segunda-feira, 9 de março de 2009

Caminhões Isotta Fraschini 1949 ...

Dentre todas essas fotos, a mais bonita -na minha opinião- é essa acima pois mostra esse espécime extinto exersendo a função para a qual foi concebido: o trabalho.
Esse post é uma referência sobre um caminhão que me desperta muito interesse já há muito tempo.
A curiosidade aumenta pelo fato de praticamente não haver informações sobre eles.

São sempre lembrados como os primeiros caminhões FNM, a estatal Fábrica Nacional de Motores. mas me parecem na verdade, meros Isotta Fraschini.
A minha sábia dedução me disse que não passavam de caminhões importados vestidos da recém criada fenemê. E que os componentes nacionais deles, não iam em nada além dos outros importados da época: baterias, fiação, tapeçaria...
A jogada que o fez entrar na história foi toda a pompa e circunstância com que foi exibido pelas ruas cariocas no maior estilo populista governamental.
A pouca história que esses caminhões deixaram é contada na ilha dos FNM na internet, o bem elaborado e agradável alfafnm.wordpress.com .

Procurar por "Série D-7300", nômina adotada nessa terra. Lá diz que vieram apenas 200 unidades. Exibe parte de um manual, que é peça interessantíssima e é também reproduzida aqui acima.

E todo o povo foi às ruas para vê-los em 1949.Não se faz referência de nenhum sobrevivente, assim, imagino também que eles não mais existam. O que é uma pena. Eles entraram para a história, mas deixaram um rastro que se perdeu no vento e nenhum sobreviveu.
Se eles eram assim, como estou imaginando, caminhões Isotta com símbolo FNM, e não havendo nenhum sobrevivente, seria o máximo que se usasse dessa licença e trouxessem um caminhão italiano e o montassem novamente como um FNM.
guilhermedicin@hotmail.com

6 comentários:

  1. Nota 10 pelas fotos. E pela história.

    ResponderExcluir
  2. os caminhões FNM/ISOTTA FRANSCHINI foram os primeiros q infelizmente foram descontinuados acredito se estivessem em produção trariam os isotta automoveis

    ResponderExcluir
  3. Que pena que não sobrou nenhum exemplar do primeiro caminhão brasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, qual seria exatamente o modelo do caminhão Isotta Fraschini que "deu origem" ou "foi vestido de" FNM D-7300?

      Excluir
    2. O original italiano era o IF D80:

      https://pt.qaz.wiki/wiki/Isotta_Fraschini_D80

      Excluir
  4. ideia:já que eram importados, e apenas agrade FNM era colocada no lugar da IF, alguém importe um modelo 1949-1950 da Itália, e faça a justiça de haver um modelo que represente esse interessante modelo.

    ResponderExcluir