Esta empolgante foto ao lado é o que foi o "Museu do Gálaxie". Foi, porque após a morte de seu idealizador, desfarelou-se.
O fundador era Arno Berwanger, dono de concessionária Ford em Novo Hamburgo-RS (mais uma vez o Sul) chegou a ser responsável por 8% das vendas de Gálaxie&Cia em nível nacional, e por amor ao modelo passou a "guardá-los". Mais do que isso, salvá-los. Deu ao Gálaxie status de preservação da história com seu Museu.
O Museu contava com todas as oito opções de cores para o ano de seu lançamento (1967). Um Landau 1978, comemoração ford 80 anos, um Landau zero-quilômetro e mais um Landau presidencial (destaque), um chassis montado com mecânica (vê-se na parede ao fundo do prédio) entre outros, que no total contava com 22 exemplares.
Como é infelizmente comum, após a morte de seus curadores a família 'ferve' e no caso de colecionadores, quem sofre são os acervos. O Landau presidencial era cedido pela Ford, a partir de 1991, e hoje está na Fundação Memória do Automóvel, em Brasília-DF. Os outros carros certamente salvaram-se todos, mas o lamentável é que se tenha atingido o ápice com o Museu e depois tenha se dado um passo atrás.
No entanto a família Gálaxie ganhou um grupo movimentado e organizado, o "Amigos do Gálaxie", de onde aliás veio essa foto e as informações.
guilhermedicin@hotmail.com
O fundador era Arno Berwanger, dono de concessionária Ford em Novo Hamburgo-RS (mais uma vez o Sul) chegou a ser responsável por 8% das vendas de Gálaxie&Cia em nível nacional, e por amor ao modelo passou a "guardá-los". Mais do que isso, salvá-los. Deu ao Gálaxie status de preservação da história com seu Museu.
O Museu contava com todas as oito opções de cores para o ano de seu lançamento (1967). Um Landau 1978, comemoração ford 80 anos, um Landau zero-quilômetro e mais um Landau presidencial (destaque), um chassis montado com mecânica (vê-se na parede ao fundo do prédio) entre outros, que no total contava com 22 exemplares.
Como é infelizmente comum, após a morte de seus curadores a família 'ferve' e no caso de colecionadores, quem sofre são os acervos. O Landau presidencial era cedido pela Ford, a partir de 1991, e hoje está na Fundação Memória do Automóvel, em Brasília-DF. Os outros carros certamente salvaram-se todos, mas o lamentável é que se tenha atingido o ápice com o Museu e depois tenha se dado um passo atrás.
No entanto a família Gálaxie ganhou um grupo movimentado e organizado, o "Amigos do Gálaxie", de onde aliás veio essa foto e as informações.
guilhermedicin@hotmail.com
Assisti no Youtube alguns vídeo que mostram alguns cemitérios (ferro velho) onde se encontram vários Galaxies que estão simplesmente totalmente podres e irrecuperáveis. Porém, nota-se que existem algumas peças desses carros apodrecidos que poderiam ser aproveitadas para ajudar na restauração de algum Galaxie e ajudar na preservação do Galaxie. As oficinas especializadas em Galaxie e um grupo ou associação que defendem a preservação do Galaxie poderiam começar a ir nestes lugares e pegar todas as peças boas dos Galaxies e armazenar tudo isto num lugar. Depois quando alguém precisasse dessas peças, poderiam ser vendidas pelo correio. Divulguem está ideia e vamos ver se alguém pode se interessar por este assunto que seria um grande paço em direção da preservação dos últimos Galaxies que felizmente ainda existem no Brasil.
ResponderExcluirTenho um Galaxie Landau 1979 (cor: cinza executivo)
Ass. Herr Lord VAGNER LUIZ PIMPAO von BERSA.
Blog: lordpimpao.blogspot.com
E-mail: palhacinhopimpao@msn.com