quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mércury 1951 na praia ...


Mércury 1951...
Está na praia da cidade de Rio Grande-RS.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Wartburg - Alemanha Oriental ...

Alargando horizontes.

Saindo do trivial do AntigosVerdeAmarelo (que já é muuuuuita coisa!), aqui temos a oportunidade de apreciar imagens de época do Wartburg, produzido na Alemanha Oriental. Esclareço que não tenho muita propriedade para falar do assunto, mas tenho hábito de gostar de tudo o que conheço, e já estou adorando esse carrinho.

No entanto, a história desses raríssimos postais da fábrica eu posso contar.
No início dos anos sessenta, o Oscar Armando Baldoni era um jovem de 20 anos, apaixonado por automóveis e recém formado em "Técnico em Automotores" na Argentina, mas vindo logo depois para São Paulo.

Apaixonado que era, com sede de conhecimento e bastante ousadia, escreveu carta à todas as montadoras do mundo, "literalmente" -diz ele.

No dia 03 de Outubro de 1960 ele escreveu para: "Wartburg, Eisenach, Alemannia Oriental", e enviou no dia 14/10. Recebeu resposta pouco mais de um mês depois e as retirou no dia 24 de Novembro de 1960.

Exatamente essas fotos que ele guardou por 50 anos e agora nos envia: "Incrível como passa o tempo. Meio século, quase sem sentir e reparo que o material passa a ser raridade. Não sou egoísta e gostaria de compartilhar com todos os que valorem estas coisas", disse. Também disse outras coisas sobre mim e o blog, mas por modéstia vou guardar só comigo.

Meu foco principal não são os carros, mas as raras imagens e a história delas. Vocês devem imaginar, assim como eu, o material que ainda está por vir: "Um dos poucos que não responderam foi a Rolls-Royce" -lamenta.

Oscar Armando Baldoni , obrigado.guilhermedicin@hotmail.com

Ford Escort Ghia 1985 ...


Ford Escort Ghia 1985, à álcool, em uma das cores mais bonitas para o modelo Ghia.
A foto foi enviada pelo Oscar Armando Baldoni e o escortinho foi o último carro de seu pai, que dirigiu até os 88 anos de idade.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ford Escort XR-3 subindo na cegonha ...


Foto do carregamento de cegonhas em São Bernardo do Campo-SP, em 1985.
Em destque, um Escort XR-3 zerinho, zerinho!

domingo, 27 de junho de 2010

Simca C 00.047 ...

A arte de colecionar automóveis antigos no Brasil evoluiu a tal ponto de se levar em consideração as informações contidas nas plaquetas e também o número de série dos carros. Esse quesito é muito comum no colecionismo exterior, mas tenho a franca impressão de que no Brasil, a importância à esses aspectos é bastante recente, talvez a difusão da internet seja o marco correto para essa disseminação do conceito.

Para ilustrar a questão, existe na internet um cadastro nacional de Simcas, com um total de 272 chassis. Esse cadastramento seria impossível anos atrás.

www.simca.com.br/cadastro/index.html

Daí, tanta relevância à descoberta do Alexandre Goerl. Ele descobriu recentemente no Rio Grande do Sul a Simca Chambord com o menor número de série que se tem notícia! É essa das fotos e pertence ao Jair Streck. Ainda com mecânica original e até bem preservada, ela é de chassis 00.047! A sobrevivente mais antiga em mais de 50.000 Simcas produzidas no Brasil.

As Simca também podem ser usadas como exemplo de outro fenômeno de evolução do antigomobilismo nacional. Até anos atrás, não existia rigor na fidelidade das cores de carros antigos, sendo esse quesito ignorado. Agora ele torna-se primordial em qualquer restauração. A cor dessa Simca Chambord 1959 é "Azul Noite de Verão". E ninguém se preocupava com isso até alguns anos atrás. Acredito que estamos a caminho da excelência em matéria de carros antigos.
guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 26 de junho de 2010

Hupmobile 1924 ...

