A história do Volkswagen Sedan é muito contada e recontada em todo o mundo, com diversos vai e vem de como nasceu, seu envolvimento com a II Guerra, Hitler e por aí vai... Mas no que diz respeito à história do Vw Sedan no Brasil, a ausência de documentação e de pesquisas nesse sentido abre algumas lacunas históricas.
A história do Primeiro Fusca brasileiro já é cheia de alguns mistérios. Quando pode-se chamá-lo de "brasileiro" (1959 ou 1960?) e quais as características dele? como maçanetas e volante, por exemplo.
Outras pequenas dúvidas são de quando e como os Volkswagen chegaram ao nosso País. Há indícios de que aportaram por aqui já em 1949, vindos de um lote que não obteve sucesso nos EUA e daí trazidos ao Brasil. Mas sua chegada oficial foi no segundo semestre de 1950 e contaram com algumas unidades da Kombi também.
A responsável pela importação dos Volkswagen foi a Brasmotor, empresa nacional que fazia a importação também de Dodge, De Soto, Chrysler, Plymouth e Fargo.
A história fica interessante pra gente porque a primeira agência a revender o Volkswagen Sedan em 1950 foi a... SABRICO ! Pois vejam, a concessionária que o Antigos Verde Amarelo apresentou nas duas postagens abaixo já durante os anos 60, foi a primeira firma a revender o besouro no Brasil!
A Sabrico era uma concessionária controlada pela Brasmotor, e a primeira imagem mostra um desses primeiros Vw 1950 num show-room da Sabrico. Quantos Volkswagen foram importados em 1950, entre Sedan e Kombi? E em 1951? 1952? Será que existem mais fotos? Quanto deles existem atualmente?
A foto abaixo, mostra um Vw Sedan 1950 nos dias de hoje, restauradíssimo! Fatalmente vendido pela Sabrico, será que estava no mesmo show-room da foto antiga? Será o mesmo?!
O proprietário é Julio Fachim e a foto está no antigomoveis/ do Dr. Luís Augusto Malta.
O automóvel no Brasil tem muita história, precisamos contá-la e depois de conhecê-las, será impossível ver os carros da mesma maneira.
guilhermedicin@hotmail.com
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Guilherme
ResponderExcluirUma pequena contribuição para a história do fusca. Ou melhor mais uma historinha sobre ele.
Um amigo, já falecido, o Edmo do Vale antigo funcionario da Radio Nacional-RJ, se dizia um dos primeiríssimos proprietários de um fusca aqui no Rio e Janeiro, bem no início dos anos 50. E suportava uma gozação intensa dos colegas e da população. Chegava a parar ele na rua e muitos riam do carrinho.
Antonio Maria, grande jornalista e compositor, apelidou o carro de unha.
Paulo Sallorenzo
Unha? não peguei o espírito da piada... Hahaha
ResponderExcluirSerá que não sobraram imagens do Sedan do Edmo?
Guilherme
ResponderExcluirPara o Antonio Maria o fusca parecia uma unha.
Pelo menos a dele.
Paulo Sallorenzo
A história do Fusca no Brasil tem fontes de pesquisa sim, como é o caso de meu livro EU AMO FUSCA – A história brasileira do carro mais popular do mundo – Editora Ripress (www.ripess.com.br). Também falo sobre o assunto no ciclo de palestras sobre a história do Fusca, como foi realizada recentemente em Manaus (http://portalmaxicar.blogspot.com/2010/06/em-busca-do-fusca.html). Mas é certo que ainda há muito por pesquisar...
ResponderExcluirO assunto levantado pelo parágrafo abaixo também é tratado em meu livro:
QUOTE
A Sabrico era uma concessionária controlada pela Brasmotor, e a primeira imagem mostra um desses primeiros Vw 1950 num show-room da Sabrico. Quantos Volkswagen foram importados em 1950, entre Sedan e Kombi? E em 1951? 1952? Será que existem mais fotos? Quanto deles existem atualmente?
UNUOTE
Por mais incrível que possa parecer a Sabrico (fundada em 05.06.1941) é anterior à Brasmotor (fundada em 25.07.1945) e a Sabrico foi sócia de um grupo de empresas que participou do capital da Brasmotor. Depois a história mudou, em 1977 a Brasmotor assumiu a Sabrico que estava mal das pernas e depois a vendeu em 2001 para um grupo português que faliu por falcatruas em Portugal. A saga da Sabrico foi encerrada tristemente em 16.09.2009 quando diante de tanta bagunça a VW descredenciou a Sabrico...
Em meu livro eu apresento a tabela “Resumo da Produção de Veículos CKD-BU", montados ou vendidos prontos pela Brasmotor entre 1946 e 1956, incluindo veículos Chrysler e Volkswagen, estes últimos entre outubro de 1950 e junho de 1953. “Com este documento fica provado que o Fusca foi montado pela Brasmotor até junho de 1953.”
Respondendo à questão dos carros importados e montados no Brasil na era Sabrico, lá vai... “A Brasmotor montou, no total, 1274 Fuscas, sendo que no dia 13 de maio de 1953 foi montado o milésimo Fusca. Um total de 2.895 Fuscas foi comercializado pela Brasmotor, sendo que 1621 vieram montados da Alemanha. Os “comerciais" somaram 900.” Maiores detalhes em meu livro ou em uma de minhas palestras.
Faço o convite para uma visita às matérias de minha coluna Volkswagen World no Portal MAXICAR: http://www.maxicar.com.br/old/gromow/colunista_gromow.asp
Lembrando que o dia 22 é o Dia Mundial do Fusca (http://www.maxicar.com.br/old/gromow/8133colunista_gromow_0310.asp).
Este post se deve à sugestão que o amigo Romeu Nardini fez via e-mail.
Saudações
Alexander Gromow
a.gromow@hotmail.com
Uma pena a Sabrico fechar as portas....por irresponsabilidade!
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