segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Automóveis Tucker de São Paulo ...

A cultura antigomobilística é muito dinâmica.
A primeira foto mostra um anúncio singelo, publicado lá por 1948 em um complemento da "Ciência Ilustrada".

"TUCKER - Distribuidores exclusivos nos estados de S. Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul".

Bem que na época deve ter passado despercebido, ou, os mais atentos devem ter pensado "Que será essa história?" e logo depois esquecido...
Mais de 60 anos depois, esse pedaço de papel ganha valor histórico ao constatar-mos que os automóveis Tucker foram apenas um suspiro nas pretenções em ser uma grande indústria automobilística, tornando-se hoje um mito mundial.

Mais interessante ainda, sabendo que uma das 50 unidades produzidas veio para o Brasil e aqui ainda se encontra!
Segundo os registros da fábrica Tucker, a unidade brasileira foi vendida ao Sr. Jamie Gatamianis. Quem terá sido esse "Sr."? Será ele o "distribuidor exclusivo" desse sonho, que foi (é) o Tucker?

A segunda foto mostra o prédio da Rua 7 de Abril, número 252, localizado com a ajuda do Dario Faria. É o endereço apontado pela notinha da época.

Não deixem de relembrar esse post, mostrando o Tucker Torpedo 1035 ... passeando (ou em exposição) na praia de Copacabana, no Rio, em 1949. É de arrepiar.
guilhermedicin@hotmail.com

12 comentários:

  1. Vamos ver se descobrimos mais alguma coisa....

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  2. Fiquei impressionado com isto! Talvez nem os gringos conheçam... a propósito, aquele preto de Caçapava, onde está agora? Houve boatos de que teria retornado aos EUA, na ocasião do problema todo do museu...

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  3. Caro Prof. Chico: O Tucker Torpedo preto de sua referência, ainda se encontra em Caçapava, na área do Museu, em prédio lacrado.
    Estamos na iminência de conseguir o restauro dele e dos demais veículos que ali se encontram, para a reabertura do Museu.

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  4. Gui,
    Achou o Egidio ???
    Fala com ele, o cara é muito gente boa.
    Abraços,
    Badolato

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  5. Oi, Guinle. A revista Ciência Ilustrada trouxe mais (e maiores) anúncios do representante Tucker no Brasil. 'Tô mandando, 'tá? Abração. TL

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  6. Badolato, segui suas instruções, mas ainda não conversamos.

    Tio Lin, maravilhoso! Vem pro AVA mais a noite...

    Abraços,

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  7. Boa noite pessoal, certa vez, conversando com o Sr Og Pozzoli no Sambódromo, ele me disse que o Tucker que veio para o Brasil quem trouxe foi o próprio Sr Tucker que na época veio conversar com o Presidente Juscelino Kubitschek sobre a produção do carro aqui no Brasil. Segundo ele, o governo foi checar a "capivara" do Sr Tucker nos USA e como estavam sabotando o mesmo nos USA, sabotaram também suas informações para que o governo brasileiro não desse continuidade ao projeto para o Brasil; e foi o que aconteceu. O Sr Tucker morreu dentro do avião quando estava voltando para os USA e o carro acabou ficando por aqui e depois acabou indo parar nas mãos do Roberto Lee que junto com o OG Pozzoli e Eduardo Matarazzo foram os primeiros colecionadores de veículos antigos do Brasil. É o que eu sei sobre o Tucker. Quem tiver mais interesse sugiro ir atrás do Og Pozzoli que é uma pessoa muito gente boa e que tem milhares de histórias para contar sobre automóveis.

    Abraços,

    Lincoln

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  8. Lincoln, infelizmente, acredito que nunca teremos uma certeza sobre o tema. Esse seu relato é atrelado à lenda de que veio para o Brasil uma segunda unidade do Tucker, vindo juntamente com o Preston. Sobre essa segunda unidade, nada de concreto a não ser "lenda".

    Diz-se que o Preston queria produzir aqui o "Carioca". Não conheço nenhuma bibliografia que ateste isso, nem o batismo do nome. Nenhum modelo Tucker foi registrado no GEIA na época... E o Tucker também já sofria por câncer de pulmão e, atribui-se a vinda dele ao Brasil por esse motivo.

    Provavelmente, continuaremos na especulação.

    Grande abraço,

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  9. Mesmo com todas estas outras informações que você passou agora, acredito que a mais confiável é a do Og Pozzoli pois além de tudo ele acompanhou a história do carro indo para o Museu do Roberto Lee, ou seja, ele com certeza sabe de onde o carro veio. Sobre o tratamento de pulmão do Sr Tucker, o Og não comentou nada; mais um bom motivo para ir atrás dele e perguntar. Quando ele me contou esta história, eu somente ouvi pois não sabia nada sobre o Tucker do Brasil e então só me restava prestar atenção. Caso eu consiga novas informações ( com o Og ) eu imediatamente postarei aqui.

    Forte abraço a todos!

    Lincoln

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  10. A todos os interessados, o Mike, meu corresponde nos EUA sobre os Tucker pediu para eu inserir o seguinte comentário aqui, que segue:

    "Tenho acompanhado seu blog sobre o Tucker. A partir dos documentos que tenho que saber que o Tucker em Caçapava, # 1035, foi vendido para Jamie Gatamianis. Ele foi o Distribuidor Tucker no Brasil.

    Preston Tucker fez várias viagens ao Brasil em 1955 e 1956. Ele tinha esperanças de obter financiamento para construir outro carro. Ele voltou para os meses de várias EUA antes de morrer em um hospital em Ypsilanti Michigan em 26 de dezembro de 1956.

    o filho do Sr. Tucker, Preston Jr. trabalhou com seu pai. Ele foi questionado se seu pai tinha tomado um segundo Tucker com ele para o Brasil. Ele disse que nenhum segundo carro foi levado ao Brasil pela família Tucker. O carro que queriam construir no Brasil era completamente diferente, de modo não teria havido nenhuma razão para tomar uma. O governo do Brasil na época não pareceu apoiar os esforços de Tucker de construir um carro no Brasil.

    Os primeiros membros do Clube do Tucker não correspondia com o Sr. Lee e ele desde a história que coletamos até agora. Ao longo dos anos temos ouvido falar da família de Agop Toulekian. Disseram que ele comprou # 1035 de uma concessionária em São Paulo e possuiu por quase 20 anos. Ele vendeu para Orlando Bombarda, que vendeu pouco depois para Eduardo Matarazzo. Matarazzo virou-o de Roberto Lee.

    Nós não fomos capazes de encontrar a família de Jamie Gatamianis ou Bombarda Orlando para confirmar as informações. Gostaríamos também de ser muito interessado em descobrir o número de série do motor no Museu Eduardo Matarazzo. Ele está localizado na parte superior do bloco do motor direito, perto de onde o distribuidor vai dentro Talvez alguém ler o seu blog poderá conhecer as famílias dessas pessoas de viver perto do Museu e pode nos ajudar a resolver a história de Tucker # 1035.

    Atenciosamente,

    Tucker Fan 48"

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  11. Show de bola essas informações, venho acompanhando a trajetória do carro pela Classic Show e aqui está pelo menos 1 passo à frente da reportagem deles. Como muitos, fiquei anos e anos só tendo como notícias as fotos do carro empoeirado e (em princípio) apenas sem o motor. Não fazia idéia dele ter sido tão molestado e mal tratado ao longo dos anos. Sempre esperava que um sopro de bondade alheia pudesse ter livrado-o do mal. Como sempre os carros mais raros são aqueles que mais se deterioraram no Brasil.

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