A história do Fusca parece já ter sido contata e recontada.
Porém, ao se fazer a pergunta "qual foi o primeiro Vw Sedan brasileiro" é que se descobre o quanto foi amador tudo o que se escreveu e publicou até hoje sobre o Fusca. A discussão surgiu no blog Antigomóveis do Dr. Luís, nos comentários de um post em 10 de Fevereiro de 2010.
O consenso geral era o de que o primeiro Vw Sedan brasileiro saiu da linha de montagem em 1959.
Daí eu perguntei: porquê todo Fusca 1959 que se vê atualmente é apresentado ainda como sendo "alemão"? Hipótese 1: os Fuscas nacionais saíam com plaquetas e numeração do alemão; 2, os nacionais não sobraram para contar história, sobrando apenas os importados; 3, não existiu Fusca brasileiro em 1959, apenas a partir de 1960 (!)...
É sabido que os Sedan já vinham sendo montados desde 23 de Março de 1953 no processo CKD, e que a partir de 1957, a Kombi já era "brasileira". Com o processo de nacionalização estimulada pelo governo JK, quando é que é possível afirmar que o Vw Sedan é de fato brasileiro? quando foi construído o chassi 01?
Como ele era? qual volante? qual maçaneta? qual brasão? que tipo de seta?
E aí?
A primeira foto lá no alto veio de uma revista Quatro Rodas de 1960, a segunda imagem é de uma publicidade do mesmo ano.
guilhermedicin@hotmail.com
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os atores da Foto publicitária, são: Glória Menezes(90% de certeza) e Jonh Herbert.
ResponderExcluirRealmente essa é uma boa pesquisa a ser feita.
Obrigado pela referência, Guilherme!
ResponderExcluirRealmente, os blogs estão derrubando muitos mitos e "consensos" sobre carros antigos, especialmente os nacionais. A literatura disponível é muito amadora mesmo.
Guilherme, Malta,
ResponderExcluirUma boa fonte para saber sobre os primeiros VW Sedan nacionais é o me velho amigo Alexander Gromow, que foi o primeiro presidente do Sedan Club, hoje Clube do Fusca, lembro de ter lido algo sobre o comprador do chassi 001, ele escreve pro site MaxiCar, segue o link sobre a matéria feita no ano passado, comemorando os cinquenta anos desse pioneiro:
http://www.maxicar.com.br/old/gromow/colunista_gromow_0709.asp
Forte abraço a todos os amigos do blog !!
Mario, o primeiro Vw Sedan foi vendido ao André Matarazzo, do Museu de Bebedouro, mas o vendeu alguns anos depois...
ResponderExcluirAbraços,
Guilherme: em 1º lugar parabens pelo sítio. A importação de automóveis no Brasil era livre até julho de 1953; em 51 e 52 entraram mais de 100.000 veículos, a maioria como CKD. Naquela data o pais sofreu em crise cambial devido ao final da guerra da Coréia e desinteresse dos EUA em garantir matérias primas. A importação foi submetida a limites muito estritos e, naturalmente, os automóveis eram vistos como supérfluos. A necessidade de manter uma frota viável estimulou a criação de uma comissão (mais tarde chamada GEIA) para desenvolver a indústria nacional. O plano foi realmente implementado no governo JK, inicialmente permitindo a importação de conjuntos CKD, com nacionalização gradativa dos componentes. É porisso que os primeiros VW sedan eram alemães. AGB
ResponderExcluirNa verdade, o 1º Fusca brasileiro foi comprado por Eduardo Andrea Matarazzo (que eu acredito ser marido da cantora Maísa Matarazzo) no dia 7 de janeiro de 1959.Nesse ano foram fabricadas apenas 8401 Fuscas no Brasil.
ResponderExcluir