A história do automóvel no Brasil é mesmo fantástica. Mas há um capítulo dessa história que é pouco comentado: a "industrialização" dos automóveis antes da Era Juscelino Kubistchek, época em que os automóveis eram importados no processo CKD e tinham as linhas de montagem no Brasil! Já havia até um percentual de nacionalização, pífio, mas tinha.
No AntigosVerdeAmarelo vamos esbarrando com essas histórias. Já apareceu aqui a Fábrica da Ford no Brasil , que foi a primeira a ter uma linha de montagem por aqui. Apareceu também os Caminhões Isotta Fraschini 1949 da Fábrica Nacional de Motores; a Sabrico , que pertencia à Brasmotor e foi o palco para a Volkswagen; e ontem falamos da Gastal com a Willys. E teve muito mais...
Nessas fotos é a Varam Motores S.A., que já na segunda metade dos anos quarenta fazia a importação e montagem dos automóveis e caminhões Nash (sim, haviam caminhões Nash!).
A Varam era instalada em São Bernardo do Campo-SP, cidade que mais tarde se tornaria a Detroit brasileira. O prédio da Varam (esse que aparece na foto), serviu para a instalação da Simca do Brasil em 1958. Mais alguns anos depois, foi o berçário de todos os Dodge brasileiros. Atualmente, o prédio pertence à Casas Bahia e às vezes aparecem imagens dele na propaganda da TV.
Na segunda foto, é um raro Nash Suburban 1946, tendo ao volante o Sr. Varam Keutenedjian.
guilhermedicin@hotmail.com
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
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Guinle,
ResponderExcluirVale lembrar que, após a descontinuação dos Dodginhos e Dojões pela Volkswagen, a linha de produção dos caminhões Dodge foi transferida da fábrica de Santo André (anteriormente utilizada pela International Harvester) para esta, em São Bernardo do Campo. No mesmo ano (1981)passou-se a montar ali também os caminhões Volkswagen.
Todos os prédios, incluindo o da foto, foram demolidos antes mesmo do terreno ser vendido pela Volkswagen à Casas Bahia. Os prédios da rede varejita ali agora situados são novos.
A Varam Motores solicitou licença de funcionamento à Prefeitura de São Bernardo em junho de 1948, dois meses após a quase vizinha Brasmotor, que até então montava veículos da Chrysler em um galpão em São Paulo, no bairro do Brás.
Abraços
TL
O nome do proprietário parece de origem iraniana. Um iraniano importando banheiras americanas, só mesmo no Brasil!
ResponderExcluirKeutenedjian é um nome armênio, não iraniano. Mas valeu o comentário.
ExcluirO proprietário era Armênio.
ExcluirÓtima lembrança da Varam Motores..
ResponderExcluirGde.abraço
O nome é armênio. E os armênios são considerados um povo muito astuto para negócios. Após os eventos de 1915, eles se espalharam pelo planeta. Armênios famosos: Alain Prost, Charles Aznavour, Jack Kevorkian, Kirk Kerkorian (que tentou engolir a Chrysler). AGB
ResponderExcluirVc acertou na mosca o ano da Nash Ambassador, o ornamento do capô é mais curto e bem diferente do 1947 e 1948. Não sabia que tinha vindo para o Brasil um auto desse de madeira. Talvez tenha sido o único. Uma pena que desapareceu.
ResponderExcluirA Ulbra tinha um desses mas era feito a partir de uma Nash 1947 600 (4740), sendo que esse modelo de madeira só vinha no Ambassador.
Curiosidade, somente em 1948 a Nash fez conversível, tinha uma no Paraná e está hoje no Museu de Orlândia, mas existe um segundo sendo restaurado no sul do país.
Eu tenho tb uma Nash 1946 Ambassador coupe 4660 em fase de pintura, estava muito estragada e tb muito difícil de conseguir peças... tive que importar muita coisa.
Coupes Ambassador tem ainda a do Og Pozzoli que é uma 1947, o Eugênio de Ubatuba tem uma 1947 tb com motor trocado mas excelente auto.
Sei tb de uma coupe Ambassador 1948 que teria sido importada.
Ats
Paulo
AGB, obrigado pelo esclarecimento. Já que mencionou armênios famosos, que tal Artem Mikoyan, um dos criadores do avião MiG?
ResponderExcluirGuilherme, eu conheço o filho de Varam Keutenedjian, o Sr Marcos que está com 90 anos e seu filho leva o nome do avô Varam. Pena que eles não continuaram a tradição automobilística do Sr. Varam.
ResponderExcluirEzio, será que não há alguma coisa interessante a ser pesquisada no arquivo pessoal da família Keutenedjian? Apresente ao neto o nosso blog e esse post.
ResponderExcluirGrande abraço,
curiosidade... a Varam montou somente caminhoes mesmo? ou existiram veiculos por aqui?!
ResponderExcluirCuriosidade: A Varam Motores levou para SBC varios imigrantes para a fabicação de peças em madeira de precisão para serem aplicadas nos Nashs e outros modelos. Eram verdadeiros artistas no trabalho com madeira que, apos o abandono pela montadora desse tipo de material, perderam os empregos e começaram a trabalhar na fabricação de móveis. Por isso S.B. do Campo é conhecida como " A cidade dos Móveis e dos Automóveis".
