sábado, 5 de dezembro de 2009

Coletânea VW OKm ...

Por tantas vezes aqui no blog apareceu fotos de carros zero quilômetro, sejam eles nas fábricas, nas cegonhas ou já nas concessionárias. E o pensamento que passa acho que é sempre o mesmo: que bom seria se eu pudesse ver isso (de novo, para os que já viram).



E é justamente o que aparece aqui nesse post. Carros OKm, ainda na montadora, porém a poucas semanas atrás!
Eu, que só me lembro no máximo dos Fusca Itamar OKm, também posso esperar o dia em que verei esses automóveis preservados pela VW do Brasil.



A preservação da história da indústria automobilística no Brasil, pelas próprias montadoras, vem sendo muito cobrada e discutida -e precisa ser ainda mais.
Aqui está uma manifestação de esforço e sensibilidade por parte da VW. Mantê-los e exibí-los é de grande contribuição para a nossa cultura nacional, embora a montadora (e as outras também) ainda tenha competência para formar uma coletânea ainda muito maior e expressiva.



Nas fotos acima, o raríssimo SP-1.
Aqui ao lado, uma Variant II e, abaixo, uma Brasília. Todos OKm, ainda na fábrica.



Fusca 1986, na cor Vermelho Fênix.






Essas fotos foram feitas pelo jornalista Marcus Lauria (http://carpointnews.blogspot.com/) na apresentação do novo VW CrossFox em 27 de Novembro de 2009, mas quem as enviou foi o colaborador Mário Buzian.



Aqui, Passat Pointer, Vermelho Tornado, ainda com os pneus Firestone S-660 -observa Buzian.



Conta-se que o SP-1, a Variant II, a Brasília e o Fusca foram "escondidas" por alguns funcionários da montadora durante anos, e com reformas de ampliação da planta da montadora, já muitos anos após sua fábricação, esses carros foram descobertos, e aí sim preservados.
E há ainda um Gol "chinesinho" pós 91 e um Gol GTi, mas não aparece nessas fotos.






Um Fusca Itamar conversível, do qual só foram feitas apenas 03 unidades.
Essa que podemos ver ainda com a VW, outra que foi oferecido ao presidente da Autolatina, Pierre Smedt; e outro que está com o Presidente Itamar Franco, em Juiz de Fora-MG.



Kombi Série Prata, despedida dos motores Boxer.



Abaixo, série comemorativa dos 50 anos da Kombi no Brasil... guilhermedicin@hotmail.com

2 comentários:

  1. Guinle.
    Até onde sei, a VW tem um belo acervo. Rezo - REZO!!! - para que a planta de SBC reserve um espaço para um museu aberto ao público, onde poderemos ver ao vivo todas essas belezas que fizeram parte da história da indústria automobilística brasileira.
    Ao que parece, a VW tem não só estes modelos de linha. Tem também alguns protótipos, tais como o do BY, aquele míni-compacto dos anos 80, feito na base do Gol, com banco traseiro regulável sobre trilhos (primazia que acabou sendo do Renault Twingo). Quem sabe meu querido VW "Pagão" (o tal jipe apresentado no Salão de '76) também esteja por lá. Abração, garoto! TL

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, sobre o Fusca conversível parece que ele foi doado ao Comandante Rolim da TAM, um famoso apaixonado por Fuscas, mas foi repatriado após sua morte.

    ResponderExcluir