Durante a II Guerra mundial ocorreu a escassez de bens estratégicos, como a gasolina.
Sendo assim, recorreu-se à combustão por gasogênio (vale lembrar que ainda não havia sido criada a Petrobrás).
A foto, tirada no Rio de Janeiro-RJ em primeiro de Janeiro de 1943, mostra muito bem os equipamentos instalados nos automóveis.
O conversível (primeiro à esquerda) é um Ford 1941. Depois, Chevrolet, Ford e Pontiac.
guilhermedicin@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Guilherme!
ResponderExcluirGostei muito desse post. O assunto do gasogênio é um de meus preferidos. Pena que esse aparato todo tornou-se quase extinto. Gostaria de ver um pessoalmente um dia. E, saiba que, mesmo não comentando muito, estou sempre aqui, diariamente, lendo seu blog. Está de parabéns! Sempre trazendo elementos curiosos e fatos históricos importantes. Forte abraço!
Tiago OLiveira - Porto Alegre/RS.
Muito obrigado Tiago, é sempre bom ler depoimentos como esse seu. Essa postagem é um "gancho" para outro que virá daqui uns dias como uma curiosidade.
ResponderExcluirGrande abraço,
Mais um!
ResponderExcluirSou outro que "passa" todo dia por aqui e sempre fico encantando com as fotos e os textos publicados.Parabéns, Guilherme!
Fábio - Porto Alegre/RS.
Guilherme
ResponderExcluirNUm dia primeiro de janeiro o distinto cidadão estava usando um elegante sobretudo.
Devia ser londrino gozando o calor do Rio de Janeiro
Paulo Sallorenzo
Parece-me mais um distinto cidadão protegendo-se de eventual chuva com uma capa de "shantung", um chapéu Ramenzoni impermeável e um guard-chuva no braço direito.AGB
ResponderExcluira uns anos atrás eu tinha vontade de montar um gasogênio, mais por curiosidade que por ter uma utilidade prática... a propósito: durante a década de 70 chegaram a ser feitas algumas tentativas de reabilitar o uso do gasogênio, tanto na europa quanto no brasil...
ResponderExcluir