quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Indústria automotiva brasileira nos anos 60 ...

Os dez primeiros anos da indústria automotiva brasileira talvez sejam os mais românticos. É um ciclo que termina junto com a Simca, com a Willys e com a Vemag. Estas fotos, enviadas pelo Lindeberg de Menezes Jr., mostram muito bem o entusiasmo daquela época.
Acima, o Willys Interlagos conversível é estrela em um programa de auditório, alguém é capaz de identificar qual o programa?

Abaixo, o estúdio de designer da Willys, com o estudo de estilo do Willys Capeta. Aliás, o Capeta (Willys!) tem aparecido bastante aqui no AntigosVerdeAmarelo: vejam este protótipo aqui, ele no Salão do Automóvel em 1964, ele no MPAM em 1982, ele num encontro de Araxá e ele atualmente no Museu do Automóvel de Brasília.
Nas duas fotos acima, o fenômeno dos anos 60: o Fusca!
guilhermedicin@hotmail.com

11 comentários:

  1. O Sr. José Eugênio Soares, o nosso Jô Soares, antes de estrear na TV como ator, dirigia programas teatrais na Rede Record de São Paulo. Consta que ele foi o primeiro diretor a introduzir os automóveis nos palcos da TV. Aposto todas as minhas fichas que esta foto tem a ver com o Jô Soares. O Willys Interlagos foi fabricado até 1966, com apenas 822 unidades feitas sob encomenda, em 3 modelos, o conversível, o coupê e a berlineta. O nosso Willys Interlagos é filho de uma parceria entre a Willys Overland do Brasil e a Renault francesa. O Interlagos é uma réplica do Renault Alpine Francês.O Jô Soares estreou na TV Record, em meados de 1966/67, atuando na Família Trapo e atuou também no programa "Faça humor, não faça guerra", uma sátira contra a guerra do Vietnã. Me lembro muito bem, porque estive presente in loco, no lançamento do Simca Chambord pela agência Ciro Arbex Ltda, em Lavras, em 1961 mais ou menos. O Simca era de cor preto e foi comprado na noite da festa pelo Sr. Jota Botelho. Escreveram em letras garrafais nos vidros do Simca:" Vendido para o Sr. Jota Botelho " Em 1963 lançaram o Aero Willys com a lanterna traseira inclinada para a frente na Auto Máquinas Ltda. Foi um festão na cidade. A nata fina foi toda convidada na noite do lançamento do carro. Em 1967 foi a vez do lançamento do primeiro fusca 1300, 6 volts na J. Arbex e Cia. Ltda. Vou ficando por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Este programa é da Globo.Está lá no alto da foto (ampliada),à direita.

    ResponderExcluir
  3. Tem toda a razão amigo Belair. Lá no alto, no cantinho direito da foto está escrito Rede Globo. Este detalhe me passou despercebido. Seria quem sabe o programa "Faça humor,não faça guerra"? Talvez fosse o caso de se mandar esta foto para o programa do Jô. Este programa, acima mencionado," Faça humor, não faça guerra" foi a estréia do Jô na Rede Globo.

    ResponderExcluir
  4. Bem, se fosse qualquer automóvel exótico, garanto que já teriam decifrado, mas no assunto "programas de TV"... não é a nossa praia.

    ResponderExcluir
  5. Na última foto, os fusquinhas parecem de brinquedo! Demais!

    ResponderExcluir
  6. Bom pessoal, como disse o Guilherme programa de Tv não é minha praia, mas os fuscas penso ser 1300 de 1967 ( apesar que tem chance de ser 1968 ), notem que todos estão sem retrovisor, que era colocado no pino da porta ( se não me engano, era acessório, não vinha de fábrica ), notem também que entre as Kombis, além das Standard, há uma De Luxo, duas cores, maravilhosas fotos.................
    Rogério.

    ResponderExcluir
  7. Procurei tanto o nome da emissora nas câmeras que nem notei o "TV Globo" no cenário. Parabéns, Belair!
    Não deve ser "Faça Humor, Não Faça Guerra". Este era do início dos anos 70, e a foto é dos anos 60. Além disso, até onde o véio Tio Lin se lembra, "Faça Humor" era um programa de sketchs humorísticos, gravados em estúdio, nos mesmos moldes de "Satiricom", "Planeta dos Homens" e "Viva o Gordo".

    ResponderExcluir
  8. O programa onde vemos o Interlagos chamava-se 'Times Square' da TV Excelsior Canal 2 e foi ao ar de 1963 a 1965. Patrocinio de uma loja de eletrodomesticos com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  9. Lá no alto da escada tem um gordão deitado e vestido de noiva. Quem será? O Jô foi para a Globo em 1967. Estreou no programa " Faça humor não faça guerra " em 1967. Indiscutivelmente o Jô adorava colocar automóveis no palco, nos seus programas. Aposto que esta foto tem a ver com o Jô.

    ResponderExcluir
  10. Programa "Oh Que Delícia de Show".
    O Ted Boy Marino, que era um dos apresentadores, está no canto esquerdo da foto, perto da câmera.
    O Augusto Cesar Vanucci, diretor, está próximo ao carro.

    ResponderExcluir
  11. Quem sabe, sabe. Valeu, Butt Head! Sabendo-se o que é, fica bem mais fácil buscar informações. O tal programa era co-apresentado pela saudosa Célia Biar. Aquela criatura que aparece no fundo do palco não é Jô Soares vestido de noiva nem urso polar. É um cara fantasiado de gato. Mais informações em http://superblogdopacoca.blogspot.com/2011/05/tv-saudade-ohque-delicia-de-show-1967a.html
    Abraços
    TL

    ResponderExcluir