Os dez primeiros anos da indústria automotiva brasileira talvez sejam os mais românticos. É um ciclo que termina junto com a Simca, com a Willys e com a Vemag. Estas fotos, enviadas pelo Lindeberg de Menezes Jr., mostram muito bem o entusiasmo daquela época.
Acima, o Willys Interlagos conversível é estrela em um programa de auditório, alguém é capaz de identificar qual o programa?
Abaixo, o estúdio de designer da Willys, com o estudo de estilo do Willys Capeta. Aliás, o Capeta (Willys!) tem aparecido bastante aqui no AntigosVerdeAmarelo: vejam este protótipo aqui, ele no Salão do Automóvel em 1964, ele no MPAM em 1982, ele num encontro de Araxá e ele atualmente no Museu do Automóvel de Brasília.
Nas duas fotos acima, o fenômeno dos anos 60: o Fusca!
guilhermedicin@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Sr. José Eugênio Soares, o nosso Jô Soares, antes de estrear na TV como ator, dirigia programas teatrais na Rede Record de São Paulo. Consta que ele foi o primeiro diretor a introduzir os automóveis nos palcos da TV. Aposto todas as minhas fichas que esta foto tem a ver com o Jô Soares. O Willys Interlagos foi fabricado até 1966, com apenas 822 unidades feitas sob encomenda, em 3 modelos, o conversível, o coupê e a berlineta. O nosso Willys Interlagos é filho de uma parceria entre a Willys Overland do Brasil e a Renault francesa. O Interlagos é uma réplica do Renault Alpine Francês.O Jô Soares estreou na TV Record, em meados de 1966/67, atuando na Família Trapo e atuou também no programa "Faça humor, não faça guerra", uma sátira contra a guerra do Vietnã. Me lembro muito bem, porque estive presente in loco, no lançamento do Simca Chambord pela agência Ciro Arbex Ltda, em Lavras, em 1961 mais ou menos. O Simca era de cor preto e foi comprado na noite da festa pelo Sr. Jota Botelho. Escreveram em letras garrafais nos vidros do Simca:" Vendido para o Sr. Jota Botelho " Em 1963 lançaram o Aero Willys com a lanterna traseira inclinada para a frente na Auto Máquinas Ltda. Foi um festão na cidade. A nata fina foi toda convidada na noite do lançamento do carro. Em 1967 foi a vez do lançamento do primeiro fusca 1300, 6 volts na J. Arbex e Cia. Ltda. Vou ficando por aqui.
ResponderExcluirEste programa é da Globo.Está lá no alto da foto (ampliada),à direita.
ResponderExcluirTem toda a razão amigo Belair. Lá no alto, no cantinho direito da foto está escrito Rede Globo. Este detalhe me passou despercebido. Seria quem sabe o programa "Faça humor,não faça guerra"? Talvez fosse o caso de se mandar esta foto para o programa do Jô. Este programa, acima mencionado," Faça humor, não faça guerra" foi a estréia do Jô na Rede Globo.
ResponderExcluirBem, se fosse qualquer automóvel exótico, garanto que já teriam decifrado, mas no assunto "programas de TV"... não é a nossa praia.
ResponderExcluirNa última foto, os fusquinhas parecem de brinquedo! Demais!
ResponderExcluirBom pessoal, como disse o Guilherme programa de Tv não é minha praia, mas os fuscas penso ser 1300 de 1967 ( apesar que tem chance de ser 1968 ), notem que todos estão sem retrovisor, que era colocado no pino da porta ( se não me engano, era acessório, não vinha de fábrica ), notem também que entre as Kombis, além das Standard, há uma De Luxo, duas cores, maravilhosas fotos.................
ResponderExcluirRogério.
Procurei tanto o nome da emissora nas câmeras que nem notei o "TV Globo" no cenário. Parabéns, Belair!
ResponderExcluirNão deve ser "Faça Humor, Não Faça Guerra". Este era do início dos anos 70, e a foto é dos anos 60. Além disso, até onde o véio Tio Lin se lembra, "Faça Humor" era um programa de sketchs humorísticos, gravados em estúdio, nos mesmos moldes de "Satiricom", "Planeta dos Homens" e "Viva o Gordo".
O programa onde vemos o Interlagos chamava-se 'Times Square' da TV Excelsior Canal 2 e foi ao ar de 1963 a 1965. Patrocinio de uma loja de eletrodomesticos com o mesmo nome.
ResponderExcluirLá no alto da escada tem um gordão deitado e vestido de noiva. Quem será? O Jô foi para a Globo em 1967. Estreou no programa " Faça humor não faça guerra " em 1967. Indiscutivelmente o Jô adorava colocar automóveis no palco, nos seus programas. Aposto que esta foto tem a ver com o Jô.
ResponderExcluirPrograma "Oh Que Delícia de Show".
ResponderExcluirO Ted Boy Marino, que era um dos apresentadores, está no canto esquerdo da foto, perto da câmera.
O Augusto Cesar Vanucci, diretor, está próximo ao carro.
Quem sabe, sabe. Valeu, Butt Head! Sabendo-se o que é, fica bem mais fácil buscar informações. O tal programa era co-apresentado pela saudosa Célia Biar. Aquela criatura que aparece no fundo do palco não é Jô Soares vestido de noiva nem urso polar. É um cara fantasiado de gato. Mais informações em http://superblogdopacoca.blogspot.com/2011/05/tv-saudade-ohque-delicia-de-show-1967a.html
ResponderExcluirAbraços
TL