quarta-feira, 21 de julho de 2010

Agência Ford Garage - Officina de Concertos ...

Um dos meus gêneros preferidos: as "agências"!
Nessas fotos, a Agência Ford da cidade de Ribeirão Bonito-SP.

Acima, um "caminhão" Ford TT com basculante: show! E era vendido assim mesmo, só o "torpedo" e o comprador que se virasse com a carroceria que lhe fosse conveniente. Vejam ao fundo o prédio ainda é pequeno e traz os dizeres: Agência Ford Garage - Officina de Concertos. Belezinha esse TT.

Abaixo, já alguns anos depois. Ainda é o mesmo prédio, mas já expandido. Reparem que nessa primeira foto ainda não está na calçada a imprescindível bomba de gasolina coqueiro e, com toda a certeza é da época em que "gazolina" era vendida em lata. Os dizeres dão todo o glamour: Agência Ford - Officina de Concertos & Garage. Acima da porta tem uma gravura do modelo T. No muro está escrito: LINCOLN - FORD - TRATORES (provavelmente). Há uns dias falamos sobre a "popularidade" dos Lincoln em Carros da Fazenda , Automóveis de São Paulo & Exposição de Lincoln , São Paulo anos 20 .
Nas duas imagens acima, a bomba de gasolina já está na calçada. A placa com a assinatura "Ford", o modelo A OKm, a pedra da calçada desgastada para melhorar a subida dos autos... A bandeira norte-america hasteada junto à brasileira.

Abaixo, o interior da Agência Ford: o retrato de Henry Ford na parede, toda a munição de peças para reposição e claro, o próprio Ford A à espera de seu primeiro dono.

A Officina da Garage Ford.

Vejam como a cultura antigomobilística brasileira é densa. E pensar que esses Ford foram montados nessa Fábrica da Ford no Brasil .

guilhermedicin@hotmail.com

4 comentários:

  1. Belíssimas fotos Guilherme!
    Resgatar a história e as imagens das antigas concessionárias é algo muito bom.
    Tomara que mais fotos apareçam daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  2. Fico aqui pensando onde o Guilherme consegue fotos/documentos históricos como esses...
    Parabéns!
    Trabalho de resgate da memória automibilística brasileira como nunca vi reunida num só lugar.
    Fenomenal!!!
    São aulas diárias de história documentada!

    Irapuã

    ResponderExcluir
  3. Que fotos, velho. Que fotos!!
    Será que existe o prédio ainda para tirar uma foto atual?

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. Faltou precisar o ano.Principalmente da primeira foto, que é do fundo do baú.É muito antigamente.Legal aquela cerquinha de madeira.Na primeira eram 2 portas na lateral da officina.E a coisa foi evoluindo.Primórdios.Valeu.

    ResponderExcluir