quinta-feira, 9 de junho de 2011

Willys Capeta , Bugatti T38 & Willys Knight ...

Fotos extraordinárias no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, na cidade de Caçapava -SP.
As imagens foram feitas em 1982 pelo Luiz Carlos P. Corato, que agora as compartilha conosco.

Acima, em um belo registro, está o famoso protótipo da Willys: Capeta.

Abaixo, duas preciosidades de grande estima do fundador do Museu, Roberto Lee: Hispano - Suiza 1911 e Bugatti T38 Torpedo Lavocat & Marsaud 1923.
Acima, Willys Knight 1928.

10 comentários:

  1. Que coincidência, dois raros Knight em nossos blogs na mesma semana!

    ResponderExcluir
  2. Olhem que lindo o Maverick amarelo ao fundo, um Super Luxo, não sei se 6 cc ou 8cc, pela foto não dá para ver, em estado de novo, nesta época. Se não me engano ele fez a volta pelo Brasil, para propaganda, patrocinada pela Ford em seu lançamento.
    Rogério

    ResponderExcluir
  3. Tem mais? uhauhahuahu

    Excelente foto da Bugatti. Nunca a havia visto de forma lateral.

    Interessante aquela Vespa ao lado do Capeta.

    MPAM é sempre algo que paro para ver.

    João Simonetti

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente quase todo esse acervo foi sucateado, vendido s preço de ferro velho. sobraram apenas algumas unidades.

    ResponderExcluir
  5. General, não foi sucateado, abandonado. Nem tampouco vendido a preço de ferro-velho, foram vendidos à coleções no exterior. Sobraram no MPAM quase 50 carros.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom Guilherme , como sempre seu trabalho é muito importante para a preservação da História automotiva .
    Aqui em Caçapava , precisaremos muito de material relacionado ao Museu Roberto Lee, pois estamos trabalhando para reeguer esse patrimônio, ... em breve estaremos apresentando a coleção do saudoso Roberto Lee , e quem puder colaborar com informações , fotos ,ou qualquer coisa relacionada ao Museu , será bem vindo !!

    Parabéns pelo trabalho .
    Marcelo Bellato.

    ResponderExcluir
  7. Este seria o Willys Knight usado em 1971 no filme "Meu Pé de Laranja Lima", correto?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Guilherme

    Minha intenção não é criar polemica, ser negativista ou aquele que gosta de passar noticias desagradaveis. Mas como moro proximo a Caçapava, e tambem pepudio aqueles que tratam mau Carros Antigos(que sempre serão as coisas mais fabulosas que homem criou)resolvi postar este comentario.
    Segue então uma reportagem deste ano sobre o museu, se não for possivel visualizar, entre no site www.vnews.com.br e busque por Museu Roberto Lee. Olhe as condiçoes do Maverick ....
    Abraços

    Museu de carros sofre com o abandono em Caçapava
    Raridades do automobilismo perdem o brilho e viram sucata
    Tombado pelo Patrimônio Histórico, o Museu do Automóvel de Caçapava passa por um triste momento. Alvo de vândalos, as relíquias no espaço estão depredadas.

    Agora, a prefeitura quer recuperar o que sobrou do acervo e devolver ao público pelo menos parte dessa história.

    O local que está hoje abandonado, já abrigou um dos maiores acervos de carros antigos da América Latina. Em 1982, quando foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, eram 97 carros. Hoje são apenas 27 em péssimo estado.

    Marcelo Bellato é colecionador e vê com tristeza tantas relíquias tratadas como lixo. “Eu fui criado em Caçapava e na década de 1970 meu pai sempre me trazia aqui e então eu lembro muito desses carros. A gente fazia visita com a escola e entristece, porque o estado aqui era lindo, era maravilhoso”, relembra o colecionador.

    Para quem é amante de automobilismo, o lugar tem peças valiosas como um Maverick 1973 (foto ao lado), que foi fabricado e participou apenas de uma competição. Chegou ao museu em perfeito estado, quase ‘zero quilômetro’.

    Sobrou pouco de um carro que deveria estar praticamente intocado. A ação do tempo e, principalmente, as mãos do homem destruíram também um Alfa Romeo de 1934, um Cadilac e até uma ambulância usada na primeira guerra mundial.

    O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas faz parte da história de Caçapava. Foi criado por Roberto Lee, casado com uma herdeira da tradicional família Matarazzo. Depois da morte do empresário, em 1975, entrou em fase de abandono.

    No dia dez de janeiro (2011), os proprietários doaram o que sobrou do acervo para a Prefeitura de Caçapava. Por segurança, os carros foram levados para o Centro Cultural da Cidade. O desejo agora é devolver ao público pelo menos parte dessa história tão depenada.

    “A ideia é transformarmos esse espaço no primeiro centro cultural para prática do antigomobilismo do Brasil. Com instrumentos capazes de gerar, nas futuras gerações, esse conhecimento prévio do que foi a indústria do automobilismo no Brasil”, informou o secretário de cultura de Caçapava, Fabrício Corrêa.

    Sobre a reabertura do novo espaço do museu, o secretário não deu um prazo para isso acontecer

    ResponderExcluir
  9. Esta matéria do Vnews é bem furada e cheia de erros - A Alfa Romeo P2, que é 1932, está do mesmo jeito de quando o Lee passou. A ambulância, é um Buick 1927 - portanto, fabricado bem depois da Grande Guerra.

    ResponderExcluir
  10. Prof. Chico, sensacional tua dica. Muito legal ver - e ouvir! - o Knight andando em várias cenas. Tem o filme inteiro no Tube. Muito bacana.

    Joao Simonetti.

    ResponderExcluir