As imagens foram feitas pelo Paulo Sallorenzo, fotógrafo profissional e mantenedor da agradávelRevista Ilustrada. Devido ao Paulo ser colaborador antigo do blog e figura rotineira no meu e-mail, tive a liberdade de inquirí-lo quanto à ausência de imagens de diversos outros carros do Museu -muito embora as fotos do primeiro post já tenham sido bastante abrangentes e sem dúvida alguma, a melhor cobertura disponível na internet. Muito gentil que é, prometeu-me que quando voltasse à Brasília completaria a série. E... cá está!
Falta o IBAP Democrata, que não estava presente no dia das fotos, mas todos os outros estão aqui nessa bela sequência de fotos de um profissional.
Museu do Automóvel de Brasília é quase um sinônimo do nome de seu idealizador e curador, José Roberto Nasser.
Nas três imagens acima, os Willys: Overland 1906, Whipet 1926 e Knight 1928.
Todos três foram adquiridos e restaurados pela Willys Overlando do Brasil para serem exibidos no Salão do Automóvel. Após o cumprimento dessa tarefa, foram cedidos ao pioneiro Roberto Lee e colocados em exposição no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas -MPAM- também conhecido por Museu Roberto Lee e Museu de Caçapava. Participaram durante anos de todo o esplendor que foi aquele Museu, e também conheceram o mofo, umidade e abandono a que o resto do Museu vem sendo subjulgado. O Willys Capeta é companheiro dessas unidades nessa história. Porém, mesmo com alguns ítens subtraídos (como os conjuntos ópticos) eles reaparecem triunfantes, rejuvenescidos e em exibição ao público no Museu do Automóvel de Brasília, graças ao trabalho de seu curador e para orgulho dos entusiastas antigomobilistas.
Só esses três Willys, com toda essa história, já vale a visita ao Museu. Mas, ainda há muito mais, como o Aero Willys 1962 abaixo, admiravelmente novo.
Acima, um Aero Willys 2.600 1963/64 que ainda não passou por um processo de restauração.
Abaixo, uma Simca Rallye 1963 na cor Azul Cleópatra, pouco vista. Evidentemente em processo de restauração. Em exposição, o trabalho do Maurício Morais mostrando desenhos relacionados à história da Simca no Brasil.
Abaixo, Chrysler GTX 1968 na cor Bronze Turbina.
Abaixo, Willys Executivo que foi o primeiro automóvel a receber a "placa preta"!
Acima, Ford Corcel .
Ford Landau Presidencial 1982. Essa unidade também participou de outro importante museu brasileiro, o Museu do Gálaxie em Novo Hamburgo-RS.
Alfa Romeo 1974.Mais um Alfa, este, do último modelo.
A sensibilidade do fotógrafo nos fazendo ver o Museu através do parabrisa de um DKW Candango.
Embora o enfoque principal do Museu de Brasília seja a produção nacional, veículos importados também podem ser vistos, como a picape Marta Rocha 1957.
Jaguar.guilhermedicin@hotmail.com
Guilherme, eu procurei muitas vezes por fotos decentes e em quantidade deste tão famoso Museu, sem sucesso. Até você começar a publicar estas, eu ignorava a beleza do acervo deles. Me quebou um galho, obrigado pela oportunidade. Abraço! Nik.
ResponderExcluirGuilherme, parabéns aos museus e, aos que, como você divulgam essas raridades.
ResponderExcluirUm abração.
A caminhonete Marta Rocha destoa muito do grupo e não está a altura dos outros carros em originalidade. Todo o resto é muito bonito. parabéns.
ResponderExcluirAntonio Marcos
Gui,
ResponderExcluirEspero que o Museu do Automóvel de Brasília não siga o caminho do Museu de Caçapava. As peças que estão em Brasília têm que ser preservadas com cuidado constante.
Parabéns, Gui, por mostrar essas raridades.
Hebert, são histórias completamente diferentes. Sem perigo.
ResponderExcluirPrezado Guilherme:
ResponderExcluirPrimeiro Caçapava, agora Brasilia:Será a Maldição do Willys Capeta???
Por favor, divulgue a petição de apoio ao museu:
http://www.peticaopublica.com/?pi=apoiomab
Abs.
.........sou facinado por carros antigos,gostaria muito de um dia visitar esse museu,não deixe que esa bela joia seja esquecida,nunca!!
ResponderExcluirsilvio DF
Muito legal essa coleção, Brasília precisa de empreendimentos bons como a quadra 500 que irá melhroar o trânsito do local para que assim possam andar melhor, vamos apoiar a quadra 500 do Sudoeste.
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