segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fora de série nacional : Brasília ...

Carros fora de série povoam a imaginação de colecionistas em todo o mundo. Na Europa e América do Norte, foras de série são famosos e em grande número. Existem ainda as encarroçadoras, que aumentam ainda mais o leque de automóveis únicos. No Brasil, a indústria automotiva é bem mais recente e, essa particularidade de protótipos e fora de série é muito restrita.
No entanto, ainda há muito o que se descobrir para elevar a cultura e história do automóvel no Brasil.

Na minha análise, existem dois grandes grupos: o primeiro são de carros construídos artesanalmente, sem maiores pretenções e muitas vezes a partir de outros carros. Talvez fosse inclusive um esboço dos Hot Rods, já com força nos EUA.

O segundo grupo são de veículos com ambição para ser produzido em grande ou média escala. Aqui eu incluiria o Willys Saci, Willys Capeta, Simca Ventania, IBAP Democrata, Brasinca Uirapuru... Nos anos setenta o Dodge Dart Wagon... E vocês lembrarão outros.

A Revista de Automóveis se inclui no contexto em que a indústria automotiva brasileira estava ainda brotando. Dessa forma, além dos magníficos norte-americanos, ela também incluía em sua pauta a "produção nacional".

Esse carro da foto pode ser enquadrado em qualquer das duas categorias, pois ainda não sabemos bem a que vinha. Os indícios são de que tenham sido construídos mais de dez carrocerias, talvez até quinze. Havia a pretenção de construí-los em maior escala?

A capa apresentada acima é de Agosto de 1960 e mostra um simpático automóvel esporte brasileiro, construído sobre o chassi e mecânica Volkswagen. Vale lembrar que o Karmann-Ghia chegou aqui apenas 1962. É atribuído à esse carro o nome "Brasília", na onda da inauguração da nossa capital federal. O assunto sobre o "Brasília" veio à tona primeiro em http://carrosantigos.wordpress.com/2010/09/08/como-nao-comprar-um-carro-antigo/ do Nikollas Ramos com o fornecimento dessas mesmas fotos pelo Luiz Sampayo.
A história é que o Luiz Sampayo teve a oportunidade de dar uma volta em um "Brasília" que estava à venda em Copacabana no ano de 1965. Essa unidade estava com motor do Porsche 356!

Há pouco mais de dez anos, o próprio Luiz Sampayo teve a oportunidade de encontrar mais um Brasília, esse que aparece na foto abaixo, em Jacarepaguá-RJ. Atentem que são carros distintos, embora parecidos.
Por ocasião dessa postagem do Nikollas Ramos, o piloto Sidney Cardoso afirmou que seu pai também possuiu um desses modelos lá pelos anos sessenta.
São fortes os indícios de que os Brasília eram contruídos em Petrópolis-RJ, mas ainda se conhece muito pouco sobre essas unidades... É bem provável que o exemplar da foto abaixo ainda exista por aí. Haverão outros? Aparecerá mais notícia sobre esse brasileiro rejeitado pela história? guilhermedicin@hotmail.com

3 comentários:

  1. Guilherme, parabéns pelo material, seguem outros dois sites que acredito que já tenha visto, porém, não me custa te passar. Ocorre que estava pesquisando para tentar descobrir alguma informação sobre o "Brasilia 1960" mas nada consegui! http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_carros_conceito.htm OU http://www.arqnet.pt/portal/empresas/vw_resultados.html
    Até mais.

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  2. Tem um modelo desse a venda no Mercado Livre:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174453775-karmann-ghia-1961-_JM

    O dono afirma ser um modelo igual ao do Karmann Ghia do filme 007 Octopussy! Se alguem estava interessado no Brasilia, essa é a hora!!!

    As fotos:

    http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=174453775_7869.jpg&v=O

    http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=174453775_1134.jpg&v=O

    http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=174453775_9467.jpg&v=O

    Abraços!
    Cristiano Piló

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  3. Guilherme, o antigomoblilísta que adquiriu o spider a restaurar que ví em Jacarepaguá em 1999, me enviou fotos do restauro, algumas das quais jah foram publicadas em uma edição da revista brasileira Volkswagen&Cia. Pelo que examinei mais detalhadamente, com certeza não se trata do modelo amarelo que tive oportunidade de solar em 1965 no Rio, devidamente impulsionado por motor derivado de um porsche acidentado. Ab LMSampayo

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