sexta-feira, 11 de junho de 2010

Museu do Automóvel de Brasília -DF ...

Recebi essas fotos da Fundação Memória do Transporte, mais conhecida por Museu do Automóvel de Brasília, cujo o curador é José Roberto Nasser.

Essas imagens foram enviadas pelo fotógrafo profissional Paulo Sallorenzo, que em visita à cidade, teve de insistir com seu irmão (morador de Brasília) que ali havia um museu do gênero.

O Museu é bastante didático e com um acervo bastante diversificado. O Paulo Sallorenzo afirmou que foi muito bem recebido em sua visita, realizada nessa semana.

Nas primeiras fotos, é um Ford T 1919 com uma carroceria criado pelos irmãos Grassi. Entre tantas nomenclaturas que se dão aos encarroçadores de Mercedes, Packard e tudo mais, esse "T" leva uma carroceria especial produzida no Brasil mesmo, sendo então um exemplo da inventividade brasileira no que se refere ao automóvel. E esse espírito verde-amarelo é o que se vê em todo o acervo reunido na Fundação por seu curador.

Abaixo, outro "T", Phaeton 1926. Nas fotos abaixo, três automóveis de grande importância: Overland 1906 (em primeiro plano), Willys Whipet 1926 e Willys Knight 1928. Esses Willys fizeram parte do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, onde foram alvo de furto dos farois. Agora estão no Museu de Brasília, onde foram revitalizados e voltaram à exposição ao público.
Abaixo, um Amilcar 1924, francês.
Acima, o Willys Capeta.
Abaixo, alguns utilitários: Ford F-1 1951 e Rural Willys 1967.
Isabella Borgward.
Abaixo, um contraste que poderia ser visto nas ruas brasileiras dos anos sessenta: um pequeno Dauphine ao lado de um grande Cadillac 1954. "Jipe" DKW Candango.
O esportivo DKW Malzoni. Dois importantes nacionais da FNM: acima, o FNM 2.000 TIMB de 1968; abaixo, o Onça, de 1967.
Simca Tufão, originalíssima.
Abaixo, um Brasinca GT 4200 1965.Questionei o Paulo Sallorenzo quanto à ausência de fotos de outras unidades do Museu, como o Democrata, o Willys Executivo, a GTX 1968, a Simca Rallye 1963 em fase de restaurações e outros mais... O Paulo disse que voltará à Brasília no próximo mês e daí completará essa cobertura para a gente. Por esse motivo, deixo muitos comentários sobre esse rico acervo para uma próxima ocasião. Ficam as belas fotos de um fotógrafo profissional nesse importante museu brasileiro.
guilhermedicin@hotmail.com

8 comentários:

  1. Esse Uirapuru era vermelho! Já vi esse Onça de perto, restauração primorosa.

    ResponderExcluir
  2. Esse Willys Knight que estava no Museu em Caçapava participou de um filme nos anos 70/80 "Meu pé de laranja lima", aparece o auto em todos os detalhes, inclusive um sino que tinha na frente do radiador para espantar o bois das estradas rs rs.
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Como é que estes carros foram retirados do Museu de Cacapava-SP?
    Moro em Taubaté e frequentei o museu no início dos anos 80. Era o Museu de Antiguidades Mecanicas de Cacapava...Uma verdadeira aula de história...Depois, o abandono...
    Me alegro em ver esses exemplares fora daquele galpão em ruínas...quem sabe se alguma mente iluminada salva o que sobrou.

    ResponderExcluir
  4. o brasinca era realmente vermelho. apenas, por observação do boris feldman com relação ao ângulo de uma curva no para-lamas, quando foi feito o serviço apareceram "n" mãos de tinta e as últimas eram ocre e verde clara metálica. consultei um dos envolvidos na produção que esclareceu: ocre era cor do fundo. e havia um verde claro metálico. pedi que ele fosse a uma loja de tintas e visse qual era a mais assemelhada 'a de época.
    segundo informou, era esta. daí a volta 'ao cor original.

    ResponderExcluir
  5. de fato o willys knight possuia um imponente grupo óptico, 'a altura de sua classe superior. lamentavelmente os faróis principais, os auxiliares, os píscas, as buzinas, incluindo o mencionado sininho, foram arrancados no museu de caçapava.

    ResponderExcluir
  6. Gostei mesmo foi do raríssimo Willys Capeta e da Willys Rural 1967 que estão ótimos!

    ResponderExcluir
  7. Este Museu mostra toda a competencia do seu curador, um grande batalhador em recuperar carros representativos no nosso Brasil.
    E uma gramde pena que o Rio nao tenha um Museu, faltam pessoas como Roberto Nasser.

    ResponderExcluir
  8. É sempre motivo de satisfação visitar a sua página. Parabéns pelas belas postagens. Abraços.

    ResponderExcluir