sexta-feira, 15 de maio de 2009

+ 1º Fiat 147 ...

Quem tem apreciado as descobertas dos post's abaixo sobre o primeiro Fiat brasileiro, o Fiat 147 chassi 0001, com toda a certeza vai gostar dessa série de fotos; e se surpreender com os benefícios da internet, com a rapidez da informação, e sem falsa modéstia, da importância que esse nosso blog vem atingindo, seja no grande público visitante, seja nas preciosas descobertas, que sem dúvida alguma tem enriquecido e propagado a nossa cultura automobilística e antigomobilística.
Essas fotos me foram enviadas pelo "sulista" Mário Buzian, já colaborador desse blog há tempos.
-Na primeira foto, o "0001" ainda em fase de montagem, o primeiro monobloco Fiat do Brasil, na fábrica em Betim-MG, em Dezembro de 1975!
-Já na segunda, Presidente Juscelino kubitschek, analizando a histórica unidade.
Na foto acima, Presidente Geisel e o então governador mineiro, Aureliano Chaves em visita à primeira safra Fiat.
Abaixo, primeira cegonha saída da fábrica de Betim-MG.
Encontro de gerações: o chassi 0001, 1976, junto a uma Elba 1986 (zero quilômetro).
É entusiasmante a história desse automóvel, que foi salvo e permanece conservado intacto mesmo 23 anos depois desse comparativo ao lado ou 33 anos após a sua saída -inauguração- da linha de montagem.
Abaixo, linha de produção do Uno em 1985.
guilhermedicin@hotmail.com

7 comentários:

  1. Não é realmente estusismante ver um carro tão valioso em fase final de montagem, dez anos depois, e em fotos atuais, intacto! zero quilômetro!
    Está aqui uma prova contra o argumento de que o brasileiro não tem cultura. Temos sim. Aqui está uma parte dela.

    ResponderExcluir
  2. Especíalissima essas fotos. Principalmente a do Juscelino e o 147. Seria legal se aparecesse alguém daquela primeira foto, contando um pouco mais da história do carro. Uma pena que nunca ninguém aparece dizendo, "sou o cabeludo com a mão no capô e participei do projeto e blá blá blá"

    ResponderExcluir
  3. Realmente a Fiat teve muita,muita sorte...encontrou não só alguém abnegado,como também fanático pela marca,e mais,um visionário,que percebeu logo que valia a pena salvar esse momento histórico !!
    Palmas para nós,meus amigos !!!!

    ResponderExcluir
  4. Mario Buzian

    Parabéns pela envio dessas fotos raras.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Sidney,é sempre muito bom poder compartilhar imagens de nosso acervo com os amigos (você que o diga,rsrsrs !!!)
    Forte abraço do amigo e fã declarado !!!!

    Mário

    ResponderExcluir
  6. O Fiat 147 chassi 0001, foi vendido equivocadamente para Concessionária FIAT MILOCAR e esta em exposição em sua vitrine desde aquela época. Para quem quiser ver o carro ao vivo e a cores ele esta na Est Intendente Magalhães, 336 Campinho RJ. Detalhe a montadora já ofereceu 3 caminhões cegonha a escolha da Concessionária que recusou a oferta.

    Att,

    Charles Albert

    ResponderExcluir
  7. Tenho Fotos da Construção da Fabrica e ate da terraplanagem em 1973

    ResponderExcluir