Fotos raras de um automóvel único, fruto de um período romântico da indústria automobilística brasileira.
A Willys Overland do Brasil foi uma grande fabricante brasileira, povoou o Brasil com os Jeep's (em algumas variações de modelo), coloridas Rural, Pick-up's Jeep, Dauphine e Gordini, os automóveis Aero-Willys, o luxuoso Itamaraty e até mesmo uma limosine: o Willys Itamaraty Executivo. Isso ainda sem falar da participação da WOB nas pistas.
A Willys também colocou no mercado brasileiro o primeiro esportivo produzido aqui, o Interlagos, em 1962. E aí é que chegamos no carro da foto.
Esse carro é um protótipo desenvolvido pelo "Departamento de Carro Esporte" da Willys Overland do Brasil em 1966, que situava-se na Av. Nações Unidas, em Santo Amaro-SP . A proposta era de dar continuidade ao Interlagos com uma cara mais moderna para a época.
A ideia foi de fazer a mudança para que fosse aprovada pela Diretoria e assim, que o projeto fosse continuado. Acontece que também estava sendo desenvolvido o "Projeto M" em parceria com a Renault francesa e logo depois a WOB foi absorvida pela Ford, que utilizou este projeto, resultando no Ford Corcel 1968 . Essa é a história do "Interlagos II" dentro da Willys.
O automóvel utilizado como base para o projeto foi um Interlagos Berlineta A.108, porém, o chassis, carroceria externa, interna, painel de instrumentos e estofamentos foram totalmente modificados. Me admira que mesmo sendo um protótipo, esse é um carro pronto.
Nessas fotos, ele é visto recém "saído do forno", zerinho, zerinho! Como se diz: cheirando tinta!
Essas fotos são do acervo pessoal do Sr. Jesus Ybarzo Martinez, hoje com 83 anos de idade, e que trabalhou no Departamento de Carros Esporte da WOB. E elas aparecem quase 45 anos depois.
Essas imagens me foram sugeridas pela Graziela Rocha, que as recebeu do Victor Ibarzo Fechine (neto do Sr. Jesus Ybarzo). Daí, eu consegui o contato com o Victor, que colheu essas histórias do protótipo Interlagos II com o avô.
Abaixo, o cartão de apresentação do Sr. Jesus Ybarzo Martinez: um construtor do protótipo e guardião dessas imagens por mais de quatro décadas -aqui compartilhadas conosco.
guilhermedicin@hotmail.com
terça-feira, 7 de setembro de 2010
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Belo resgate, essas fotos. E ainda bem que não foi produzido, pois era muito feio. Essa frente ficou bem melhor no protótipo Capeta.
ResponderExcluirPois é Maurício, vê-se claramente o estilo da Willys no Brasil e que, influenciou inclusive os primeiros Corcel. Não entrei no mérito do bonito ou feio, pois foi apenas o primeiro e não teve continuidade do trabalho. O indiscutível é que essa unidade é super interessante e, aqui mostrado em fotos raríssimas.
ResponderExcluirAbraços,
Puxa, sensacional postagem!!! Raridade mesmo, creio que só tinha visto uma foto ou duas desse protótipo até hoje!!
ResponderExcluirOlá Gui.
ResponderExcluirO carro foi fotografado no gramado da av. Naçoes Unidas - SP, dá prá se ver a ponte da Sabesp de abastecimento de agua em forma de arco e este por acaso não seria o mesmo que tem aparecido em exposições e eventos importantes?
Dario Faria
E a mecânica? De Gordini ou de Corcel montada atrás?
ResponderExcluirPoooo
ResponderExcluirFalando que o carro do meu avô era feio? hahaha
Valeus Guilherme, mais um modo de isso ficar eternizado!
Abraços!
Poooo cara poe feio nisto, valeu a intençao mas que é uma tremenda ronha, isto é mesmo.
ResponderExcluirMarcelo
Guilherme,
ResponderExcluirvenho acompanhando a meses seu blog e me chama a atenção a qualidade e quantidade de resgates da história do automobilismo brasileiro que você faz.
Os dados precisos, o que torna o Antigos Verde Amarelo uma enciclopédia obrigatória a ser lida, apreciada e acompanhada!
Beleza é relativa, mas temos de admitir que o protótipo Interlagos 66 é um carro com linhas modernas e faria sucesso nos dias de hoje.
Um abraço,
Graziela
É um estudo de engenharia para aquela época, tem lá as suas qualidades, mostrava uma tendência que apareceria nos VW nos anos 70...a Willys nunca aprovaria este protótipo e a Ford muito menos.
ResponderExcluirAh...devemos parabenizar o Sr.Jesus e seus parentes pela disponibilização deste raro acervo.
ResponderExcluirParabens pelas fotos. Este carro ainda existe, e é muito questionada sua originalidade, embora na epoca uma revista (se não me enganol 4 Rodas, tenho que procurar) apresentasse uma ou duas fotos deste prototipo. O que causa estranheza realmente são as sinaleiras traseiras da linha Chevrolet, utilizadas em um carro da Willys (Ford).
ResponderExcluirAs fotos são sensacionais.
Haveria neste tesouro de fotos do Sr. Ybanez, algumas fotos do prototipo do "Interlagão"? (Um Interlagos coupe alongado e alargado, com motor dianteiro de 6 cilindros). Conheço duas ou tres fotos del apenas. Pelo que consta serviu de "mula" para o desenvolvimento do Capeta.
Grande Guilherme!
ResponderExcluirSó você mesmo para conseguir encontrar pérolas como essa do protótipo do Interlagos II, um material maravilhoso.
Parabéns!!!!!
Att: Maurício de Andrade Silveira
http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/
Aquele "anônimo" e "Marcelo" lá de cima, dizendo que o carro é feio, não sou eu.
ResponderExcluirAcho que como protótipo soube muito bem chegar ao Interlagos.
Parabéns ao sr Jesus Martinez.
Marcelo Fernandes.
Querendo ou não, devemos respeitar os designers de todas as épocas, refletir nos seus projetos, que sempre queriam dar o melhor. Visto hoje, é um belo exemplar do que viria depois.
ResponderExcluirE assim caminha a humanidade.
deJuarez-MT
Gui, show de post...Historia do automobilismo para todos nós. Mais uma vez obrigado pelo trabalho de grande e inestimavel qualidade!
ResponderExcluirHerve
Putz!! Conheço os carros desta postagem, e sou obrigado a dizer que fizeram um crime com o Interlagos. Nao foi criado nada.
ResponderExcluirO Interlagos(Alpine 106/108) é um carro de linhas extremamente esportivas e com um design maravilhoso. Tem personalidade própria. Não existe outro carro com o mesmo design. Deformaram um dos carros mais bonitos que conheço. E olha que conheço carros. Me perdoem pelos comentarios, mas nao gostei desde aquela época. O Capeta tinha algumas modificações mecânicas, mas era tão feio quanto. Mas valeu a intenção na época, pois a industria nacional estava engatinhando, e começa uma safra de profissionais em desenho, diga-se de passagem muito boa. Vide os carros que se sucederam: Malzoni,Puma DKW, Puma VW, GTB, Bianco, Brasinca Uirapuru e tantos outros. As dificuldades eram grandes em materia de mecanica por isso era mais fácil e econômico usarem mecanicas de carros de série de grandes fábricas. Só o louco(gènio) do Gurgel tentou motorização própria.Mas valeu pela preservação da história. Muito bom mesmo.