completar a sequencia de imagens...... alguem?

    ResponderExcluir
  7. Existem outras diferenças, os ornamentos do capô e do porta malas são diferentes. Os frisos laterais que servem de molduras para os vidros são diferentes e não mais envolvem cada janela. Mais um detalhe, a partir de determinado mês o Chevy 1948 ganha aros 15".

    A cor do auto, com boa margem de acerto, deve ser um verde claro ou cinza claro. Existia um bege, mas era mais usado nos conversíveis e coupês.

    Repare ainda que é uma auto bem espartano sem os famosos acessórios que a GM oferecia na linda CHverolet.
    Paulo

    ResponderExcluir