quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pick-up FNM 2150 1972 ...

-Pick-up FNM 2150 1972. Achou estranho? Mas existiu!

Nunca foi produzida em série pela Fábrica Nacional de Motores, mas a FNM chegou a encomendar a construção de 3 à 7 unidades de uma picape a partir do automóvel FNM 2150. A construção ficou a cargo do Renato Peixoto, de Petrópolis-RJ.

A picape protótipo ficou com um desenho bastante harmonioso e bonito, embora suprimidos os rabos de peixe do automóvel.

As três fotos acima são praticamente inéditas e pertencem ao arquivo pessoal do construtor Renato Peixoto; e foram enviadas pelo filho dele, Robson Peixoto da Costa, ao Pedro Henrique Carvalho (Pedro Baleiro do puntata-taco.blogspot.com/ ), que nos cedeu.
As fotos foram restauradas digitalmente pelo fotógrafo Paulo Sallorenzo.

Essas picapes ficaram disponíveis apenas para uso interno da FNM, sendo que jamais foram comercializadas. Que fim terão tido? Será que sobrou alguma?

Abaixo, foto de outra Pick-up FNM.
guilhermedicin@hotmail.com

13 comentários:

  1. Coitado do nobre motor do JK...
    Algo concebido como uma jóia mecânica ter que fazer o trabalho bruto é de doer o coração.
    Mas as caminhonetes ficaram bonitas mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Fotos coloridas de 72 tem uns tons de nostalgia.
    Então já em 72 existiu picapinhas no Brasil. Como não saíram, A Fiat-pick-up em 78 ficou com o título da 1ª lançada em linha.Lembro-me desses lançamentos-inéditos da indústra nacional.Bem como depois a PAMPA 4x4,depois a Saveiro.Eram novidades.
    E a FNM já havia lançado um modelo bem antes de todos,hahaha.Assim não vale.
    de Juarez

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia essa picapinha, mas essas fotos são uma preciosidade!!!
    E pela plaqueta na placa traseira, essas fotos devem ser bem mais recentes do que 72, prova q essa unidade sobreviveu alguns anos, talvez fora da fábrica...

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, o filho do Peixotinho, o Robson Peixoto da Costa, trabalha em uma plataforma de prospecção de petróleo, no momento se encontra embarcado. Fiz contato com ele que se prontificou a pesquizar mais fotos e documentos sbre o pai. Vai verificar com a mãe, uma vez que quando o Peixotinho faleceu ele ainda era muito jovem.
    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu que vivi esse momento lá dentro da oficina REPE,grande mestre e amigo e sua inseparável Vemaguet

      Excluir
  5. Legal esse modelo, até se parece a traseira com a futura Pampa.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  6. Mas descobri que muito antes dessa automóvel-picapinha existiu uma muito mais antiga.Em 1948, na Inglaterra tinha uma tal de Armstrong Siddeley Utility Coupé com esta proposta.
    E parece que está com o colecionador OG POZZOLI.

    ResponderExcluir
  7. Ah, em 1949 tinha tambem o Ford Coupé Utility.

    ResponderExcluir
  8. Ficaram lindas alem de tudo a Nobreza de ser um FNM.SAUDADES.

    ResponderExcluir
  9. Adoro estas novidades antigas.
    abs
    Paolo+§2300.

    ResponderExcluir
  10. Conheci Renato Peixoto, inclusive tive uma carroceria de um automóvel de competição fabricado por ele, era um gênio.O homem passou, mas a sua obra com certeza ainda existe.

    ResponderExcluir
  11. Esses carros faziam parte da logistica de socorro da fabrica face a pouca quantidade d revendas.Aqui em Vitoria fcavamos cOm uma na Convitec por epoca do ançamento do 2300.O mesmo sistema foi utilizado para o 147

    ResponderExcluir