sábado, 27 de novembro de 2010

Trânsito interessante na Av. Presidente Vargas ...


Vejam o trânsito na Av. Presidente Vargas, Rio de Janeiro-RJ, antes dos anos cinquenta.
Abaixo e à direita, vai um Buick bicolor 1941 (não é Buick, é Oldsmobile, vejam nos comentários). Um pouco mais acima, atrás do ônibus, um Studebaker 1947/48 e um Citroen. À esquerda deles, um Ford 1935 e um Chevrolet 1939. Lado a lado vão dois Chevrolet 1940 e, um deles é conversível, raro! Mais acima vai um Packard, Ford 1947/48, mais alguns Ford, Chevrolet, Buick, Mércury... Mas o mais intrigante está lá perto da esquina, logo à frente daquela Woodie de madeira (provavelmente Chevrolet 3.100). Vêem um carro comprido, parecendo uma limosine?

10 comentários:

  1. Bela foto! Daquelas que dá vontade ampliar do tamanho de uma parede na casa da gente.
    Não é um Buick 1947/8 sedanette e sim um Olds 1946/7 modelo 98 que usava a mesma carroceria do Buick, repare no friso e saia do pára-lama traseiro como é diferente do Buick.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Linda foto!

    O carro bicolor parece mesmo um Olds, mas não sou muito entendido nestes carros (pelo contrário). Aqui no RJ ainda existe um Olds desse modelo, acho que 1947, também em duas cores, que de vez em quando dá o ar da graça nos eventos.

    Quanto a limosine, lembrei que minha mãe contava que ela e meus avós usavam uma pra viajar pro interior de Minas (mais precisamente para Cataguases). Fui perguntar agora novamente e ela se lembra pouco, porque era criança (acha que foi no início ou metade dos anos 50). Mas contou que mais ou menos nessa época haviam limosines, que eles pegavam na rodoviária (creio que não seja a que existe atualmente), que faziam esta viagem, pegando passageiros como se fosse uma "lotação". E só depois disso apareceram os ônibus que faziam o mesmo trajeto, saindo do Rio. Mais do que isso ela não se lembra.

    Será que alguém saberia contar com mais detalhes a história desse serviço? Creio que já fossem carros com alguns bons anos de uso, como lembro também de já ter lido que alguns destes eram usados no serviço de táxi comum.

    ResponderExcluir
  3. Mais um achado, Guilherme!

    Essas limusines "Airport Service" eram feitas nos EUA serrando um sedã ao meio, acrescentando uma seção com mais duas portas, e, claro, reforçando o chassi e suspensão. Geralmente tinham um enorme bagageiro no teto. Curioso que tenham chegado ao Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Grande Guilherme!

    Somente fotos como essas do cotidiano das grandes cidades, para mostrar as verdadeiras jóias que transitavam pelas nossas ruas e estradas. Maravilha de registro.

    Maurício

    http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Interessante notar que já não desfilavam com os calhambeques, apesar da proximidade no tempo. Acho que nos centros urbanos ditos "nobres" já existiam um certo preconceito de status, quanto ao uso desses modelos mais antigos. Pois em fotos do mesmo período desta, feitas nas cidades do interior eram ainda abundantes.Curioso notar que eram todos importados, e o movimento automobilistico nos portos era muito intenso nessas épocas.Aquele Buik bicolor 41, 0km devia ser do balacobaco de bonito e confortável.de Juarez

    ResponderExcluir
  6. Linda foto.
    Esse Olds Sedanete (que eu imaginei ser verde e preto, não sei porque) é simplesmente maravilhoso.
    Andar com um carro desses na época, deveria ser o maximo dos maximos. Um luxo.
    E aquela Limousine, que parece ser um Cadillac 41, deveria ser uma raridade.
    Eu me lembro de alguns carros longos que serviam de lotação aqui em Sampa, já nos anos 50.
    Eram carros da linha Chrysler (De Sotto, Plymouth)47/48 e Cadillacs 50/51.
    Possuiam um banco rebativel entre os bancos dianteiro e traseiro, o que permitia o transporte de 9 passageiros.
    Faziam ponto na Pça. da Sé e eram muito uteis em domingos de jogos no Pacaembú.
    Mas não eram tão longos, como parece ser essa "limo" da foto.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  7. A MAIORIA DOS CARROS Q TRAFEGAM NA AV PRES VARGAS RJ/DF PELOS IDOS DE 54/55 QUASE TODOS PRETOS ERAM TAXIS Q VARIAVAM DE 1935 A 42/46 FORD E CHEVROLET EM SUA MAIORIA O RESTANTE ERA DE PASSEIO APESAR DE EXISTIREM POUCOS AUTOS NOVOS DISPONIVEIS Q SO VEIO ACONTECER COM A NACIONALIZAÇÃO AS JARDINEIRAS"WOOD" ERAM RARAS EM SUA GRANDE PARTE FAZIAM LOTAÇÕES OU ERAM CAROS DE TURISTAS AMERICANOS DAS EMBAIXADAS

    ResponderExcluir
  8. F250GT, não existe Plymouth alogando nos anos 46/48. O Plymouth P15 era o único carro da Chrysler que, de 46 a 48, não tinha carroceria nova, haja vista que o Dodge D24, DeSoto e Chrysler Windsor ganharam, em 1946, carrocerias grandes e maiores, já com os pára-lamas quase encorporados ás portas.

    Essas versões, sim, tinham carros limousines sete lugares - os mais comuns, eram os Dodges de sete lugares - há um no Brasil ano 1947, para restauração, de propriedade do grande colecionador José Adolfo Bastos, de São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo. Por acaso vc têm algum contato com o Sr. José Adolfo Bastos? Sabe se ainda está vivo e se continua com a coleção? Um amigo em comum nosso me pediu para tentar reencontrá-lo.
      Me chamo Fábio e meu telefone é (11)99155-7795.
      Grato.

      Excluir
  9. Esta fotografia é anterior a 1949, pois não aparece nenhum automóvel com estilo pontão, exceto o Studebaker, que deve ser 47-48. Vários carros são novos, modelos 46-48; evidentemente as gerações anteriores (de 20 a 35) já haviam sido substituidas, ainda mais no centro do Rio. Até 1950, a maioria dos autos era de tonalidade escura (preto, cinza, azul, bordô etc) devido à conservação mais fácil. Peruas com carroceria de madeira eram relativamente comuns, quer importadas, quer de confecção local; a técnica de construção estava a altura de qualquer carpinteiro/marceneiro habilidoso. Sedanet era um nome de fantasia, criado pela Buick para designar a carroceria "fastback" (traseira aerodinâmica) que no Brasil passou a ser usada para qualquer veículo deste tipo - como ocorreu com os termos roquete (V8 com válvulas no cabeçote) e hidramático (transmissão automática). AGB

    ResponderExcluir