terça-feira, 27 de julho de 2010

História da Ford no Brasil: Thunderbird , Fairlane, Edsel e F-100 ...

Já era pra eu ter me acostumado com fotos alucinantes iguais a essas, mas não, ainda fico eufórico em divulgar imagens assim: ineditíssimas (e que certamente jamais seriam divulgadas não fosse esse nosso blógue), muito agradáveis de ver e de grande valor histórico e cultural.

Essas fotos foram enviadas pelo Clodoaldo J. Francez, que as conseguiu com o Sr. José Zamboni após ter apresentado-lhe o AntigosVerdeAmarelo. O Sr. Zamboni foi funcionário da Ford e guardou consigo essas fotos durante todos esses anos e agora está aqui para nosso estudo e admiração.

A primeira imagem é da Concessionária Ford "Irmãos Notari" em Itapetininga-SP. Não sei se o Sr. Zamboni aparece na foto. Além do luminoso "Ford" não deixem de notar o quadro pendurado na parede dentro da concessionária com ilustrações de diversos modelos Ford entre 1952/1954.

Abaixo, outra concessionária Ford, a Sonnervig na Av. Ipiranga em São Paulo-SP. O carro é nada mais, nada menos que um Ford Thunderbird 1955 zerinho zerinho, ainda no show-room da concessionária! Acima, uma Ford Station Wagon 1957. Linda.

Abaixo, carros reunidos em frente a fachada da fábrica da Ford no Ipiranga, em São Paulo.O primeiro à esquerda é um Lincoln Premiere 1956, ao lado dele, um Mércury e mais seis Ford Fairlane, mais um Edsel e de novo mais oito Fairlane, todos modelo 1959 -ano da foto.

(Vejam também as Ford F-100 em frente ao mesmo prédio, mas em 1960: Ford F-100 1960 ). Foto do diretor da Ford no lançamento do Fairlane para 1959. Sensacional esses registros!

Abaixo, pose junto ao Ford Edsel também em frente a fábrica da Ford no Ipiranga. Acima, a picape Ford F-100 (fabricação nacional) em uma foto para fins publicitários em uma fazenda em Limeira-SP. Reparem que ela está com a placa decorativa "1959" idêntica a do Ford Fairlane.

Muito obrigado ao Clodoaldo J. Francez e Sr. José Zamboni.

guilhermedicin@hotmail.com

6 comentários:

  1. Fotos realmente espetaculares. Registro de uma época em que as importações de veículos no Brasil já estavam minguadas.

    ResponderExcluir
  2. Grandes fotos Guilherme e maravilhosas imagens.
    Ainda bem que elas foram muito bem guardadas durante todos esses anos.
    Depois dá uma olhada no blog, para você ver umas fotos antigas de uma extinta concessionária Chevrolet aqui da cidade a konrath Willrich S.A., tem uma foto da década de trinta com duas bombas de combustível daquelas que você gosta. E também umas fotos inéditas da lançamento do Opala 69.
    Valeu e até mais.
    Att: Maurício

    ResponderExcluir
  3. Galera,
    Podem me ajudar, como posso saber se uma F100 do ano de 1980 saiu originalmente com motor V8 ou 4 CC, a alguma informação no numero do chassi ou placa de indentificação?

    Tarcizo
    tarcizogf2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gui, concordo contigo. Essas fotos são valiosas, pela nitidez e pelo registro histórico. Por isto, não só de deixam eufórico.Nos emocionam também.
    Abraço,
    Hebert

    ResponderExcluir
  5. Meus cumprimentos a todos!
    Lembro-me do nome do Sr. Zamboni. Meu pai falava nele. Meu pai (Humberto Jardim) trabalhou na Ford na fábrica do Ipiranga a partir de 29 de outubro de 1956, quando era FORD MOTOR COMPANY, EXPORTS, INC. Tenho uma foto com a turma toda que trabalhava no final da linha de montagem realizando a primeira volta com o veículo recém montado. A foto mostra a F100 número 100.000. Vou publicar a foto ainda hoje em uma comunidade do Orkut que chamarei de Humberto Jardim 1920-1978. Quem sabe conseguimos identificar as pessoas?
    Saudações
    Osmar Jardim - Curitiba.

    ResponderExcluir
  6. sou um fanatico adimirador da ford,se deus me desse o prazer de conhecer a ford em s paulo ja passei muito em frente pois sou camioneiro e filho de camioneiro estou ja aos 60 anos sei muita coisa sobre os saudosos roquete como se chamava os v8 da ford. um dia vou ser feliz indo ate a fabrica. martins

    ResponderExcluir