Fazia tempo que não aparecia uma charada como essa.

O Rui Pastor nos enviou essas fotos em que seu avô, Atila Pesatori, aparece junto a um carro na cidade de Santos ou São Vicente-SP e foi logo avisando: "Não pergunte qual é a marca do carro pois nem meu pai conseguiu lembrar..."

Na primeira foto, em que o avô do Rui é o terceiro da esquerda para a direita, tenho a impressão de que os três automóveis são do mesmo modelo. Teriam os três autos sido comprados juntos, e motivo para uma fotografia? Já na segunda foto, o carro aparece muito bem. Mas qual seria o modelo, já que não aparece nada escrito, e o carro não traz nenhuma característica marcante?

O meu palpite inicial foi de "Oldsmobile", mas o google me mostrou que não era. Daí o meu segundo palpite foi "Hupmobile", e é!
Acho que o meu consciente não soube interpretar a primeira mensagem do meu subconsciente. Ainda tirei a prova com o amigo João Gazineu, que endossou o meu diagnóstico. Escrevi ao Rui anunciando a descoberta, que me respondeu: "Minha avó falava desta marca continuamente. Só pode ser essa!"

Fotos bonitas, um imponente carro: Hupmobile.
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Auto Comercial Volta Redonda LTDA ...

Nas fotos do post anterior, nós vimos a Batida: GMC x Austin na cidade de Volta Redonda-RJ e, ao fundo, apareceu o Auto Comercial Volta Redonda LTDA.

Pois bem, como a cultura do automóvel vai muito mais além que o próprio automóvel, aqui no nosso blog exploramos todos os ricos aspectos. E os postos de gasolina e de manutenção é um desses aspectos.

Nessas fotos aparecem a infra-estrutura do Auto Comercial Volta Redonda LTDA, posto Atlantic, em fotos aéreas entre 1968 e 1971. E o posto ficava pertinho da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

Muito bonito os letreiros "ATLANTIC" e todo o prédio. Cenário tudo a ver com carros antigos.
Essas fotos também foram enviadas pelo Eustáquio Geraldo Nardini.
guilhermedicin@hotmail.com

Batida: GMC x Austin ...

Batida feia na cidade de Volta Redonda-RJ.
Um caminhão GMC atingiu um Austin. Pelo jeito o GMC só desfigurou o paralama esquerdo, enquanto que o frágil Austin... E os curiosos se juntam, como de costume.

Como nada nos passa despercebido, vejam no fundo da foto acima, que interassante o "Auto Comercial Volta Redonda LTDA". É um grande posto Atlantic! E aparecem diversos caminhões de marcas diferentes: Studebaker (extrema direita da foto, quase coberto pelas folhas da árvore), Dodge (ou Fargo), Internacional, F-6 e... um automóvel Pontiac Fleetline!

Essas fotos foram enviadas pelo Eustáquio Geraldo Nardini.
guilhermedicin@hotmail.com

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Trânsito verde amarelo ...


Trânsito muito agradável na São Paulo dos anos sessenta. É o retorno pela São João em direção à Praça Antônio Prado.
Em um único instante de uma foto: Chevrolet 1939, Vw Fusca, Kombi, Studebaker 1950 (um carro bastante raro, por sinal). Mais pro fundo aparece um Cadillac, talvez 1954. Atrás do Chevrolet 1939, que carro será? Parece que vejo um Thunderbird...

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pick-up Chevrolet C-14 1964 ...

Raras imagens de uma bonita picape nacional. É a Chevrolet C-14, de 1964.
Ela foi projetada apenas para o mercado brasileiro e tem um desenho muito bonito e harmonioso, tanto é que durou até os anos oitenta (C-10, D-10) com leves alterações cosméticas. Essa é da primeira geração: quatro farois, painel diferente das demais, combinação em duas cores...

Essas imagens foram enviadas pelo Navarro Heitor Zonta, e são publicidades de época da mesma concessionária na qual seu pai adquiriu uma picape C-14 1964 OKm.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chevrolet Corvette 1957 ...


