Recebi essas fotos da Fundação Memória do Transporte, mais conhecida por Museu do Automóvel de Brasília, cujo o curador é José Roberto Nasser.
Essas imagens foram enviadas pelo fotógrafo profissional Paulo Sallorenzo, que em visita à cidade, teve de insistir com seu irmão (morador de Brasília) que ali havia um museu do gênero.
O Museu é bastante didático e com um acervo bastante diversificado. O Paulo Sallorenzo afirmou que foi muito bem recebido em sua visita, realizada nessa semana.
Nas primeiras fotos, é um Ford T 1919 com uma carroceria criado pelos irmãos Grassi. Entre tantas nomenclaturas que se dão aos encarroçadores de Mercedes, Packard e tudo mais, esse "T" leva uma carroceria especial produzida no Brasil mesmo, sendo então um exemplo da inventividade brasileira no que se refere ao automóvel. E esse espírito verde-amarelo é o que se vê em todo o acervo reunido na Fundação por seu curador.
Abaixo, outro "T", Phaeton 1926. Nas fotos abaixo, três automóveis de grande importância: Overland 1906 (em primeiro plano), Willys Whipet 1926 e Willys Knight 1928. Esses Willys fizeram parte do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, onde foram alvo de furto dos farois. Agora estão no Museu de Brasília, onde foram revitalizados e voltaram à exposição ao público.
Abaixo, um Amilcar 1924, francês.
Acima, o Willys Capeta.
Abaixo, alguns utilitários: Ford F-1 1951 e Rural Willys 1967.
Isabella Borgward.
Abaixo, um contraste que poderia ser visto nas ruas brasileiras dos anos sessenta: um pequeno Dauphine ao lado de um grande Cadillac 1954. "Jipe" DKW Candango.
O esportivo DKW Malzoni. Dois importantes nacionais da FNM: acima, o FNM 2.000 TIMB de 1968; abaixo, o Onça, de 1967.
Simca Tufão, originalíssima.
Abaixo, um Brasinca GT 4200 1965.Questionei o Paulo Sallorenzo quanto à ausência de fotos de outras unidades do Museu, como o Democrata, o Willys Executivo, a GTX 1968, a Simca Rallye 1963 em fase de restaurações e outros mais... O Paulo disse que voltará à Brasília no próximo mês e daí completará essa cobertura para a gente. Por esse motivo, deixo muitos comentários sobre esse rico acervo para uma próxima ocasião. Ficam as belas fotos de um fotógrafo profissional nesse importante museu brasileiro.
guilhermedicin@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse Uirapuru era vermelho! Já vi esse Onça de perto, restauração primorosa.
ResponderExcluirEsse Willys Knight que estava no Museu em Caçapava participou de um filme nos anos 70/80 "Meu pé de laranja lima", aparece o auto em todos os detalhes, inclusive um sino que tinha na frente do radiador para espantar o bois das estradas rs rs.
ResponderExcluirPaulo
Como é que estes carros foram retirados do Museu de Cacapava-SP?
ResponderExcluirMoro em Taubaté e frequentei o museu no início dos anos 80. Era o Museu de Antiguidades Mecanicas de Cacapava...Uma verdadeira aula de história...Depois, o abandono...
Me alegro em ver esses exemplares fora daquele galpão em ruínas...quem sabe se alguma mente iluminada salva o que sobrou.
o brasinca era realmente vermelho. apenas, por observação do boris feldman com relação ao ângulo de uma curva no para-lamas, quando foi feito o serviço apareceram "n" mãos de tinta e as últimas eram ocre e verde clara metálica. consultei um dos envolvidos na produção que esclareceu: ocre era cor do fundo. e havia um verde claro metálico. pedi que ele fosse a uma loja de tintas e visse qual era a mais assemelhada 'a de época.
ResponderExcluirsegundo informou, era esta. daí a volta 'ao cor original.
de fato o willys knight possuia um imponente grupo óptico, 'a altura de sua classe superior. lamentavelmente os faróis principais, os auxiliares, os píscas, as buzinas, incluindo o mencionado sininho, foram arrancados no museu de caçapava.
ResponderExcluirGostei mesmo foi do raríssimo Willys Capeta e da Willys Rural 1967 que estão ótimos!
ResponderExcluirEste Museu mostra toda a competencia do seu curador, um grande batalhador em recuperar carros representativos no nosso Brasil.
ResponderExcluirE uma gramde pena que o Rio nao tenha um Museu, faltam pessoas como Roberto Nasser.
É sempre motivo de satisfação visitar a sua página. Parabéns pelas belas postagens. Abraços.
ResponderExcluir