quinta-feira, 17 de junho de 2010

Concessionária Volkswagen nos anos 60 - SABRICO ...


Tem surgido muitas fotos de concessionárias brasileiras aqui no nosso blog. Já faz muito tempo que eu deixei de tentar eleger as mais bonitas, todas são incríveis!

Hoje, lhes apresento a primeira série de fotos de uma das maiores concessionárias da Volkswagen no Brasil durante os anos sessenta, pelo menos. Como sempre, a riqueza de informações, a beleza dos autos OKm e o gostinho de volta ao passado com resgate cultural estão sempre presente!

O imponente prédio é o da concessionária SABRICO -S/A Brasileira de Intercâmbio Comercial- em São Paulo-SP. E se diz, "O mais antigo revendedor Volkswagen no Brasil"!

Essas fotos fazem parte de um livreto promocional que a loja fez para distribuir aos seus clientes na época.

Quem possui o livro de fotos guardado é o Eduardo Tonin que, por intermédio e auxílio do Dario Faria, o compartilha com todos nós. Aos dois, meu obrigado.

A primeira foto traz a vista geral de toda a imponência da Sabrico.
Impressionante. 8.922 metros quatrados de área construída! Mais 6.090 metros quadrados de pátio!

Um grande complexo construído exclusivamente para atender aos automóveis, era a Volkslândia!
E que prédio bonito! Rampas, vitrines, pátio de estacionamento... Sempre me vem o pensamento de que um prédio como esse poderia abrigar um museu de automóveis, para exibí-los sempre como OKm! É um sonho que tenho.

Abaixo, mais um ponto de vista desse monumento à Volkswagen. Analisem todas as fotos por favor.
Reparem nos "tijolonhos" da parede, é um padrão usado em diversas concessionárias Volkswagen e usado inclusive na fábrica Volkswagen.

Abaixo, portaria para o mundo Volkswagen. Fotos do pátio interno. Kombis e Fuscas à vontade. Todos novinhos.
Se vocês gostam de carros antigos tanto quanto eu, devem ter adorado todos os detalhes!

Amanhã tem mais. Fotos do show-room, recepção e oficina!


guilhermdicin@hotmail.com

12 comentários:

  1. A melhor seqüência desse blog até hoje! Estou sem palavras! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muy lindas fotos !!!
    Que lindo centro de exposición y mantenimiento de VWs Clásicos sería ese hoy en dia !!!

    Abrazo desde ARGENTINA
    Guillermo

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Guilherme, quem tão jovem já consegue gerir uma página em tão alto nível e com tanto conhecimento, é capaz de fundar um museu duas vezes maior que o prédio dessas fotos. Tenha fé, que sua caminhada ainda vai muito longe e conte conosco. Luiz Marcos Meira e Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. Olá Guilherme

    As séries sobre concessionários realmente são as melhores. Eu, particularmente, sinto como se estivesse ali, vivendo aquele momento, parece que estou lá, esperando meu VW que esta na lavagem, na sua primeira revisão...
    Como disse em outros comentários, sempre foi apreciador restrito dos GMB, talvez porque em minha cidade, a mais de 60 anos, temos somente concessionário Chevrolet. Mas os VW das imagens 3 e 9 me chamaram a atenção pelo sobre-aro: era original, opcional, item de personalização? Alguém sabe???
    Forte abraços a todos

    Rodrigo de Moraes
    Canela/RS

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo.
    São calotas com "extenções" em alumínio raiado, muito bonitas e acredito eram opcionais. Conheço um 2 fuscas 68 que tem essas calotas, porém com os raios em forma de aros de moto.

    Marcelo.
    Stº Antonio-RS

    ResponderExcluir
  6. Alguem notos um fusca com acessorios "Porsche" em duas fotos: uma na oficina esta estacionado na rampa de entrada e outra sendo possivelmente entregue ao dono...

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o orgulho de ter meu pai como funcionários

    ResponderExcluir
  8. Meu pai foi funcionario da sabrico e dirigia a perua da oficina volante nos finais dr de semana na serra de santos ainda tenho a foto da perua uma verdadeira relíquia orgulho

    ResponderExcluir
  9. Meus pai tb foi funcionário da Sabrico. Motorista do dpto. De peças. Fui várias vezes lá com ele nas festas de final de ano

    ResponderExcluir
  10. Meu pai costumava levar a variant 1971 para fazer revisões na sabrico. Tenho até hoje 4 chaveiros e dois adesivos guardou. Além disso tenho duas Variants compradas lá com capa do manual de 72 e de 78 além de ter comprado de volta a variant 71 que foi do meu pai na época. Acreditem se quiser mas o adesivo continuou no carro até hoje estando só amarelado. Esse adesivo deve ser de 71 tbm e voltou no carro 36 anos depois que meu pai vendeu. Nem ele acreditou quando viu o carro e o adesivo. Nessa época os compradores tinha fidelidade com o revendedor e os funcionários se mostravam sempre prestativos. Serviço era muito bacana.

    ResponderExcluir