Foto antiga de um Corvette 1957 no Brasil!
A foto foi feita em um domingo -dia de missa-, no pátio do Colégio Santa Maria, na cidade de Curitiba-PR.
Ao volante está Luiz Fernando Seiler Bettega junto a um primo.
Quem nos enviou essa preciosa imagem foi o Luiz Bettega, filho do dono do carro, que nos dá as características: Essa Corvette era na cor preta, com contraste na cor prata, interior vermelho e capota conversível de pano branco. Era equipada com o motor Chevrolet 283cid V-8, com 2 quadri-jets e câmbio automático PowerGlide. Além disto, tinha a antena do rádio elétrica e o acionamento da capota era também elétrica, um raríssimo opcional.
Outro detalhe que nos chama a atenção é a placa: "Curitiba-PR 4 - 21" e o Luiz Bettega avisa: ela ainda está presente em nossa garagem, fazendo companhia aos números 8 e 7-17! O Corvette porém, foi vendido por volta de 1959...
Uma pequena amostra da garagem do Luiz Bettega pode ser vista em Ford conversível 1946 , e ainda tem muito mais!
E esse Corvette maravilhoso, será que sobreviveu?

domingo, 20 de junho de 2010

Opel Olympia no Rio de Janeiro-RJ ...


Recentemente apareceu aqui no blog o Packard 1948 que chamou a atenção pela placa com "Distrito Federal".
Daí o Rui Pastor enviou essa imagem de um Opel Olympia, talvez 1935 ou 1936, que pertencia a um primo de sua mãe também com a placa do "Distrito Federal".
O Opel é um alemãozinho de concepção bastante simples e até bem bonitinho. Existe a história de um modelo 1936 que chegou ao Brasil vindo de Zeppellin, em 1936.
guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 19 de junho de 2010

Volkswagen Sedan 1950 -Sabrico ...

A história do Volkswagen Sedan é muito contada e recontada em todo o mundo, com diversos vai e vem de como nasceu, seu envolvimento com a II Guerra, Hitler e por aí vai... Mas no que diz respeito à história do Vw Sedan no Brasil, a ausência de documentação e de pesquisas nesse sentido abre algumas lacunas históricas.

A história do Primeiro Fusca brasileiro já é cheia de alguns mistérios. Quando pode-se chamá-lo de "brasileiro" (1959 ou 1960?) e quais as características dele? como maçanetas e volante, por exemplo.

Outras pequenas dúvidas são de quando e como os Volkswagen chegaram ao nosso País. Há indícios de que aportaram por aqui já em 1949, vindos de um lote que não obteve sucesso nos EUA e daí trazidos ao Brasil. Mas sua chegada oficial foi no segundo semestre de 1950 e contaram com algumas unidades da Kombi também.

A responsável pela importação dos Volkswagen foi a Brasmotor, empresa nacional que fazia a importação também de Dodge, De Soto, Chrysler, Plymouth e Fargo.

A história fica interessante pra gente porque a primeira agência a revender o Volkswagen Sedan em 1950 foi a... SABRICO ! Pois vejam, a concessionária que o Antigos Verde Amarelo apresentou nas duas postagens abaixo já durante os anos 60, foi a primeira firma a revender o besouro no Brasil!

A Sabrico era uma concessionária controlada pela Brasmotor, e a primeira imagem mostra um desses primeiros Vw 1950 num show-room da Sabrico. Quantos Volkswagen foram importados em 1950, entre Sedan e Kombi? E em 1951? 1952? Será que existem mais fotos? Quanto deles existem atualmente?

A foto abaixo, mostra um Vw Sedan 1950 nos dias de hoje, restauradíssimo! Fatalmente vendido pela Sabrico, será que estava no mesmo show-room da foto antiga? Será o mesmo?!
O proprietário é Julio Fachim e a foto está no antigomoveis/ do Dr. Luís Augusto Malta.

