segunda-feira, 12 de julho de 2010

Estúdio Ford - Willys : Corcel 1968 ...

Fotos do estúdio de desenvolvimento de projetos da Ford-Willys em 1968!

Muito provavelmente esta é uma das dez unidades pré-série produzidas do Ford Corcel.

Interessante reparar que os parachoques são de uma única lâmina, ao contrário doque foi colocado em produção, em três partes o traseiro e duas o dianteiro. E repare também que mesmo sendo o modelo Luxo não estava usando os batentes nos parachoques e, não existe luz de placa no parachoque traseiro!

Outro detalhe interessante é que o escrito "Corcel" era previsto para ser na lateral (riscado à caneta na imagem abaixo) e o escrito "FORD" vinha na traseira, mas no lado direito do carro. Quando colocado em produção, o escrito "FORD" passou a ser no centro da tampa traseira e o mesmo escrito "Corcel" na parte direita da traseira do carro.

Mas isso não é tudo! Mais interessante que o próprio Corcel em fase final de gestação, essas fotos da intimidade Ford-Willys mostram uma outra coisa muito, mas muito mais interessante! Eu acho que vocês logo irão descobrir, mas eu só conto amanhã!!
guilhermedicin@hotmail.com

20 comentários:

  1. Interessante a maquete do capeta e do Interlagos ali no cantinho nas 2 primeiras fotos. Agora uma coisa que não entendi, na terceira foto tem 2 desenhos pregados na parede perto do ventilador, que carro é aquele?

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  2. Interessante a disposição das lentes das lanternas traseiras...

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  3. ha!! eu sei, tá ali no fundo hehehe... tenho essas fotos, são parte da época de ouro da história da nossa indústria automobilística....

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  4. Fantástico, Guilherme!
    Alguém sabe dizer o que são aquelas miniaturas? Estudos de estilo?

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  5. Sério cara, esta é a foto mais sensacional que eu já vi sobre carros,e o detalhe da foto mais impressionante e que "quase" passariam despercebidos seriam os três lindos mocapes...

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  6. A curiosidade seriam os modelos do esportivo "capeta" sobre a estante?
    Vecchio

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  7. Espetacular material. Eu queria ter aqueles modelos em escala do Interlagos, principalmente o com vidro lateral diferente.
    Grande abraço!
    Caruso

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  8. O Corcel nasceu como Projeto "M" na Willys, antes de ser comprado pela Ford.
    E realmente era bem esquisito aquele "Corcel" colocado no paralamas traseiro.
    Mas as laminas inteiriças eram mais bonitas do que as que foram lançadas no carro definitivo.
    Romeu

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  9. Guilherme, aqui em Stº Antonio tem um desses, bem inteiro até, que tem várias peças e a chave de ignição com logotipo Willys,não notei se o parachoque traseiro é inteiriço apenas o dianteiro, pois tenho uma foto dele de frente.
    A "intimidade" a que se refere seria a placa WO?

    Marcelo.

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  10. Além das miniaturas, chama a atenção a cor das lanternas de posição dianteiras, aparentemente em estudo se seriam cristal ou âmbar. Fantásticas fotos históricas.
    Marcelo, envie para o Guilherme essa foto com o parachoque inteiriço. Se for original do carro, pode ser um dos modelos pré-série e merece ser investigado...
    Irapuã

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  11. Na verdade o FORD Corcel foi lançado sem garras nos para-choques. Provavelmente foram lançadas no ano seguinte, em 1969.

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  12. Eu tenho um protópito igual a este, o numero 3 fabricado, foi tirado por funcionário da ford willys. Duvidas pergunte! hemail ( rubensilva123@hotmail.com ) se preferir ligue ( 15 ) 3012-6580.
    A braços! Rubens.

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    1. tenho peças e assessórios encaixotados, que foram compradas nos últimos 35 anos, equivalente a 20 corcéis, duvidas liguem perguntem, estou as ordens, sou aposentado, tenho todo tempo do mundo, tenho um proto pito igual a este o numero 3 fabricado Grande abraço! Rubens. ( 15 )-3019-3142

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  13. Guilherme, sou segundo dono do corcel, ele foi retirado pelo Sr.Carlos, um antigo funcionário que trabalhou na Ford Willys de 1965 até 1995, foi Ele quem retirou o protópito de cor verde aqua.
    É uma jóia preciosa, acredito não ter outro no Brasil. algumas particularidades, painel todo moldado em chapa com alta performace não tem aquele bigode na parte de cima entre o painel e o vidro do parabrisa, que era feito de madeira espuma e corvin como os demais, botões do painel são graudos cromados cheios de fresadinhos em riscos esculturais igual do galaxie 1967, pedais do freio e embreagem são quadrados diferentes dos demais que são retangulares, manivela de levantar o vidro é cromada e o botão onde pegamos com o dedo para erguer o vidro é de jacaranda e preto, nos demais corceis são de plastico etc.
    Tudo isto ajuda o protópito, diferenciar dos demais corceis além de custar muito caro, na oportunidade mandarei fotos.
    Abraços, Rubens.

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  14. Puxa vida... Lembro como se fosse hoje, o meu pai contando que ele e a equipe, que trabalhavam na Willys, deram um duro danado pra montar o Corcel (na época, ainda da Willys) para o Salão do Automóvel...
    E ver que, de tudo o que ele passou, só sobrou história.

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  15. Interessante é saber que meu pai, que trabalhou na Willys até 1972, me contava que ele e a equipe de montagem, trabalharam dia e noite para preparar um carro para a exposição no Salão do Automóvel em São Paulo. Ele dizia que, para a feira, o carro não precisava "funcionar de verdade", então encaixaram as peças, o motor estava desconectado do câmbio e, muitas das partes internas foram "amarradas" com arames...
    E, disso tudo, só sobrou história...

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  16. Interessante notar são os pneus radiais Pirelli Cinturato 165 R13 que acabaram não equipando a maioria das unidades vendidas no lançamento do carro devido, provavelmente, ao custo bem maior desse tipo de pneu naquela época. A maioria dos Corcel comercializados saíram com pneus diagonais Firestone Campeão Supremo 165 x 13 série 80 (a altura da lateral corresponde a 80% da largura da banda de rodagem).

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. Meu pai tem um 1969 duas portas impecavel

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