segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pátio da General Motors do Brasil em 1948 ...

Três fotos do pátio da General Motors do Brasil. Na verdade, as três imagens são uma panorâmica de 180 graus.

Quem as envia é o Eustáquio Geraldo e conta, "é a ampliação da montadora em São Paulo", que utilizou um dos primeiros carregamentos de aço da recém inaugurada CSN - Companhia Siderúrgica Nacional- de Volta Redonda-RJ.

Vale lembrar que a GM está instalada no Brasil desde 1925 e realizava aqui no Brasil apenas a montagem dos veículos, sendo que a produção propriamente dita, se deu apenas em 1957 com o Chevrolet Marta Rocha nacional.

Tudo é fantástico. O gigantismo da obra, os caminhões Boca de Sapo e GMC novinhos, sem nunca terem trabalhado.
Na segunda foto aparecem os automóveis Chevrolet e, interessante é que são todos do mesmo modelo (talvez o primeiro à direita da foto seja um Pontiac?), sem faixas-brancas e até quem sabe, na mesma cor. Nessa mesma foto ainda aparece um grupo de Woodies, com suas carrocerias em madeira! Eu contei nove delas. Estão também os primeiros ônibus montados pela GMB, utilizando-se do aço produzido pela CSN.

Na terceira, destaque para o furgão 1946, com os dizeres: "AMBULATÓRIO - General Motors do Brasil S.A.". Gostei demais. O Boca de Sapo que aparece apenas com a frente no canto esquerdo, certamente transformou-se em mais uma exuberante Woodie.

Lindas fotos. E ver o que a GMB é hoje, bem depois desse 31 de Maio de 1948...
guilhermedicin@hotmail.com

10 comentários:

  1. Caro Guilherme,
    Obrigado pelas fotos, já comecei a postar no meu Fotolog.
    Belas fotos da GM em 1948. Um velha discussão sobre se os aros de farol dos Chevrolet de 1946 a 1948 eram cromados ou pintados. Em todos os folderes de época, fotos promossionais da época tb os aros eram pintados na cor do carro.
    Ao ampliar essa sua foto com os Chevys 1948 lá estão os aros de faróis pintados e não cromados.
    Um detalhe eu sei, o problema é que atualmente só vê Chevys desses anos com os aros cromados.
    Ao meu ver os aros cromados poluem um pouco o visual da frente desses Chevys e tb assim pintados tem menos informação ao observar o auto de frente, valorizando mais as linhas do belo Chevrolet e dimuindo o impacto do conjunto de cromados.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Ah, a marcha inexorável do tempo...
    Eu me lembro muito bem da fábrica de SCSul, foi a primeira em que eu vi em toda a minha vida, e ela sempre alimentou o meu sonho de trabalhar para eles, assim como fizeram vários parentes meus...
    Lindas imagens, Guilherme !!!

    Mário Buzian

    ResponderExcluir
  3. Muito bem observado Paulo. Realmente os "aros cromados" se misturaram bastante aos pintados, mas fotos antigas são como documentos, e aí estão. Outra coisa que me chama atenção é a grade dos Boca de Sapo, todas pintadas. Para mim, elas eram pintadas apenas em 1951, quando ganhou quebra-vento e maçaneta com botão. Antes de 51 deveriam ser cromadas, mas nessa foto...

    ResponderExcluir
  4. Gui,
    Parabéns ao Eustáquio por conservar essas fotos. E pra você também, por divulgá-las.
    Trata-se de um registro histórico da indústria automobilística do Brasil que deve se manter aceso. É o que estás fazendo.
    Eu sou apaixonado por esses registros.

    ResponderExcluir
  5. Beleza de registro, que mostra como os carros antigos andam enfeitados demais hoje em dia, com cromados, faixas brancas a acessórios de época em excesso!

    ResponderExcluir
  6. Também muito bem observado Luís! É muito comum vermos carros antigos cheio de penduricalhos, mesmo que de época. Além dos Fuscas, que costumam aparecer todos rebuscados de "acessório de época", mas que são encontrados em qualquer auto peças, outro alvo desse exagero são os Ford 29. Talvez alguns colecionadores não se conformem que o Ford A é por concepção, um carro simples! Daí, colocam faixas brancas, mudam a cor das rodas, mudam o estepe, colocam baú, e por aí vai... Em matéria de carros antigos, muitas das vezes, o menos é mais!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. adoro carros antigos este blog realmente nos conduz a um passado de muita nostalgia na minha infancia quando morava em salvador bahia andei muitnos jipes candango e bel air parabens por estas belas fotos e materias. um grade abraço. edgar tolentino rodrigues

    ResponderExcluir
  8. Na primeira foto aparece um caminhão boca de sapo apenas com o chassis e a parte do capô e paralamas.
    Imagino que seria encomenda para fabricação de ônibus tipo jardineira.
    Belas fotos, parabéns!!

    Fco. Souza

    ResponderExcluir
  9. muito bacana seu blog fantastico

    ResponderExcluir
  10. nota 10 p/ voce guilherme

    ResponderExcluir