ResponderExcluirEduardo, trabalho como historiador e estou procurando pessoas que possam dar informações e depoimentos sobre a Varam. Será que o vc poderia indicar alguém?
ExcluirJorge Jacobine
O SR.Varam foi proprietario da fazenda Felicidade em São José dos Campos onde criava gado de leite e chegou a montar um Fabrica de doce meus avos o conheceram e trabalharam com o mesmo.
ResponderExcluirA sede da fazenda está para ser demolida
ExcluirMeu pai foi médico da Vicunha que pertencia ao Sr.Varam e éra situada na Rua Taquari em São Paulo.Era uma tecelagem imensa e após o falecimento do Sr.Varam em torno de 1960, essa empresa foi vendida à família que tem ligações com os atuais proprietários da CSN.
ResponderExcluirO Sr. Varam em 1958 foi à uma festa da minha família dirigindo um Nash Ambassador 4 portas 1952, certamente dos últimos que foram importados.
Meu pai teve 2 Nashes, um 1947 e outro 1951. Carros fabulosos. A fama que tinham era totalmente injusta, você num carro desses nunca irai parar numa rodovia por que êle ferveu o que acontecia constantemente com os Fords e Chevrolets bem avaliados da época.
José Cláudio Spina
A Varam Mores foi fundada por Varam Keutenedjian armenio. Alguns filhos estão vivos inclusive o mais velho que trabalhou na empresa Marcos Keutenedjian 91 anos .
ResponderExcluirO Dr Spina alem de medico da familia era um grande amigo do Sr Varam . O Sr Varam chegou no Brasil e foi trabalhar de mascate ate trabalhar na Gasparian e filhos e casar com uma das sócias.Alem da Varam Motores , montava geladeiras, representava a BMW motos, Fiat e Ferguson. Construiu a Vicunha Textil e acolhia armenios quando aqui chegavam
ResponderExcluirNa VARAM MOTORES S.A,eram montados os caminhoes Nash, tratores Ferguson, tambem chegavam no porto de Santos automoveis e tratores montados que eram trazidos para Sao Bernardo dirigidos na maioria por Policiais Rodoviarios.Sei porque trabalhei como ajudante na dita empresa.
ResponderExcluirAgenor Nadyr de Lima.
E-mail:limapioneiro@gmail.com
Trabalho como historiador na prefeitura de São Bernardo e estou procurando pessoas que possam dar informações e depoimentos sobre a Varam. Será que alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirUma informação importante que desconheço, por exemplo, é o número de funcionários que a Varam teve.
Meu Pai trabalhou na fabrica e por ele ser jardineiro morávamos na área da Varan, também havia uma olaria, e casas de funcionários, como : guardas, jardineiro colonos da olaria etc.
ResponderExcluirtrabalhou até a venda da mesma. mais ou menos em 1957.
Júlio F. Lourenço (juliobarao2000@hotmail.com
O empresário 𝘝𝘢𝘳𝘢𝘮 𝘒𝘦𝘶𝘵𝘦𝘯𝘦𝘥𝘫𝘪𝘢𝘯 em 1947 enviou meu avô paterno "Alberto Marchetti" , com o qual tinha muita amizade e confiança , para ser o empreiteiro chefe da obra dos galpões da Varam Motores. Meu avô mudou-se com a família da Moóca para SBCampo e as obras começaram em outubro de 1947. Segundo minha mãe meu avô trabalhava 20 horas por dia. Foi nesta obra que comprometeu sua saúde. Faleceu em 1949. Para mim foi uma surpresa encontrar estes posts neste blog , os quais para mim tem um sabor de "deja vu" pois desde criança ouço minha mãe contar estórias sobre a Varam e a família 𝘒𝘦𝘶𝘵𝘦𝘯𝘦𝘥𝘫𝘪𝘢𝘯.
ResponderExcluirQue coisa impressionante! Sou fã da história da indústria automotiva do Brasil, e, trabalhando como ofice boy no final da década de 60, estive várias vezes no prédio da Chrysler em São Bernardo do Campo. Porém, apenas esta semana foi que ouvi falar da Varam Motores, montadora de veículos e tratores. Eu conheci o Cotonificio Varam, do bairro do Belém, em São Paulo, mas não vi e nem ouvi falar da Varam Motores. Que estória legal! Parabéns ao Blog,e a todos que enviaram seus comentários, contribuindo para o enriquecimento da matéria. E que EMPREENDEDOR foi o pioneiro Sr. Varam!!!
ResponderExcluirQue linda é a marca que a familia Varam deixou na historia no Brasil. Amei. Parabéns ao blog
ResponderExcluirQue linda a marca que a familia Varam deixou no Brasil. Parabéns ao blog
ResponderExcluirAmo as coisas, historias, tudo que foi erguido no passado. Pena que nasci nos anos 70 e não pude ver, nem tocar e sentir as alegrias desses tempos ricos em elegância, bom gosto e sabedoria. Falem mais!!!
ResponderExcluirSenhores , antes da Varam Motores , o prédio em questão era a fábrica das Casemiras Vicunha. Me recordo em ver nos jardins da frente em um cercado que ocupava toda a extensão do prédio, “ Vicunhas “ pastando. As Casemiras são fabricadas até os dias atuais .
ExcluirA Nash seria a fábrica de bombas?
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