domingo, 18 de julho de 2010

Fábrica da Ford no Brasil ...


A cultura automobilística transcende o próprio automóvel. Tão valioso quanto os automóveis muitíssimo bem preservados por apaixonados como nós, são outros diversos cenários e prédios históricos.

Vejam essas fotos.
É o prédio construído especialmente para a instalação da Ford Motor Company do Brazil, em 1921. Fica na Rua Sólon, bairro do Bom Retiro em São Paulo-SP.

As imagens antigas foram conseguidas pelo Nikollas Ramos diretamente com o "Ford Motor Company Archieves" da matriz, EUA. Já as imagens atuais, foram feitas pelo colaborador Dario Faria em ângulos bastante semelhantes.

Não faço ideia de quem seja o atual proprietário do prédio, mas faço votos de que o valor cultural dele seja reconhecido como um patrimônio histórico, que é.

É crescente a reivindicação por museus competentes criados pelas próprias montadoras, mas a história da Ford no Brasil é tão vasta que nem caberia dentro desse prédio, mas esse prédio faz parte de muita história da Ford!

O Brasil é sim um país com muita cultura, taí esse prédio, estamos nós aqui discutindo e construindo o antigomobilismo. Tenho a esperança de que caminhamos para a evolução.

As imagens são impressionantes e falam bastante. Agora, falem mais vocês.
Parabéns e obrigado ao Dario pelo resgate.
guilhermedicin@hotmail.com

9 comentários:

  1. O resgate é válido e importante. Enquanto uns procuram preservar, outros não estão nem aí.
    Como se pode ver na ação desses vândalos, que picham tudo que encontram pela frente. É um total desrespeito ao patrimônio público ou privado.
    Desqualificante...

    ResponderExcluir
  2. A boa notícia é que os prédios ainda existem!
    Embora me sinta impotente com relação à sua preservação, fica a esperança de que se possa evitar que venha a ocorrer o que tem acontecido com tantos outros...

    ResponderExcluir
  3. Navarro Heitor Zonta18 de julho de 2010 às 23:02

    Guilherme!!!!!
    Belíssimas imagens, o antes e o agora, estes prédios teriam que ser tombados como patrimônio histórico logo.
    Grande abraço.
    Navarro Heitor Zonta

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Bem legais essas fotos. Eu já estive no Bom Retiro fotografando estes imóveis.

    Informando aos comentários aqui, qualquer pessoa pode pedir o tombamento de um imóvel. Basta ir ao Conpresp, com fotos, documentos se tiver, preencher um formulário, pagar uma taxa (era de 18 reais) e aguardar a deliberação. Claro, muitas das vezes - como não poderia ser diferente neste país - eles alegam que não tem valor histórico. Creio que não seja o caso destas edificações.

    Eu faço um trabalho de registros arquitetônicos na cidade de São Paulo.

    www.chega-de-demolir.blogspot.com

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Hélio.

      Estou produzindo uma campanha fotografica e gostaria de orientações de como usar a Fábrica da FORD. Por um acaso você teria o contato de alguem que poderia me ajudar?

      att.

      Obrigado.

      Excluir
  5. Tenho uma ligeira impressão de que esse sentimento de preservação histórica, não é muito entendido pela maioria dos brasileiros.Uma questão de educação escolar.Hoje, na corrida dos `manos, e dos bródi`, é pra frente que se olha.A história não importa mais. Prédio com arquitetura histórica (Teatros,cinemas,fábricas etc...) viram igrejas evangelicas da noite para o dia.Mas disso a gente já sabe a tempos.Neste caso da Ford, cabe a voces paulistanos, lutarem mais por isso.
    1965.

    ResponderExcluir
  6. Quando o Dario me mandou as fotos eu parei de trabalhar por uns minutos. ReAlmente o prédio é lindo, as fotos em Pb não fazem justiça à sua arquitetura. E o mais legal de tudo é saber que ele ainda está de pé! Amigos vamos ser honestos! É um quase milagre este prédio estar de pé 90 anos depois! Ainda mais no Brasil ainda mais em Sp onde o solo é valioso e sempre cobiçado! Eu prometo aqui aos amigos que vou tentar entrar no prédio quando voltar a Sp! Dario, te escrevo para irmos juntos pois TEMOS que fotografá-ló por dentro! Guilherme este é um post histórico do Ava! Mais um!
    Obrigado!
    Nik

    ResponderExcluir
  7. Este predio da Ford faz esquina Rua Solon com o inicio da Av.Rudge.Em 1923 ainda não existia o Viaduto, na esquina do lado contrário Av.Bosque com Av.Rudge que hoje é o estacionamento da UNIBAN em Abril de 1923 meu Bisavo Italiano NICOLAU BARANA instalou uma fábrica de escovas e Vassouras(cujo prédio não existe mais)Fico imaginando a visão previlegiada que meu Bisavo tinha da produção dos fordinho T confesso com uma ponta de inveja.Estas fotos me remeteram a um passado,que deu inicio a uma fantástica história.A história do automóvel!Como disse o amigo Nikollas, ainda bem que esse prédio de bela construção ainda existe! Giorgio Barana.

    ResponderExcluir
  8. É realmente uma pena que imóveis como esses não sejam preservados e tombados. Tive a oportunidade de ver em alguns sites dos EUA, fotos de antigas fábricas, como Studebaker e outras mais, ainda existentes em várias cidades americanas.
    É lamentável o fato de nós, brasileiros, não valorizarmos a nossa própria história...

    ResponderExcluir