segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fora de série nacional : Brasília ...2


Com a abordagem do Luiz Sampayo e do Nikollas Ramos sobre esse misterioso brasileiro, o Dario Faria puxou para si a missão de descobrir as origens e a história desse desconhecido automóvel nacional.
O Dario iniciou a busca pelo Brasília esportivo com postagens em seu blog, em fuscaclassic.blogspot.com/2010/10/vw-feito-mao.html e fuscaclassic.blogspot.com/2010/10/vw-feito-mao-ll.html .
E o Dario consegue uma grande pérola! A imagem de mais um dos Brasília, esse da foto!
O bonito esportivo pertencia ao pai do Antonio F C Fleury, que conta a história do carro: "Quando foi comprado pelo meu Pai, em 1965, tinha a carroceria grená e a capota dura na cor preta, posteriormente foi reformado e ficou todo na cor azul-bandeira".
"A foto deve ter sido tirada em 1966, em Ilhabela, onde foi licenciado recebendo a placa 1-29-89-32. O motorista é o meu pai - médico anestesiologista e veterinário - e o Fordão ao lado era de um outro médico amigo dele".
"Dá para observar uma das 'artes' do então proprietário: como o motor do VW 51 ficou com pouca altura, na mala traseira, foi suprimida a tampa do filtro de ar, assunto contornado com a abertura de um pequeno círculo na tampa do motor (na raça) e com a implantação de uma calota colada".
Com isso, ficamos interados de mais um pouco da nossa rica, mas desconhecida, história automotiva brasileira.
Quero frizar aqui que o Dario Faria e o Nikollas Ramos foram muito gentis em escolher o AntigosVerdeAmarelo como veículo para divulgação da foto do Antonio Fleury.

4 comentários:

  1. Me tira dessa! O mérito é todo do Luiz e do Dario. E cá pra nós este assunto fica mais bonito aqui...

    ResponderExcluir
  2. Bacana o modelo em questão!

    ResponderExcluir
  3. E a história vai se revelando. Poa acaso ele sabe se foi adquirido em Petrópolis?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Poderia esse carro, adquirido no Rio em 1965 com capota preta e calotas Porsche, ter a cor predominante trocada de amarelo para vermelho, e, o motor 356 um tanto detonado à época ser confundido ou trocado por um bipartido de Vw51? Ab LMSampayo

    ResponderExcluir