terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ford com gasogênio , Skoda , Simca e Fiat Topolino ...

Na foto acima um maravilhoso registro de época: um Ford 1941 carregando um discreto (!!) gasogênio em sua traseira! A imagem é de 10-05-1945.

Em tempos da segunda grande guerra, o Brasil sofreu com o rareamento de bens estratégicos, como a gasolina e, a utilização do gasogênio foi uma alternativa para que a frota nacional não ficasse parada. Se bem que já recebi relato de automóveis que foram guardados sobre cavaletes em garagens durante os anos da Guerra...

Essas fotos pertencem ao Afonso Roperto e estão seu blog sobre autorama, o autoramabr.blogspot.com/.

Abaixo, fotos de um Skoda (1101 - 1102 de 1946/49) em 1953 na cidade de Sandolândia-TO (na época, MT).
Os automóveis europeus são menos comuns por terras brasileiras que os norte-americanos. Tenho a impressão de que sofriam de má reputação, devido a concorrência com os grandes americanos e pela dificuldade em peças de reposição e manutenção.

Abaixo, Simca 8 na cidade de São Paulo-SP.Acima, Fiat Topolino 500, também na cidade de São Paulo-SP em 1956.
Vejam que o Standard Vanguard até se passa por um carro grande perto desse Fiat.
guilhermedicin@hotmail.com

7 comentários:

  1. Muito legal esses registros.
    Fiquei feliz em rever o Standard Vanguard, carro raro de se ver, assim como o Prefect, da Ford.

    ResponderExcluir
  2. Os brasileiros tinham maior preferência pelos carros americanos....mas tinha muito carro europeu aqui por Sampa...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog , parabens . Descobri no blog do Rui , já virei fregues .
    Tambem tenho muitas fotos dessa época .
    Tenho uma tia que teve um Skoda desse , achavamos horrivel , o apelidamos de Skoda Cáustica . rsrs
    Esse Simca , não seria o Aronde ?
    Esse Fiat , tenho um amigo que restaurou um identico em 1978 , tenho algumas fotos de quando ele ficou pronto . Vou lhe mandar .
    Abs.
    Mike

    ResponderExcluir
  4. O Simca é modelo 8 (Huit em frances) que indica a potencia fiscal, ou seja imposto devido. Era a versão gaulesa do Fiat 1100, produzido até 1950 e substituido pelo Aronde. O Skoda é um 1101 - 1102 de 46-49. AGB

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, Skoda cáustica é muito bom! Vou me lembrar disso sempre quer ver um Skoda... cáustica! Aguardo sua contribuição.

    AGB, obrigado pelas dicas, já estão incorporadas. Já estava sentindo falta dos seus comentários.

    Abraços à todos,

    ResponderExcluir
  6. Caro Guilherme
    Só uma correção: as fotos foram tomadas na Rua do Livramento, bairro do Paraíso, perto do Ibirapuera - SP, onde a família Pesce, de origem piemontesa - Itália, residia na época.
    Parabéns pelo blog.
    João Carlos me prometeu mais fotos. Quando chegarem te aviso. Abraços

    ResponderExcluir
  7. A segunda foto do Skoda foi tirada defronte à subida da ladeira do antigo Convento, em Itanhém-SP. Bonita assim mesmo...

    ResponderExcluir