terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pick-up Romi - 600 ...


Esta seria a Romi-600.

Após a introdução no mercado das Romi-Isetta em 1956, logo em 1957 a Romi já buscava alternativas de expansão da família "Romi-Isetta".
Esta picape Iso foi importada junto a um furgão para servirem de protótipos.
Como se sabe, o projeto não vingou.

Informa o Eugênio G. Chiti que a picape foi logo vendida e possui destino ignorado. Já o furgão, ainda é de propriedade da Companhia Romi e será restaurado em breve.
Foto: Fundação Romi.
guilhermedicin@hotmail.com

4 comentários:

  1. Gratos por postares esta foto, Guilherme, é demais, é excelente saber que a Cia. Romi ainda tem o furgão, ainda mais num país onde a memória é tão pouco prezada pelas instituições de modo geral.

    ResponderExcluir
  2. Muito melhor do que essa picapinhas chinesas que andam por aí. Deve ser até mais seguro.

    ResponderExcluir
  3. Beleza de post! A Romi merece maior espaço na nossa memória.

    ResponderExcluir
  4. A ISETTA italiana era equipada com dois tipos de motores, o motor BMW ( alemão ) e o motor SACHS ( alemão ). O motor que realmemte foi o mais aprovado e preferido foi o motor BMW. A ISETTA no Brasil, nos anos 50, como é do conhecimento de todos, se associou ao grupo ROMI. No Brasil era conhecida como ROMI ISETTA. A ROMI na época já fabricava os melhores tornos mecânicos, já com caixa NORTON ( não precisava trocar engrenagens,pois através de alavancas era possível conjugar a rotação da placa do torno com a velocidade de avanço do carro porta ferramentas ). Uma inovação tecnológica importantíssima para a época que permitiu um avanço da tornearia, tanto na rapidez como na qualidade final das peças torneadas. Muitos tornos sairam com o nome de IMOR, que nada mais é do que a palavra Romi escrita detrás para a frente. A Romi lançou a Isetta no Brasil, sendo considerado o primeiro veículo genuinamente nacional, fabricado com um índice de nacionalização de mais de 80%. Foi o ponta pé inicial da indústria automobilística nacional.

    ResponderExcluir