domingo, 21 de agosto de 2011

VW Kombi Luxo 1958 ...



Volkswagen Kombi 1.200, modelo Luxo, provavelmente 1958 pela ausência dos "poleiros de galinha" nos parachoques, que começou a sair em 1959.

A foto é em 1963, na cidade de Araçatuba -SP, num passeio a beira do rio Tietê.

À direita, com rádio na mão e óculos escuros, está o Walkyr Lourenço junto à Cath Lourenço, grávida do Walkyr de Oliveira Lourenço, que foi quem nos enviou a imagem!


12 comentários:

  1. De se notar tambem as rodas dessa Kombi Luxo, que não eram totalmente fechadas, tinham "rasgos" para ventilação dos freios.
    Com certeza era cinza em dois tons (cinza escuro e areia) e tinha as famosas bananinhas no lugar de piscas.
    Romeu

    ResponderExcluir
  2. Romeu, pra mim, as Kombi Luxo vinham em cores combinadas com o branco. ACHO que o Verde Areia apareceu em 1959 e era a cor clássica para as Standard.

    Até,

    ResponderExcluir
  3. Cinza cascalho com teto branco pérola...

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que não era totalmente branco.
    Quando eu disse areia, me referi a um branco (meio sujo), areia e não verde areia que era cor unica e não em dois tons
    Consultando agora a cartela de cores da VW para os anos de 59 a 61, encontrei para as Kombi Luxo a combinação de cores Cinza Escuro (1021) com Cinza Claro (1020).
    Romeu

    ResponderExcluir
  5. Romeu, ah bom... Daí, todos concordamos! heheh

    Prof., existe alguma tabela de cores para as Kombi brasileiras de 1957/58? Mostra pra gente.
    Romeu, quais as outras opções de cores para estes anos?
    Procurei e acho que estas informações não existem na internet.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Depois tem gente que me critica pro ser nostálgico ou saudosista demais. Vejam que maravilha essa foto. Um passeio às margens do Tietê em tempos em que aquele rio não era tão maltratado como hoje. Isso, sim, era qualidade de vida. Pena que o Rio Guaíba, aqui em Porto Alegre, esteja bastante degradado também. Espero que a coisa mude.
    E quanto à Kombi, simplesmente um charme. Linda a foto!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Tiago, meu nome é Renato Gomes . Estou restaurando uma kombi 58 , que com o passar dos anos ,vejo que tem muitas cores apos remover as anteriores , e inclusive outras latarias de cor bastante diferentes . Vi suas observações neste site, suponho que sejas do sul. Sou de Novo Hamburgo , Penso que podes me informar as cores desta kombi ¨s, tanto das modelo luxo quanto a stardart. Agradeço desde já. Abraço.

      Excluir
  7. Guilherme, a VW começou a pintar de Branco Perola (sem código) as Kombis Luxo (duas cores) somente a partir de 67.
    Entre 59 e 66 o Branco Perola tinha o codigo 087.
    Eu tenho anotações de algumas cores e anos da linha VW, que foram extraidas da revisa Bananinha editado em alguns anos pelo VW-Clube.
    São dados incompletos e segundo a própria revista, pedaços de papel recolhidos do lixo da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo.
    Romeu

    ResponderExcluir
  8. Cheguei a ver in loco e a andar em uma Kombi 1958, de cor verde e branco. O verde era um pouco mais claro do que o verde oliva. Kombi valente esta. Motor de 1200cc, 6 volts, muita força com caixa de marchas reduzida e diferencial reduzido. Uma dica para quem quer montar uma gaiola Off Road que tenha força de verdade. Diferencial de Kombi canela fina, com o pinhão e a coroa reduzidos. Miolo da caixa de câmbio do fusca 1200cc. Motor 1600 de dupla carburação. Tem que adaptar o volante da Kombi 1200cc e embreagem chapéu chinês. A rodagem aro 16 com 2 pneus FAT ( pneu dianteiro do trator Yanmar traçado ). Distribuidor eletrônico, cabos à prova de água e alternador. Bateria de 85 amperes, 5 faróis, sendo um de ré, 2 acima um pouquinho virados para os lados e dois na frente na altura do painel ( para evitar não pegar muito barro ). O resto é só curtição.

    ResponderExcluir
  9. Não querendo ser polêmico, mas meu pai teve uma destas em 64 ou 65 pelas minhas contas,lembro-me bem que era luxo (duas cores) inclusive usava-se na época abrir a lataria e colocar duas janelas laterais na quina traseira, uma de cada lado, para facilitar a visão lateral, este serviço foi feito na dele.
    Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Notem que no parachoque dianteiro tem um estribo possivelmente no meio entre as portas tem outros 2 estribos so que nao da para aparecer pois estao atras das pessoas na foto este estribo originais sao muito raros e foram fabricados pela metalurgica Wega. Eu tenho uma kombi 1959 e tem estes estribos da porta do meio.

      Excluir