O automóvel no Brasil tem muita história, precisamos contá-la e depois de conhecê-las, será impossível ver os carros da mesma maneira.
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Concessionária Volkswagen nos anos 60 - SABRICO ...2

Mais fotos incríveis da concessionária Volkswagen em São Paulo-SP -a Sabrico-, em um grande complexo voltado ao automóvel.

Essas fotos são de um encarte produzido pela própria concessionária e distribuído aos seu clientes e potenciais clientes na época; e completam as fotos mostradas no post anterior: Concessionária Volkswagen nos anos 60 - SABRICO ... .

Elas foram enviadas pelo Eduardo Tonin e, com a participação do Dario Faria.

Ontem, nós vimos toda a fachada da parte externa, a entrada, parte da vitrine e o pátio. Hoje, nós vamos conhecer o interior de toda essa estrutura. Na primeira foto, a recepção. Na segunda, amplas e confortáveis acomodações.

Na foto abaixo, as maiores atrações de nossa visita virtual: uma dupla de Vw OKm: Um Karmann-Ghia e um Vw Sedan!

-Imagine-se caminhando por esse salão, apreciando pessoalmente esses simpáticos carrinhos... eu até colocaria a cabeça dentro do interior deles para admirar o painel e sentir o cheirinho do novo.
Auto peças! Na vitrine: farois de milha, batente dos parachoques, grelha da churrasqueira e sobre o balcão, calotas e sobre aro.
Escola de treinamento. Vejam que interessante.
E... a oficina!
Na foto abaixo, atenção na Kombi Pick-up no corredor, pois não é a brasileira (que passou a ser produzida apenas em 1967 no Brasil) é a alemã!
As fotos são riquíssimas, um agradável passeio por uma concessionária Volkswagen dos anos sessenta.
guilhermedicin@hotmail.com

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Concessionária Volkswagen nos anos 60 - SABRICO ...


Tem surgido muitas fotos de concessionárias brasileiras aqui no nosso blog. Já faz muito tempo que eu deixei de tentar eleger as mais bonitas, todas são incríveis!

Hoje, lhes apresento a primeira série de fotos de uma das maiores concessionárias da Volkswagen no Brasil durante os anos sessenta, pelo menos. Como sempre, a riqueza de informações, a beleza dos autos OKm e o gostinho de volta ao passado com resgate cultural estão sempre presente!

O imponente prédio é o da concessionária SABRICO -S/A Brasileira de Intercâmbio Comercial- em São Paulo-SP. E se diz, "O mais antigo revendedor Volkswagen no Brasil"!

Essas fotos fazem parte de um livreto promocional que a loja fez para distribuir aos seus clientes na época.

Quem possui o livro de fotos guardado é o Eduardo Tonin que, por intermédio e auxílio do Dario Faria, o compartilha com todos nós. Aos dois, meu obrigado.

A primeira foto traz a vista geral de toda a imponência da Sabrico.
Impressionante. 8.922 metros quatrados de área construída! Mais 6.090 metros quadrados de pátio!

Um grande complexo construído exclusivamente para atender aos automóveis, era a Volkslândia!
E que prédio bonito! Rampas, vitrines, pátio de estacionamento... Sempre me vem o pensamento de que um prédio como esse poderia abrigar um museu de automóveis, para exibí-los sempre como OKm! É um sonho que tenho.

Abaixo, mais um ponto de vista desse monumento à Volkswagen. Analisem todas as fotos por favor.
Reparem nos "tijolonhos" da parede, é um padrão usado em diversas concessionárias Volkswagen e usado inclusive na fábrica Volkswagen.

Abaixo, portaria para o mundo Volkswagen. Fotos do pátio interno. Kombis e Fuscas à vontade. Todos novinhos.
Se vocês gostam de carros antigos tanto quanto eu, devem ter adorado todos os detalhes!

Amanhã tem mais. Fotos do show-room, recepção e oficina!


guilhermdicin@hotmail.com