segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fábrica da Ford no Ipiranga ...


Mais um resgate da história automobilística do Brasil. Nesse caso, uma constatação.
Há muito tempo eu trazia comigo a curiosidade em saber como estava o prédio da Ford no bairro do Ipiranga atualmente. O prédio de onde sairam os automóveis e utilitários da Ford brasileira e que depois se espalharam por todo o País.

O Dario Faria visitou o prédio da fábrica da Ford no Ipiranga, em São Paulo-SP, nesse último 07 de Setembro e fez essas imagens para que possamos ver o estado atual do outrora glorioso edifício.

A garoa dá mais dramaticidade às fotos, e o que se vê é um prédio vazio e sem vida. Segundo o Dario, a região está bastante degradada, com alto índice de criminalidade e muita sujeira pelas ruas.
Abaixo, a planta do prédio enquanto abrigava a Ford.
O Dario Faria também é o autor das fotos: Fábrica da Ford no Brasil que retrata o primeiro endereço, na Rua Sólon, ainda nos anos vinte.

Abaixo, o Itamaraty (Ford-Willys) e o Gálaxie fazendo pose frente ao histórico prédio, berço dos Ford que cultuamos e colecionamos hoje.

Esse prédio já apareceu aqui também: História da Ford no Brasil: Thunderbird , Fairlane, Edsel e F-100 ... e Ford F-100 1960 ...

guilhermedicin@hotmail.com

12 comentários:

  1. Olá Gui.
    Muito legal a comparação de fotos antigas e atuais e o mapa da Ford. como é visto este é mais um exemplo de abandono da industria automobilistica brasileira que vái para o "ralo", as grandes empresas fogem de São Paulo para obter facilidades e incentivos de impostos em outros estados e mão de obra farta e barata, o dinheiro em primeiro lugar, a história e o passado que é o bem maior da humanidade não tem a menor importância em paises do "terceiro mundo" para estes empresários ganânciosos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    É uma pena que talvez isso seja logo desmantelado e demolido. Sou do Tatuapé/Mooca e já ouvi um papo que na região terá um novo shopping. Será nesta área?

    Eu fotografei ano passado os antigos galpões da Ford no Bom Retiro, de onde sairam os primeiros veículos da marca. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Segundo eu vi na revista Quatro Rodas de agosto de 2009, o prédio foi abandonado pela Ford no ano 2000, por causa de reclamações de vizinhos desta fábrica e as indústrias do bairro do Ipiranga que mudavam constante em novos empreendimentos. Uma pena... se eu fosse presidente da Ford do Brasil, mandaria reativar a fábrica do Ipiranga.

    ResponderExcluir
  4. como e ver este predio desse geito pois trabalhei na ford nos anos 90 e cheguei a ver esta regiao toda movimentada agora toda destruida mas a vida e assim temos que aproveitar todos os momentos pois tudo passa

    ResponderExcluir
  5. Triste um prédio deste deveria ser tombado e não demolido, perde-se muito da história da cidade, do bairro, pena, poucos conhecem essa parte importante da historia de São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Comecei vida na Ford nesta saudosa fabrica e ainda estou na ativa. Tenho em uma sala de reuniões o esboço da planta em vegetal feita por um dos Villares. Tenho tambem fotos muito tristes da demolição que tirei dentro da antiga fabrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite... trabalhei na Ford Ipiranga de 1989 a 2000 ... tenho muitas lembranças de um tempo que não volta mais...Meu pai hoje com 84 anos é aposentado da ford Ipiranga...ele era conhecido como FRITZ, todos gostavam dele... Gpstaria muito de ter fotos da fabrica, pra guardar de recordação... Obrigado;

      Excluir
    2. Conheci seu pai, entre em contato...email valmir1963@yahoo.com.br

      Excluir
  7. Meu nome e Gustavo comprei um Galaxie a plaqueta de identificção dele tudo bate certinho ele foi pra linha de montagem em novembro de 75 mais marca 76 na plaquetinha e u5 no documento sera porq ele foi pra linha de montagem em novembro de 75 ele saiu assim me falaram q esse carro e um carro raro em 76 a carroceria muda os faroes e lanternas trazeiras alguem tira essa duvida pra mim por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo. ..Meu LTD é dez da 75 modelo 76 também ...

      Manda a foto da plaqueta e do pra mim: clodoaldopauliceia@gmail.com

      Excluir
  8. gostaria de saber amigos aonde eu poderia pegar um documento provando que trabalhei na ford em 1972 preciso pra me aposentar por favor quem souber mi ajude

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde
    TD bem?
    Trabalhei de 89 a 92 na Forde Ipiranga depois voltei para a vê.
    Na época da aposentadoria precisei de um documento da Ford e consegui na fábrica do Taboão.
    Desejo-lhe sorte

    ResponderExcluir