As "Agências" de automóveis faziam parte da paisagem de muitas das pequenas cidades brasileiras nos anos vinte, acompanhavam as linhas do trem e o desenvolvimento agrícola. Até que veio os respingos da crise de 1929 e tudo virou história... História que a gente conta aqui.
Evidente que as mais populares eram "Ford" e depois "Chevrolet", ficando as outras marcas mais restritas aos grandes e mais ricos centros urbanos.
Nessas fotos, Agência Chevrolet na cidade de Muqui-ES na segunda metade dos anos 20! O automóvel me parece ser um Chevrolet Ramona, e na segunda foto, as emblemáticas bombas de gasolina, apelidadas de coqueiro.
guilhermedicin@hotmail.com
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Guilherme, desenvolve melhor essa afirmação de que, em 29, a crise atigiu as agências? Eu não sei nada a respeito e imagino que você tenha uma visão mais ampla dos efeitos do crack de NY e da drástica redução das exportações de café sobre nossa economia e os reflexos que nos interessam sobre as Agências. Como foi isso, elas fecharam em que proporção? De norte a sul ou concentradas no sudeste cafeeiro? Interessante isso, quando der, desenvolva essa informação que é deveras importante. Abraço, Nik.
ResponderExcluirNik, essa minha constatação é puramente empírica. Estão ao meu favor a história da Agência brazopolense e todas as fotos que eu já consegui e a maioria está aqui no blog. Nenhuma antes de 1929. Nenhuma dos anos 30, excessão só para Encantado-RS.
ResponderExcluirFaz sentido mesmo.Encantado estava fora do eixo do café. Além do mais, A Guido Cé se estrura após os anos 30, até então era uma oficina. Simplesmente por que o mercado nacional de automóveis era inexistente até então. Existia talvez em SP e Rio, mas incipiente. Acho que foram duas coisas, se desenvolve após 29 a necessidade de mais revendas e serviços pelo país e, por isso, o baque nas que existiam antes de 29 deve ter sido em acordo com a localização geográfica e dependência das exportações e mercado externo.
ResponderExcluirConcordo. OU não haviam em bastante número antes de 29 para sentirem os efeitos da crise (as agência de automóveis) ou apenas sofreram a crise aquelas ligadas aos centros de produção de itens de exportação, no caso café. Pena que a gente não tenha como estudar isso. Uma pena.
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